FGV 2014

VIAGEM INTERIOR DE KEROUAC

Adaptações literárias representam um risco enorme e Walter Salles sabe bem disso. Seu longa de estreia, "A Grande Arte" (1992), não escapou do fiasco apesar de roteirizado pela mesmo Rubem Fonseca, que escreveu o livro. Na década seguinte, Salles foi ainda mais ousado, dessa vez com melhor resultado, ao adaptar para o sertão nordestino a prosa de lsmail Kadaré, cujo primoroso romance "Abril Despedaçado" se passava nas montanhas da Albânia. Em 2004, ele trabalhou com o roteirista porto­riquenho Jase Rivera em "Diários de Motocicleta': baseado nas notas de viagem de Che Guevara e nas memórias de Alberto Granado. 
A experiência bem-sucedida fez com que a parceria com Rivera fosse reeditada em mais um road movie, só que as semelhanças entre "Diários" e "Na Estrada': dois filmes sobre jovens amigos aventureiros, são menores do que parecem. Enquanto em um, suas vidas são mudadas para sempre pela paisagem humana da America Latina, no outro, as estradas norte-americanas servem apenas como rota de fuga e deslocamento, jamais como elemento transformador. É justamente este um dos aspectos que mais pode desagradar aos cultuadores da obra de Kerouac: ao condensar o livro, o roteiro deixou de lado boa parte dos momentos em que se bota a pé na estrada. 

Marcelo Janot, O Globo, 13/7 /2012. Adaptado. 

 

Considere as afirmações sobre os seguintes trechos do texto:

I. "Seu longa de estreia": encontra-se, em um dos vocábulos desse trecho, um exemplo de derivação imprópria, que é um dos processos de formação de palavras. 

II. "só que as semelhanças entre 'Diários' e 'Na Estrada"': a expressão sublinhada tem valor adversativo. 

III. "um dos aspectos que mais pode desagradar": o verbo "poder" dessa frase deveria estar no plural, de acordo com a norma culta.

 

Está correto apenas o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.