Exercícios de Eletrodinâmica - Complementos e Capacitores

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  1. 1. Stoodi
    Considere a ponte de Wheatstone, esquematizada abaixo, em equilíbrio. Qual é o valor da resistência elétrica R?
  2. 2. Stoodi
    Qual deve ser o valor do resistor R1 de forma que o galvanômetro do circuito abaixo não meça corrente?
  3. 3. Espcex (Aman) 2013
    A pilha de uma lanterna possui uma força eletromotriz de 1,5V e resistência interna de 0,05. O valor da tensão elétrica nos polos dessa pilha quando ela fornece uma corrente elétrica de 1,0 A a um resistor ôhmico é de:
  4. 4. Stoodi
    O circuito elétrico representado abaixo é constituído por três capacitores e está submetido a uma tensão elétrica de 100V. Qual a carga armazenada no capacitor C2?    
  5. 5. Stoodi
    Qual é a capacitância equivalente da associação de capacitores mostrada abaixo, em μF?
  6. 6. Stoodi
    Considere o circuito representado abaixo: Sabendo que a corrente elétrica que passa pelo galvanômetro é nula, qual o valor da resistência R e a corrente total do circuito?
  7. 7. ENEM 2016
    Um cosmonauta russo estava a bordo da estação espacial MIR quando um de seus rádios de comunicação quebrou. Ele constatou que dois capacitores do rádio de  3 μF e 7 μ F ligados em série estavam queimados. Em função da disponibilidade, foi preciso substituir os capacitores defeituosos por um único capacitor que cumpria a mesma função. Qual foi a capacitância, medida em  do capacitor utilizado pelo cosmonauta?
  8. 8. G1 - UFTPR 2010
    Um automóvel tem entre seus componentes uma bateria e um alternador. Sobre esses componentes considere as seguintes afirmacões: I) a bateria é um gerador eletromecânico. II) o alternador tem a função de recarregar eletricamente a bateria. III) o alternador é um gerador eletromecânico. IV) a bateria, entre outras funções, fornece corrente elétrica para acender os faróis do carro. É correto o que se afirma apenas em:
  9. 9. CESGRANRIO 1992
    No esquema a seguir, todos os resistores são idênticos e valem 30,0 U, e a força eletromotriz do gerador ideal é 36,0 V. A diferença de potencial a que os resistores R1, R2 e R3 estão submetidos, são, respectivamente em V:
  10. 10. PUCCAMP 2010
    Hoje, ninguém consegue imaginar uma residência sem eletrodomésticos (aparelho de TV, aparelho de som, geladeira, máquina de lavar roupa, maquina de lavar louça, etc). Uma enceradeira possui força contra-eletromotriz de 100 V. Quando ligada a uma tomada de 120 V ela dissipa uma potência total de 40 W. Nestas condições, a resistência interna da enceradeira, em ohms, vale:
  11. 11. EPCAR (AFA) 2012
    Um estudante dispõe de 40 pilhas, sendo que cada uma delas possui fem igual a 1,5V e resistência interna de 0,25. Elas serão associadas e, posteriormente, ligadas num resistor de imersão de resistência elétrica igual a 2,5. Desejando-se elevar a temperatura em 10°C de 1000g de um líquido cujo calor específico é igual a 4,5 J/g °C no menor tempo possível, este estudante montou uma associação utilizando todas as pilhas. Sendo assim, o tempo de aquecimento do líquido, em minutos, foi, aproximadamente, igual a:
  12. 12. UFPEL 2008
    Com base em seus conhecimentos sobre Eletricidade, assinale a alternativa correta.
  13. 13. UFMG 2009
    Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria s; e um interruptor S: Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica I. Com base nessas informações, é correto afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:
  14. 14. MACKENZIE 2009
    Cluando as lâmpadas L1, L2 e L3 estão ligadas ao gerador de f.e.m., conforme mostra a figura ao lado, dissipam, respectivamente, as potências 1,00 W, 2,00 W e 2,00 W, por efeito Joule. Nessas condições, se o amperímetro A, considerado ideal, indica a medida 500 mA, a força eletromotriz do gerador é de
  15. 15. ENEM 2013
    Medir temperatura é fundamental em muitas aplicações, e apresentar a leitura em mostradores digitais é bastante prático. O seu funcionamento é baseado na correspondência entre valores de temperatura e de diferença de potencial elétrico. Por exemplo, podemos usar o circuito elétrico apresentado, no qual o elemento sensor de temperatura ocupa um dos braços do circuito (Rs) e a dependência da resistência com a temperatura é conhecida. Para um valor de temperatura em que RS = 100 Ω, a leitura apresentada pelo voltímetro será de
  16. 16. ITA 2013
    Considere o circuito elétrico mostrado na figura formado por quatro resistores de mesma resistência, R= 10 e dois geradores ideais cujas respectivas forças eIetromotrizes são. Pode-se afirmar que as correntes i1, i2, i3 e i4 nos trechos indicados na figura, em ampéres, são respectivamente de:
  17. 17. IME 2013
    No circuito apresentado na figura acima, a chave S é fechada e a corrente fornecida pela bateria é 20 A. Para que o fusível F, de 1,5 A. não abra durante o funcionamento do circuito, o valor da resistência variável R, em ohms, é: Consideração: O capacitor está descarregado antes do fechamento da chave S.
  18. 18. UEL 2011
    Um circuito de malha dupla é apresentado na fgura a seguir. Sabendo-se que R1 = 10, R2 = 15, = 12V e = 10V , o valor da corrente i é:
  19. 19. UFAM 2015
    A rigidez dielétrica corresponde ao maior valor de intensidade do campo elétrico aplicado a um isolante, sem que ele se torne um condutor e varia de um material isolante para outro. No caso do ar, a rigidez dielétrica depende de diversos fatores, dentre eles a pressão, a temperatura, a taxa de crescimento da tensão, a umidade relativa do ar, etc., mas seu valor típico é de aproximadamente 30kV/cm. Assim, quando a intensidade do campo elétrico no ar ultrapassar esse valor, ele deixa de ser isolante e torna-se condutor. Sabe-se que durante a formação de uma tempestade ocorre separação de cargas elétricas, ficando as nuvens mais baixas eletrizadas negativamente, enquanto as nuvens mais altas se eletrizam positivamente. À medida que a quantidade de cargas elétricas nas nuvens aumenta, a intensidade destes campos vai aumentando, podendo ultrapassar o valor de quebra da rigidez dielétrica do ar. Quando isso acontece, o ar torna-se condutor e uma enorme centelha elétrica (relâmpago) irá saltar de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra. No entanto, estudos recentes indicam que a intensidade do campo elétrico dentro das nuvens de tempestade atinge valores máximos entre 1 e 4kV/cm, inferiores, portanto, àquele para a quebra da rigidez dielétrica do ar na altura das nuvens, indicando que outros processos atuam na formação de um relâmpago. Considere a situação em que duas nuvens, eletrizadas com cargas iguais e de sinais opostos, estão separadas por 200m. De maneira simplificada, podemos modelar esta situação considerando as duas nuvens como constituindo um capacitor plano de capacitância 0,1nF. Deste modo, podemos afirmar que, no momento em que a intensidade do campo elétrico entre as nuvens atinge o valor de 4kV/cm, a diferença de potencial entre as nuvens e a quantidade de carga em cada nuvem vale, respectivamente:
  20. 20. UFAL 2010
    Um capacitor de 2pF está ligado em série com outro capacitor de 1pF. O conjunto está ligado em paralelo com um capacitor de 3pF.   A capacitância equivalente do conjunto vale
  21. 21. FCMS-JF 2011
    O vendedor de um motor elétrico de corrente contínua informa que a resistência interna desse motor é 1,0 W e que o mesmo consome 30,0 W, quando ligado à d.d.p. de 6,0 V. A força contra-eletromotriz (f.c.e.m.) do motor que ele está vendendo é:
  22. 22. PUC-GO 2015
    Considere uma associação de três capacitores de capacitâncias C1 = 60 µF, C2 = 30 µF e C3 = 20 µF ligados em série a uma fonte de tensão de 12 V. Considere que o circuito está estabilizado e os capacitores estão completamente carregados para avaliar os itens apresentados a seguir.   Dado: 1 µF = 10-6 F   I- A capacitância equivalente dessa associação de capacitores em série é de 110 µF.   II- A carga no capacitor de capacitância C1 é de 120 µC.   III- A diferença de potencial no capacitor de capacitância C2 é de 4 V.   IV- A diferença de potencial no capacitor de capacitância C3 é de 12 V.     Analise as alternativas e assinale a única cujos itens estão todos corretos:
  23. 23. UEM 2007
    Considere dois condensadores planos com placas retangulares. Se as placas fossem mantidas paralelas uma a outra e, a seguir, afastadas por uma distância ∆x, a capacitância
  24. 24. MACKENZIE 2007
    Duas pequenas esferas metálicas idênticas, A e B, de capacitâncias iguais a 5,0 . 10–1pF cada uma, estão eletrizadas com cargas de mesmo sinal. Quando a diferença de potencial elétrico entre elas é VA– VB  = 10V, a diferença  QA– QB, entre suas cargas elétricas é
  25. 25. ITA 2002
    Um capacitor de capacitância igual a 0,2510-6 F é carregado até um potencial de 1,00 105V, sendo então descarregado até 0,40 105V num intervalo de tempo de 0,10 s, enquanto transfere energia para um equipamento de raios-X. A carga total, Q, e a energia, ε, fornecidas ao tubo de raios-X, são melhor representadas respectivamente por
  26. 26. ITA 2002
    Numa prática de laboratório, um estudante conectou uma bateria a uma resistência, obtendo uma corrente i1 . Ligando em série mais uma bateria, idêntica à primeira, a corrente passa ao valor i2 . Finalmente, ele liga as mesmas baterias em paralelo e a corrente que passa pelo dispositivo torna-se i3. Qual das alternativas abaixo expressa uma relação existente entre as correntes i1, i2 e i3?
  27. 27. ITA 2002
    Um dispositivo desloca, com velocidade constante, uma carga de 1,5C por um percurso de 20,0cm através de um campo elétrico uniforme de intensidade 2,010³ N/C . A força eletromotriz do dispositivo é
  28. 28. UNIPAM 2010
    Uma “ferramenta matemática” bastante útil na resolução de circuitos elétricos são as Leis das Malhas e dos Nós, de Kirchhoff. Essas leis estão relacionadas a dois princípios físicos fundamentais. Marque abaixo a alternativa na qual estão indicados esses princípios.
  29. 29. ENEM PPL 2010
    Atualmente, existem inúmeras opções de celulares com telas sensíveis ao toque (touchscreen). Para decidir qual escolher, é bom conhecer as diferenças entre os principais tipos de telas sensíveis ao toque existentes no mercado. Existem dois sistemas básicos usados para reconhecer o toque de uma pessoa:   • O primeiro sistema consiste de um painel de vidro normal, recoberto por duas camadas afastadas por espaçadores. Uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto a tela está operacional. Quando um usuário toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida, e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador. • No segundo sistema, uma camada que armazena carga elétrica é colocada no painel de vidro do monitor. Quando um usuário toca o monitor com seu dedo, parte da carga elétrica é transferida para o usuário, de modo que a carga na camada que a armazena diminui. Esta redução é medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque. Disponível em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 18 set. 2010 (adaptado).   O elemento de armazenamento de carga análogo ao exposto no segundo sistema e a aplicação cotidiana correspondente são, respectivamente, 
  30. 30. UNEMAT 2009
    Um avião metálico, com as asas medindo 15 metros de comprimento entre as suas extremidades, voa horizontalmente em relação a terra com velocidade de 720 km/h, em uma região na qual o componente vertical do campo magnético terrestre vale B = 4x10-5 T. A diferença de potencial (ddp) que surge entre as extremidades das asas do avião é:
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