Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Cinemática Vetorial

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Cinemática Vetorial dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. CEFET-SC 2010
    (Adaptada) Toda vez que o vetor velocidade sofre alguma variação, significa que existe uma aceleração atuando. Existem a aceleração tangencial ou linear e a aceleração centrípeta. Assinale a alternativa correta que caracteriza cada uma dessas duas acelerações.
  2. 2. PUC-MG 2009
    Um arqueiro atira uma flecha, que percorre uma trajetória parabólica vertical até atingir o alvo. O que acontece no ponto mais alto da trajetória da flecha?
  3. 3. PUC-RJ 2015
    Uma bola é lançada com velocidade horizontal de 2,5 m/s do alto de um edifício e alcança o solo a 5,0 m da base do mesmo.   Despreze efeitos de resistência do ar e indique, em metros, a altura do edifício. Considere: g = 10 m/s2
  4. 4. UFPB 2006
    Um cidadão está à procura de uma festa. Ele parte de uma praça, com a informação de que o endereço procurado estaria situado a 2 km ao norte. Após chegar ao referido IocaI, ele recebe nova informação de que deveria se deslocar 4 km para o leste. Não encontrando ainda o endereço, o cidadão pede informação a outra pessoa, que diz estar a festa acontecendo a 5 km ao suI daquele ponto. Seguindo essa dica, ele finalmente chega ao evento. Na situação descrita, o módulo do vetor deslocamento do cidadão, da praça até o destino final, é:
  5. 5. MACKENZIE 2012
    Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o módulo da velocidade vetorial média do avião, nesse tempo, foi de
  6. 6. Espcex (Aman) 2011
    Um bote de assalto deve atravessar um rio de largura igual a 800m, numa trajetória perpendicular à sua margem, num intervan de tempo de 1 minuto e 40 segundos, com velocidade constante. Considerando o bote como uma partícula, desprezando a resistência do ar e sendo constante e igual a 6 m/s a velocidade da correnteza do rio em relação à sua margem, o módulo da velocidade do bote em relação à água do rio deverá ser de:
  7. 7. PUC-MG 2006
    Você e um amigo resolvem ir ao último andar de um edifício. Vocês partem juntos do primeiro andar. Entretanto, você vai pelas escadas e seu amigo, pelo elevador. Depois de se encontrarem na porta do elevador, descem juntos pelo elevador até o primeiro andar. É CORRETO afirmar que:
  8. 8. UESC 2011
    Considere um móvel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0m em 10,0s. Adotando-se como sendo 1,4 e igual a 3, é correto afirmar:
  9. 9. UECE 2010
    Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um Iago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação a água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação a margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
  10. 10. UFSC 2013
    Dois pontos A e B situam-se respectivamente a 10 cm e 20 cm do eixo de rotação da roda de um automóvel em movimento uniforme. É possível afirmar que:
  11. 11. Espcex (Aman) 2016
    Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo α e atinge a altura máxima de 8,45 m.   Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:   Dados: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2 despreze a resistência do ar
  12. 12. ENEM 2017
    Um longo trecho retilíneo de um rio tem um afluente perpendicular em sua margem esquerda, conforme mostra a figura. Observando de cima, um barco trafega com velocidade constante pelo afluente para entrar no rio. Sabe-se que a velocidade da correnteza desse rio varia uniformemente, sendo muito pequena junto à margem e máxima no meio. O barco entra no rio e é arrastado lateralmente pela correnteza, mas o navegador procura mantê-lo sempre na direção perpendicular à correnteza do rio e o motor acionado com a mesma potência. Pelas condições descritas, a trajetória que representa o movimento seguido pelo barco é:
  13. 13. FATEC 2003
    Num certo instante, estão representadas a aceleração e a velocidade vetoriais de uma partícula. Os módulos dessas grandezas estão também indicados na figura. Dados sen 60° = 0,87 cos 60° = 0,50 No Instante considerado, o modulo da aceleraçao escalar, em m/s , e o raio de curvatura, em metros, são, respectivamente,
  14. 14. PUC-RJ 2001
    O trem rápido francês, conhecido como TGV (Train à Grande Vitesse), viaja de Paris para o Sul com uma velocidade média de cruzeiro v = 216 km/h. A aceleração experimentada pelos passageiros, por razões de conforto e segurança, está limitada a 0,05g, onde g = 10 m/s2 é a aceleração da gravidade.   Considerando essa limitação, qual o menor raio que uma curva pode ter nessa ferrovia?
  15. 15. UNIFESP 2002
    Três corpos estão em repouso em relação ao solo, situados em três cidades: Macapá, localizada na linha do Equador, São Paulo, no trópico de Capricórnio, e Selekhard, na Rússia, localizada no círculo Polar Ártico. Pode-se afirmar que esses três corpos giram em torno do eixo da Terra descrevendo movimentos circulares uniformes, com
  16. 16. ENEM - 3 APLICACAO 2014
    Dois satélites artificiais, S1 e S2, de massas M e 2M, respectivamente, estão em órbita ao redor da Terra e sujeitos ao seu campo gravitacional. Quando o satélite S1 passa por um determinado ponto do espaço, sua aceleração é de 7,0 m/s2. Qual será a aceleração do satélite S2, quando ele passar pelo mesmo ponto?
  17. 17. CEFET-CE 2004
    Uma partícula desloca-se sobre a trajetória formada pelas setas que possuem o mesmo comprimento L. A razão entre a velocidade escalar média e a velocidade vetorial média é:
  18. 18. UFRGS 2011
    Um satélite geoestacionário está em órbita circular com raio de aproximadamente 42.000 km em relação ao centro da Terra. (Considere o período de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo igual a 24h.) Sobre esta situação, são feitas as seguintes afirmações. I - O período de revolução do satélite é de 24h. II - O trabalho realizado pela Terra sobre o satélite é nulo. III - O módulo da velocidade do satélite é constante e vale 3.500π km/h. Quais estão corretas?
  19. 19. UFJF 2006
    Um homem parado numa escada rolante leva 10 s para descê-Ia em sua totalidade. O mesmo homem leva 15 s para subir toda a escada rolante de volta, caminhando contra o movimento dela. Quanto tempo o homem levará para descer a mesma escada rolante, caminhando com a mesma velocidade com que subiu?
  20. 20. FUVEST 2002
    Satélites utilizados para telecomunicações são colocados em órbitas geoestacionárias ao redor da Terra, ou seja, de tal forma que permaneçam sempre acima de um mesmo ponto da superfície da Terra. Considere algumas condições que poderiam corresponder a esses satélites: I - ter o mesmo período, de cerca de 24 horas II - ter aproximadamente a mesma massa III - estar aproximadamente à mesma altitude IV - manter-se num plano que contenha o círculo do equador terrestre O conjunto de todas as condições, que satélites em órbita geoestacionária devem necessariamente obedecer, corresponde a
  21. 21. ENEM 2009
    O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009.   Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s²), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente,  
  22. 22. FUVEST 1999
    Um caminhão, com massa total de 10.000 kg, está percorrendo uma curva circular plana e horizontal a 72km/h (ou seja, 20m/s) quando encontra uma mancha de óleo na pista e perde completamente a aderência. O caminhão encosta então no muro lateral que acompanha a curva e que o mantém em trajetória circular de raio igual a 90m. O coeficiente de atrito entre o caminhão e o muro vale 0,3. Podemos afirmar que, ao encostar no muro, o caminhão começa a perder velocidade à razão de, aproximadamente,
  23. 23. FUVEST 2014
    Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70 kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10 m/s. Ao saltar, o atleta usa seus músculos para empurrar o chão  na direção vertical, produzindo uma energia de 500 J, sendo  70% desse valor na forma de energia cinética. Imediatamente após se separar do chão, o módulo da velocidade do atleta é mais próximo de
  24. 24. PUC-MG 2010
    “Nada como um dia após o outro.”Certamente esse dito popular está relacionado de alguma forma com a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo, realizando uma rotação completa a cada 24 horas. Pode-se então dizer que cada hora corresponde a uma rotação de:   
  25. 25. UP 2015
    O goleiro Neuer cobrou um tiro de meta chutando a bola num ângulo que permitia atingir a distância máxima, que neste caso foi de 80,0 m. A bola executou uma trajetória parabólica e levou 4,00 s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10,0 m/s2, determine a altura máxima atingida pela bola.  
  26. 26. FASEH 2015
    Após um longo dia de estudos, uma estudante resolveu se distrair jogando Angry Birds. Nesse jogo, pássaros são lançados por meio de um estilingue (elástico) em direção a obstáculos a fim de destruí-los. Durante o jogo, a estudante se lembrou que acabara de estudar lançamento oblíquo e conseguiu relacionar o jogo a essa matéria. Após fazer essa relação, é CORRETO afirmar que a estudante concluiu que:
  27. 27. UNIMONTES 2015
    O motor de um automóvel opera entre 1000 RPM e 7000 RPM. Quando o motor opera a 3000 RPM, o período, em segundos, é Dado: RPM = rotações por minuto.
  28. 28. PUC-MG 2012
    Um avião voa a 100m/s em relação ao solo, horizontalmente, a certa altura. Em dado momento, o avião solta um pacote, que atinge o solo em 30 segundos. A componente horizontal da velocidade do pacote, relativamente ao solo, desconsiderando-se a resistência do ar, é em m/s igual a:
  29. 29. FCMS-JF 2011
    Considere que um carro se desloca em linha reta com velocidade constante e, em dado instante, o motorista aciona os freios e o carro se desloca por uma distância, d, até parar. Ao longo do percurso em que o carro se move com os freios acionados, os vetores velocidade e aceleração apresentam, respectivamente,
  30. 30. UFAC 2008
    Uma partícula descreve uma circunferência horizontal com velocidade constante em módulo. O raio da circunferência é de 15 cm e a partícula completa uma volta a cada 10s. O módulo da aceleração centrípeta é de:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login