Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Comportamento de Gases Ideais

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Comportamento de Gases Ideais dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFRGS 2011
    Um balão meteorológico fechado tem volume de 50,0 m3 ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é de 1,0x105 Pa e a temperatura é de 27°C. Quando o balão atinge a altitude de 25 km na atmosfera terrestre, a pressão e a temperatura assumem, respectivamente, os valores de 5,0 x 103 Pa e - 63°C. Considerando-se que o gás contido no balão se comporta como um gas ideal, o volume do balão nessa altitude é de:  
  2. 2. ENEM 2015
    Uma pessoa abre uma geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual. A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a)
  3. 3. Espcex (Aman) 2013
    Em um laboratório, um estudante realiza alguns experimentos com um gas perfeito. Inicialmente o gas está a uma temperatura de 27°C; em seguida, ele sofre uma expansão isobárica que torna o seu volume cinco vezes maior. Imediatamente após, o gás sofre uma transformação isocórica e sua pressão cai a um sexto do seu valor inicial. O valor fInaI da temperatura do gás passa a ser de:
  4. 4. UFRGS 2010
    Considere as afirmações a seguir, sobre gases ideais. I. A constante R presente na equação de estado de gases pV = nRT tem o mesmo valor para todos os gases ideais. II. Volumes iguais de gases ideais diferentes, à mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas. III. A energia cinética média das moléculas de um gas ideal e diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás. Quais estão corretas?
  5. 5. IFSP 2011
    No alto de uma montanha a 8°C, um cilindro munido de um êmbolo móvel de peso desprezível possui 1 litro de ar no seu interior. Ao Ievá-Io ao pé da montanha, cuja pressão é de 1 atmosfera, o volume do cilindro se reduz a 900 cm3 e sua temperatura se eleva em 6°C. A pressão no alto da montanha é aproximadamente, em atm, de:
  6. 6. UFPR 2014
    Considere que num recipiente cilíndrico com êmbolo móvel existem 2 moIs de moléculas de um gás A à temperatura inicial de 200 K. Este gás é aquecido até a temperatura de 400 K numa transformação isobárica. Durante este aquecimento ocorre uma reação química e cada molécula do gás A se transforma em duas moléculas de um gás B. Com base nesses dados e nos conceitos de termodinâmica, é correto afirmar que o volume fInal do recipiente na temperatura de 400 K é:
  7. 7. UFPE 2005
    Uma panela de pressão com volume interno de 3,0 litros e contendo 1,0 litro de água é levada ao fogo. No equilíbrio térmico, a quantidade de vapor de água que preenche o espaço restante é de 0,2 mol. A válvula de segurança da panela vem ajustada para que a pressão interna não ultrapasse 4,1 atm. Considerando o vapor de água como um gás ideal e desprezando o pequeno volume de água que se transformou em vapor, calcule a temperatura. em 102 K, atingida dentro da panela.
  8. 8. Espcex (Aman) 2012
    Para um gas ideal ou perfeito temos que:
  9. 9. UFSM 2011
    A respeito dos gases que se encontram em condições nas quais seu comportamento pode ser considerado ideal, afirma-se que: I. a grandeza que é chamada de temperatura é proporcional à energia cinética média das moléculas. II. a grandeza que é chamada de pressão é a energia que as moléculas do gás transferem as paredes do recipiente que contém esse gás. III. a energia interna do gás é igual a soma das energias cinéticas das moléculas desse gás. Está(ão) correta(s):
  10. 10. ENEM 2014
    Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Δh, como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimo - lares de dois diferentes gases, denominados M e V. A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar
  11. 11. ESC. NAVAL 2013
    Conforme mostra a figura abaixo, dois recipientes, A e B, termicamente isolados, de volumes iguais, estão ligados por um tubo delgado que pode conduzir gases, mas não transfere calor. Inicialmente, os recipientes são ocupados por uma amostra de um certo gás ideal na temperatura T0 e na pressão P0.Considere que a temperatura no recipiente A é triplicada, enquanto a do recipiente B se mantém constante. A razão entre a pressão final nos dois recipientes e a pressão inicial, P/P0, é:
  12. 12. PUCRS 2005
    A temperatura de um gás é diretamente proporcional a energia cinética das suas partículas. Portanto, dois gases A e B, na mesma temperatura, cujas partículas tenham massas na proporção de mA/mB=4/1 , terão as energias cinéticas médias das suas partículas na proporção ECA/ECB igual a:
  13. 13. UNESP 2010
    As pontes de hidrogênio entre moléculas de água são mais fracas que a ligação covalente entre o átomo de oxigênio e os átomos de hidrogênio. No entanto, o número de ligações de hidrogênio é tão grande (bilhões de moléculas em uma única gota de água) que estas exercem grande influência sobre as propriedades da água, como, por exemplo, os altos valores do calor específico, do calor de vaporização e de solidificação da água. Os altos valores do calor específico e do calor de vaporização da água são fundamentais no processo de regulação de temperatura do corpo humano. O corpo humano dissipa energia, sob atividade normal por meio do metabolismo, equivalente a uma lâmpada de 100 W. Se em uma pessoa de massa 60 kg todos os mecanismos de regulação de temperatura parassem de funcionar, haveria um aumento de temperatura de seu corpo. Supondo que todo o corpo é feito de água, em quanto tempo, aproximadamente, essa pessoa teria a temperatura de seu corpo elevada em 5 ºC? Dado: calor específico da água ≅ 4,2 × 103 J/kg·ºC.
  14. 14. FUVEST 2017
    No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora. A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente, Note e adote: Calor específico da água: 1 cal/(gºC) 1 cal = 4 J Temperatura de congelamento da água: 0ºC Temperatura de ebulição da água: 100ºC Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura.
  15. 15. UPE 2013
    Construiu-se um termômetro X, com ponto de fusão do gelo 0º X e ponto de ebulição da água 20º X. Qual leitura se teria para a temperatura de 300 K?
  16. 16. FUVEST 1998
    Num forno de microondas é colocado um vasilhame contendo 3 kg d’água a 10°C. Após manter o forno ligado por 14min, se verifica que a água atinge a temperatura de 50°C. O forno é então desligado e dentro do vasilhame d’água é colocado um corpo de massa 1kg e calor específico c=0,2cal/(g°C), à temperatura inicial de 0°C. Despreze o calor necessário para aquecer o vasilhame e considere que a potência fornecida pelo forno é continuamente absorvida pelos corpos dentro dele. O tempo a mais que será necessário manter o forno ligado, na mesma potência, para que a temperatura de equilíbrio final do conjunto retorne a 50°C é:
  17. 17. UNAMA 2007
    SÃO PAULO - Astrônomos da França, Suíça e Portugal anunciaram nesta terça-feira,24, que localizaram o planeta extra-solar mais parecido com a Terra observado até hoje, e que tem possibilidade de abrigar vida.   Com cinco vezes a massa da Terra, este é o menor planeta já encontrado - tem raio 50% maior que o terrestre -, é provavelmente rochoso ou coberto de oceanos e se localiza na chamada zona habitável, isto é, fica a uma distância de sua estrela que faz com que ele não seja nem frio nem quente demais.   Os cientistas acreditam que sua temperatura deve variar entre 0 °C e 40 °C, o que torna provável que ele tenha água líquida na superfície, componente fundamental para a existência de vida.   Considere as proposições:   I. A variação da temperatura verificada no planeta (diferença entre a mínima e a máxima), em FAHRENHEIT, é 72 °F. II. Na superfície desse planeta, a massa de um possível futuro explorador seria maior que sua massa na Terra. III. A energia potencial gravitacional de um corpo mantido a 2 m do solo nesse planeta, teria o mesmo valor dessa energia, para o mesmo corpo mantido a mesma altura na Terra.   O correto está somente em:
  18. 18. FUVEST 2000
    Em um copo grande, termicamente isolado, contendo água à temperatura ambiente (25ºC), são colocados 2 cubos de gelo a 0ºC. A temperatura da água passa a ser, aproximadamente, de 1ºC. Nas mesmas condições se, em vez de 2, fossem colocados 4 cubos de gelo iguais aos anteriores, ao ser atingido o equilíbrio, haveria no copo
  19. 19. FUVEST 2003
    Dois recipientes iguais, A e B, contêm, respectivamente, 2,0 litros e 1,0 litro de água à temperatura de 20 °C. Utilizando um aquecedor elétrico, de potência constante, e mantendo-o ligado durante 80 s, aquece-se a água do recipiente A até a temperatura de 60°C. A seguir, transfere-se 1,0 litro de água de A para B, que passa a conter 2,0 litros de água à temperatura T.   Essa mesma situação final, para o recipiente B, poderia ser alcançada colocando-se 2,0 litros de água a 20 °C em B e, a seguir, ligando-se o mesmo aquecedor elétrico em B, mantendo-o ligado durante um tempo aproximado de
  20. 20. ENEM - 3 APLICACAO 2014
    As máquinas térmicas foram aprimoradas durante a primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII. O trabalho do engenheiro francês Nicolas Léonard Sadi Carnot, que notou a relação entre a eficiência da máquina a vapor e a diferença de temperatura entre o vapor e o ambiente externo, foi fundamental para esse  aprimoramento. A solução desenvolvida por Carnot para aumentar a eficiência da máquina a vapor foi
  21. 21. ENEM 2018
    Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo. Essa dificuldade ocorre porque o(a)
  22. 22. UNIFENAS 2017
    Analise as assertivas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso. A temperatura do ar é medida com um termômetro de mercúrio, pois este é líquido à temperatura ambiente, que usa o princípio da dilatação térmica. Quando a temperatura aumenta, o mercúrio se expande e sobe no tubo do termômetro.   A escala Celsius é usada na maioria do países. Nessa escala, a água congela a 0º e ferve a 100º, estando ao nível do mar. Na escala Fahrenheit, adotada, por exemplo, nos Estados Unidos, 32º é o ponto em que a água congela e 212º a medida em que ferve, sob pressão de 1 atm. Para converter os graus da escala Fahrenheit em Celsius, subtraia deles 32 e divida o resultado por 1,8. Para fazer a operação inversa (Celsius para Fahrenheit), multiplique por 1,8 e some 32 ao resultado. A única escala de temperatura que não tem valores negativos é a Kelvin. 
  23. 23. FUVEST 2002
    Usando todo o calor produzido pela combustão direta de gasolina, é possível, com 1,0 litro de tal produto, aquecer 200 litros de água de 10ºC a 45ºC. Esse mesmo aquecimento pode ser obtido por um gerador de eletricidade, que consome 1,0 litro de gasolina por hora e fornece 110 V a um resistor de 11 Ω , imerso na água, durante um certo intervalo de tempo. Todo o calor liberado pelo resistor é transferido à água.   Nessas condições, o aquecimento da água obtido através do gerador, quando comparado ao obtido diretamente a partir da combustão, consome uma quantidade de gasolina, aproximadamente,
  24. 24. FUVEST 2002
    Em um processo industrial, duas esferas de cobre maciças, A e B, com raios RA = 16 cm e RB = 8 cm, inicialmente à temperatura de 20ºC, permaneceram em um forno muito quente durante períodos diferentes. Constatou-se que a esfera A, ao ser retirada, havia atingido a temperatura de 100ºC . Tendo ambas recebido a mesma quantidade de calor, a esfera B, ao ser retirada do forno, tinha temperatura aproximada de
  25. 25. FUVEST 2012
    Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior da geladeira. Após a abertura da porta, a temperatura da sala
  26. 26. FCMMG 2007
    Considere um experimento em que magnésio metálico reage com uma solução de ácido clorídrico, formando MgCl2(aq) e 20,0 mL de H2(g), medidos a 0,500 atm e 27 ºC.   Em relação a esse experimento, a afirmativa CORRETA é:
  27. 27. FCMMG 2006
    A reação de hidrogenação do butadieno pode ser representada por:   C4H6(g) + 2H2(g) → C4H10(g)   Em um recipiente fechado, foram colocados para reagir 27,0 g do hidrocarboneto e 20,0 L de hidrogênio, medido nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Nessas condições, 1 mol de gás, que contém 6,0 x 1023 moléculas, ocupa o volume de 22,4 L. Considerando-se essas informações, todas as alternativas abaixo indicam a quantidade de butano obtida nas CNTP, EXCETO:
  28. 28. FCMMG 2006
    Um cilindro contém uma mistura dos gases metano e propano, ou apenas um desses gases. Com a finalidade de determinar-se a composição do material gasoso contido no cilindro, uma amostra de 10 mL desse material foi submetida a combustão completa, consumindo 44 mL de oxigênio. Ambos os volumes foram medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão. A alternativa que apresenta a composição, em porcentagem (v/v), do gás contido no cilindro é:
  29. 29. MACKENZIE 2014
    Considere a reação representada pela equação química que não se encontra balanceada. Ao ser decomposto 1,7∙105 g de gás amônia, em um processo cujo rendimento global seja de 100%, é correto afirmar que o volume total dos gases produzidos nas CNTP é de   Dados: massas molares (g∙mol-1) H = 1 e N = 14, volume molar nas CNTP (L∙mol-1) = 22,4.
  30. 30. MACKENZIE 2014
    Vazamento de gás provocou chuva ácida em Cubatão, diz Cetesb   A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou emissão de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera em Cubatão, após vazamento de uma fábrica de fertilizantes no Polo Industrial. Segundo o órgão, com isso e com a umidade existente, devido às fortes chuvas, além de outros compostos na atmosfera, é possível uma formação de vapor d’agua e gotículas de ácido sulfúrico ou sulfuroso, conhecida popularmente como chuva ácida. Em nota, a Cetesb informa que tal situação só aconteceu no período em que houve corrente dos gases na atmosfera. http://www.atribuna.com.br/cidades/cubat%C3%A3o/vazamento-de-g%C3%A1sprovocou-chuva-%C3%A1cida-em-cubat%C3%A3o-diz-cetesb-1.426246     Supondo-se que o volume de dióxido de enxofre, descarregado na atmosfera, tenha sido de 1120 L, nas CNTP, a massa de ácido sulfuroso que foi produzida, por meio da reação representada pela equação SO2 + H2O → H2SO3, considerando o rendimento do processo igual a 60%, é   Dado: massa molar (g.mol-1) H = 1, O = 16 e S = 32.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login