Exercícios de Eletromagnetismo - Campo Magnético

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Eletromagnetismo - Campo Magnético dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - IFSP 2014
    As bússolas são muito utilizadas até hoje, principalmente por praticantes de esportes de aventura ou enduros a pé. Esse dispositivo funciona graças a um pequeno imã que é usado como ponteiro e esta dividido em polo norte e polo sul. Geralmente, o polo norte de uma bússola é a parte do ponteiro que é pintada de vermelho e aponta, obviamente, o Polo Norte geográfico. Na Física, a explicação para o funcionamento de uma bússola pode ser dada porque as linhas de campo magnético da Terra se orientam:
  2. 2. UFPB 2011
    Os eletroímãs, formados por solenoides percorridos por correntes elétricas e um núcleo de ferro, são dispositivos utilizados por guindastes eletromagnéticos, os quais servem para transportar materiais metálicos pesados. Um engenheiro, para construir um eletroímã, utiliza um bastão cilíndrico de ferro de 2,0 metros de comprimento e o enrola com um flo dando 4 x106 voltas. Ao fazer passar uma corrente de 1,5 A pelo flo, um campo magnético é gerado no interior do soIenoide, e a presença do núcleo de ferro aumenta em 1.000 vezes o valor desse campo. Adotando para a constante  o valor , é correto afirmar que, nessas circunstâncias, o valor da intensidade do campo magnético, no interior do cilindro de ferro, em tesla, é de:
  3. 3. UNISA
    Uma bobina chata é formada de 50 espiras circulares de raio 0,1 m. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 3 A, a intensidade do vetor campo magnético no seu centro será de: Obs: considere µ0 = 4π . 10-7 T.m/A.
  4. 4. Stoodi
    Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é μ0 = 4π · 10–7 T · m/A, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância d = 0,5 m do fio é:
  5. 5. UNIFESP
    (Adaptado) A figura representa uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r = 5,0 Ω, ligada a um solenoide de 200 espiras. Sabe-se que o amperímetro marca 200 mA e o voltímetro marca 8,0 V, ambos supostos ideais. O valor da força eletromotriz, E, e o módulo do campo magnético, B, gerado no ponto P vale respectivamente: Dados: μ0 = 4π · 10–7 T · m/A
  6. 6. G1 - IFSP 2012
    Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com flnalidades práticas, como em alto-falantes e microfones, ou como meramente decorativas. A flgura mostra dois imãs, A e B, em forma de barra, com seus respectivos polos magnéticos. Analise as seguintes afirmações sobre ímãs e suas propriedades magnéticas. I. Se quebrarmos os dois ímãs ao meio, obteremos quatro pedaços de material sem propriedades magnéticas, pois teremos separados os polos norte e sul um do outro. II. A e B podem tanto atrair-se como repelir-se, dependendo da posição em que os colocamos, um em relação ao outro. III. Se aproximarmos de um dos dois ímãs uma pequena esfera de ferro, ela será atraída por um dos polos desse ímã, mas será repelida pelo outro. É correto o que se aflrma em:
  7. 7. G1 - CPS 2014
    Uma das hipóteses, ainda não comprovada, sobre os modos como se orientam os animais migratórios durante suas longas viagens é a de que esses animais se guiam pelo campo magnético terrestre. Segundo essa hipótese, para que ocorra essa orientação, esses animais devem possuir, no corpo, uma espécie de ímã que, como na bússola, indica os polos magnéticos da Terra. De acordo com a Física, se houvesse esse ímã que pudesse se movimentar como a agulha de uma bússola, orientando uma ave que migrasse para o hemisfério sul do planeta, local em que se encontra o polo norte magnético da Terra, esse ímã deveria:
  8. 8. G1 - IFSP 2013
    Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, regisstrando-o na tabela a seguir. Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnétlco, seus alunos concluíram que:
  9. 9. UFSC
    Dois fios retos, paralelos e longos conduzem correntes constantes, de sentidos opostos e intensidades iguais (i = 50 A), conforme a figura. Sendo d = 2 m, r = 10 m e µ0 a permeabilidade magnética do vácuo, a intensidade do campo magnético que essas correntes estabelecem em P é:
  10. 10. UFV-MG
    A figura seguinte representa um eletroímã e um pêndulo, cuja massa, presa à extremidade, é um pequeno ímã. Ao se fechar a chave C, é correto afirmar que:
  11. 11. ENEM 2016
    A magnetohipertermia é um procedimento terapêutico que se baseia na elevação da temperatura das células de uma região específica do corpo que estejam afetadas por um tumor. Nesse tipo de tratamento, nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células tumorais, e um campo magnético alternado externo é utilizado para promover a agitação das nanopartículas e consequente aquecimento da célula. A elevação de temperatura descrita ocorre porque
  12. 12. UERN 2012
    As figuras representam as seções transversais de 4 fios condutores retos, percorridos por corrente elétrica nos sentidos indicados, totalizando quatro situações diferentes: I, II, III e IV. Se a corrente tem a mesma intensidade em todos os fios, então o campo magnético induzido no ponto P é nulo na(s) situação(ões):
  13. 13. Espcex (Aman) 2014
    Dois fios 'A' e 'B' retos, paralelos e extensos, estão separados por uma distância de 2 m. Uma espira circular de raio iguala /4m encontra-se com seu centro 'O' a uma distância de 2 m do flo 'B', conforme desenho abaixo. A espira e os fios são copIanares e se encontram no vácuo. Os fios 'A' e 'B' e a espira são percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade i= 1 A com os sentidos representados no desenho. A intensidade do vetor indução magnética resultante originado pelas três correntes no centro 'O' da espira é: Dado: Permeabilidade magnética do vácuo:
  14. 14. UDESC 2014
    Assinale a alternativa incorreta a respeito de fenômenos eletromagnéticos.
  15. 15. ITA 2013
    Uma espira circular de raio R é percorrida por uma corrente elétrica i criando um campo magnético. Em seguida, no mesmo plano da espira, mas em lados opostos, a uma distância 2R do seu centro colocam-se dois fios condutores retiIíneos, muito longos e paralelos entre si, percorridos por correntes i1 e i2 não nulas, de sentidos opostos, como indicado na flgura. O valor de i e o seu sentido para que o módulo do campo de indução resultante no centro da espira não se altere são respectivamente :
  16. 16. UEMG 2009
    Considere as seguintes situações: Situação 1: uma carga elétrica em repouso. Situação 2: um fio percorrido por corrente elétrica. Assinale, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE o seguinte enunciado: Segundo cada situação descrita, há produção de um campo magnético
  17. 17. UEG 2005
    A Terra comporta-se como um grande imã. Então, no espaço em torno dela, existe um campo magnético denominado campo magnético terrestre, que é o responsável pela orientação das agulhas magnéticas das bússolas. Os cientistas, há muitos anos, vêm procurando uma explicação para a existência desse campo. Presume-se, atualmente, que ele tem sua origem em correntes elétricas estabelecidas no núcleo metálico líquido presente na parte central da Terra. Com relação aos fenômenos magnéticos, é INCORRETO afirmar:
  18. 18. Espcex (Aman) 2012
    Sob a ação exclusiva de um campo magnético uniforme de intensidade 0,4 T, um próton descreve um movimento circular uniforme de raio 10 mm em um plano perpendicular à direção deste campo. A razão entre a sua massa e a sua carga é de 10-8 kg/C. A velocidade com que o próton descreve este movimento é de:
  19. 19. UEG 2004
    Em relação aos fenômenos magnéticos e às propriedades do magnetismo, é INCORRETO afirmar:
  20. 20. UFAC 2008
    Um fio reto e extenso é percorrido por uma corrente elétrica continua de intensidade I= 3 A. A permeabilidade magnética do vácuo é μo = 4π x 10-7 T.m/A. Qual o módulo do campo magnético B produzido num ponto p à distância r = 0,25 m do fio, no vácuo?
  21. 21. UNICENTRO 2011
    Analise as seguintes afirmativas sobre fenômenos elétricos e magnéticos e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.   ( ) A corrente elétrica real nos condutores sólidos se deve ao movimento contínuo de cargas positivas. ( ) Friccionando-se dois materiais, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos. ( ) Seccionando-se um ímã ao meio, obtêm-se polos magnéticos separados. ( ) Cargas elétricas em movimento produzem um campo magnético e um campo elétrico.   A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
  22. 22. UEG 2003
    O iugoslavo Nikola Tesla (1845-1943) construiu, em 1883, o primeiro motor elétrico, trabalhando na Companhia Edison, em Paris. Ao mudar para os Estados Unidos, patenteou suas invenções, entre elas, o dínamo de corrente alternada, o transformador e motores, fundando assim seu próprio laboratório, onde desenvolveu várias outras invenções, entre elas a bobina de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados a distância, sendo, portanto um dois principais responsáveis pelo desenvolvimento do magnetismo. Em relação ao eletromagnetismo, marque a alternativa INCORRETA:
  23. 23. UNEMAT 2009
    Um avião metálico, com as asas medindo 15 metros de comprimento entre as suas extremidades, voa horizontalmente em relação a terra com velocidade de 720 km/h, em uma região na qual o componente vertical do campo magnético terrestre vale B = 4x10-5 T. A diferença de potencial (ddp) que surge entre as extremidades das asas do avião é:
  24. 24. PUC-MG 2012
    A força de Lorentz refere-se à força que o campo magnético faz sobre cargas elétricas em movimento. No equador,  o campo magnético da Terra é praticamente horizontal (paralelo à superfície) e vale aproximadamente 1,0 x 10-4 T e aponta para o Norte. Considere uma linha de transmissão de energia elétrica nas proximidades do equador com 1000 m de comprimento, percorrida por uma corrente contínua de 500A, orientada de Oeste para Leste.  Sobre a força exercida pelo campo magnético terrestre sobre esse trecho da linha de transmissão, é CORRETO afirmar:  
  25. 25. UNIOESTE 2009
    Um dos efeitos da corrente elétrica é a geração de um campo magnético na sua vizinhança. Este efeito, descoberto por Oersted em 1819, sempre acontece e tem várias aplicações no nosso dia a dia. Analise as alternativas seguintes e assinale a INCORRETA.
  26. 26. ENEM 2011
    O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon
  27. 27. UEMG 2005
    Uma pessoa, ao usar uma bússola, verificou a posição do pólo norte geográfico da Terra. Nessa situação, o pólo norte da bússola estaria apontado para
  28. 28. UEMG 2015
    Em “Você Verá”, Luiz Vilela valoriza os animais. Por exemplo, no conto “Quando fiz sete anos”, ele lembra de uma bússola estragada, e de como voou “como um alegre pássaro da manhã”, ao ir para casa, doido para abrir o embrulho onde estava uma bússola estragada, que ganhara do avô.   Mas, por que a bússola estava estragada? Alguns candidatos aos cursos da UEMG fizeram algumas hipóteses para responder a essa pergunta:     Leonardo: um fio solto fez com que o contato elétrico da bússola estragasse e, por isso, a bússola deixou de funcionar.   Lorena: o Polo Norte da agulha da bússola apontava para o Polo Norte geográfico, e isto estava errado, pois ele deveria apontar para o Polo Sul geográfico, pois um Polo Norte é atraído por um Polo Sul.   Amanda: a agulha magnética poderia ter se desprendido de seu apoio, e não estava girando livremente para se orientar, segundo o campo magnético da Terra.     Fez (fizeram) comentários apropriados
  29. 29. PUC-SP 2015
    Considere dois fios condutores retilíneos, extensos e paralelos, separados de 10 cm e situados no vácuo. Considere, também, que cada condutor é percorrido por correntes elétricas cujos valores são i1 = 4A e i2 = 12A, em sentidos opostos. Nessa situação, pode-se caracterizar a força magnética, para cada metro linear dos fios, como sendo: (adote: µ0 = 4π.10-7 T.m.A-1)
  30. 30. UEMA 2015
    A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pôde ser vista por milhões de pessoas pelos aparelhos de televisão que transmitiram sons e imagens por meio de novas tecnologias desenvolvidas com base nos conhecimentos de ondas e de campos magnéticos.   A expressão para calcular a intensidade de campo magnético é a razão entre o(a)
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login