UNICENTRO 2014

Um dos objetos, ou problema de estudo da filosofia contemporânea, consiste na reflexão em torno dos conhecimentos de natureza científica. Aliás, a desestabilização de certas verdades consonantes a este domínio no final do século XIX, bem como no desenrolar do século XX, trouxe a exigência de que a filosofia da ciência fizesse uma revisão da concepção de ciência e de sua metodologia.

 

Com base nessa afirmação, relacione os pensadores que abordaram filosoficamente a ciência, na coluna superior, com suas contribuições teóricas no âmbito da filosofia da ciência, na coluna inferior.

 

(I) Gaston Bachelard (1884-1962)
(II) Rudolf Carnap (1891-1970)
(III) Karl Popper (1902-1994)
(IV) Paul Feyerabend (1924-1994)
(V) Thomas Kuhn (1922-1996)

 

(A) Afirma que um cientista deve ter como preocupação a refutação de sua teoria através da experiência empírica. A existência de refutações de caráter empírico é o que faz com que uma teoria se corrobore. Além disso, rejeitou a metafísica, e foi um crítico do marxismo e da psicanálise dizendo que eram pseudociências.

(B) Critica a racionalidade científica e recusa a ideia de que existeum método científico comprovado. A ciência, em sua visão, sempre recorreu a argumentos especiais para fazer valer suas intuições pouco fundadas e é justamente isto que demonstra, através da beleza de suas invenções e do progresso científico, a sua história real.

(C) Defende com o grupo de estudiosos do Círculo de Viena que o saber científico deve estar esvaziado de conceitos insignificantes, bem como dos falsos problemas metafísicos, submetendose ao critério da verificabilidade. Por esta via, os critérios de verdade de uma teoria só podem ser explicados empiricamente e não comportando o a priori.

(D) Define a ciência como uma herança cultural que progride, representada pela ideia de paradigma e que, no processo de formação e transformação das teorias científicas, proporciona à comunidade científica, o acesso a modelos, dos quais surgem as tradições coerentes e específicas da pesquisa científica.

(E) Sustenta a ideia de descontinuidade em ciência, em que esta só existe a partir do momento em que vira as costas para tudo o que conhecia e compreendia antes. Há conhecimento científico quando os mitos e os rumores, as opiniões e as crenças são destruídas e descartadas. Trata-se da ruptura epistemológica.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Escolha uma das alternativas.