Exercícios de Espelhos Esféricos

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Espelhos Esféricos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. PUCSP 2008
    A litografia produzida pelo artista gráfico holandês M. C. Escher (1898 - 1972) comporta-se como um espelho convexo, no qual o artista, situado a 90 cm do espelho, observa sua imagem, refletida na superfície da esfera refletora, com um tamanho dez vezes menor. Nessas condições, o módulo da distância focal do espelho, em centímetros, é igual a
  2. 2. UPE 2011
    Em relação aos espelhos esféricos, analise as proposições que se seguem: (1) A reta definida pelo centro de curvatura e pelo vértice do espelho é denominada de eixo secundário. (3) O ponto de encontro dos raios refletidos ou de seus prolongamentos, devido aos raios incidentes paralelos ao eixo principal, é denominado de foco principal. (5) O espelho côncavo tem foco virtual, e o espelho convexo, foco reaI. (7) Todo raio de luz que incide passando pelo foco, ao atingir o espelho, é refletido paralelo ao eixo principal. (9) Quando o objeto é posicionado entre o centro de curvatura e o foco do espelho côncavo, conclui-se que a imagem é reaI, invertida e maior do que o objeto. A soma dos números entre parênteses que correspondem aos itens corretos é igual a:
  3. 3. PUCRS 2015
    Um salão de beleza projeta instalar um espelho que aumenta 1,5 vezes o tamanho de uma pessoa posicionada em frente a ele. Para o aumento ser possível e a imagem se apresentar direita (direta), a pessoa deve se posicionar, em relação ao espelho,
  4. 4. UFF 2010
    A flgura mostra um objeto e sua imagem produzida por um espelho esférico. Escolha a opção que identifica corretamente o tipo do espelho que produziu a imagem e a posição do objeto em relação a esse espelho.
  5. 5. Stoodi
    Um raio de luz incide no vértice V de um espelho esférico côncavo. O raio refletido passa pelo ponto:
  6. 6. PUCSP 2007
    Um objeto é colocado a 30 cm de um espelho esférico côncavo perpendicularmente ao eixo óptico deste espelho. A imagem que se obtém é classificada como real e se localiza a 60 cm do espelho. Se o objeto for colocado a 10 cm do espelho, sua nova imagem:
  7. 7. CESGRANRIO 2011
    Um espelho esférico côncavo tem distância focal (f) igual a 20 cm. Um objeto de 5 cm de altura é colocado de frente para a superfície refletora desse espelho, sobre o eixo principal, formando uma imagem real invertida e com 4 cm de altura. A distância, em centímetros, entre o objeto e a imagem e de:
  8. 8. FGV 2010
    Dois espelhos esféricos côncavos, um de distância focal 2,0 m e outro de distância focal 5,0 m, foram colocados um voltado para o outro, de forma que seus eixos principais coincidissem. Na metade da distância entre os dois espelhos, a 1 m da superfície refletora de cada um deles, foi colocado o objeto AB. A distância entre as imagens do objeto AB, conjugadas pelos espelhos, isoladamente, em m, é de
  9. 9. UFRGS 2012
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Para que os seguranças possam controlar o movimento dos clientes, muitos estabelecimentos comerciais instalam espelhos convexos em pontos estratégicos das lojas. A adoção desse procedimento deve-se ao fato de que esses espelhos aumentam o campo de visão do observador. Isto acontece porque a imagem de um objeto formada por esses espelhos é ........ , ........ e ........ objeto.
  10. 10. UEL 2011
    Considere a figura a seguir Com base no esquema da figura, assinale a alternativa que representa corretamente o gráfico da imagem do objeto AB, colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico convexo.
  11. 11. UECE 2016
    Uma escova de dentes tem seu cabo feito de plástico azul, no qual estão presas cerdas de nylon incolor. As pontas das cerdas parecem azuis quando a escova é iluminada com a luz do dia. O fenômeno ótico responsável principal por essa coloração azul nas pontas das cerdas é denominado 
  12. 12. UFTM 2012
    Sobre o comportamento dos espelhos esféricos, assinale a alternativa correta.
  13. 13. UNICENTRO 2012
    Durante uma experiência, um estudante coloca uma vela acesa sobre o eixo principal de um espelho côncavo, com distância focal de 1,0m. Para que a imagem conjugada pelo espelho seja direita e quatro vezes maior, ele deve posicionar a vela a uma distância do vértice do espelho, medida em cm, igual a
  14. 14. ITA
    Um excitador pulsado que gera faíscas a uma freqüência de 106 Hz está localizado no centro de curvatura C de um espelho côncavo de 1 m de raio de curvatura. Considere que o tempo de duração de cada faísca seja desprezível em relação ao intervalo de tempo entre duas faíscas consecutivas. A 2 m do centro de curvatura do espelho está situado um anteparo normal aos raios refletidos. O espelho gira em torno de C com uma freqüência de 500 rotações por segundo, formando faixas luminosas eqüidistantes no anteparo. O comprimento do intervalo entre duas faixas luminosas formadas pelos raios refletidos no anteparo é de, aproximadamente: 
  15. 15. PUC-SP 2016
    Determine o raio de curvatura, em cm, de um espelho esférico que obedece às condições de nitidez de Gauss e que conjuga de um determinado objeto uma imagem invertida, de tamanho igual a 1/3 do tamanho do objeto e situada sobre o eixo principal desse espelho. Sabe-se que distância entre a imagem e o objeto é de 80cm.
  16. 16. OBF 2014
    Uma utilização dos coletores solares é a produção de eletricidade. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, a eficiência de conversão de calor em trabalho está limitada pelas temperaturas do reservatório quente e da fonte fria. Para aumentarmos a eficiência na conversão devemos diminuir a temperatura da fonte fria, a qual está limitada pela temperatura do meio ambiente, ou aumentar a temperatura do reservatório de calor. Temperaturas muito acima de 100°C são difíceis de serem alcançadas apenas com as placas dos coletores solares. Uma maneira de se aumentar a temperatura do reservatório quente usando somente a radiação solar é concentrando-a numa pequena região do espaço. Deseja-se usar o coletor solar para produzir vapor para girar uma turbina e, com isso, produzir energia elétrica. Para isso, é necessário concentrar os raios solares numa pequena região e aquecer um fluido até seu ponto de ebulição. Isso tem sido feito em usinas termossolares através de um conjunto de espelhos parabólicos que focam a luz solar num ponto elevando a temperatura de um fluido até 400°C. O calor desse fluido é transferido para uma caldeira vaporizando água. O vapor em alta pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica. Esse processo é feito através do ciclo Stirling composto das seguintes transformações:   . uma fonte de calor externa aquece o gás enquanto este se expande a fim de que sua temperatura permaneça constante . o calor é retirado do gás isocoricamente . o gás é refrigerado enquanto seu volume diminui para que sua temperatura não aumente . o gás é aquecido isocoricamente até a temperatura inicial . E o ciclo recomeça.     A calha parabólica é um sistema eficiente de concentração da luz solar dotado de um refletor parabólico que concentra a radiação solar em um coletor localizado no________ da parábola. Ela se move de modo que os raios solares incidam, aproximadamente, sempre na direção do seu eixo de simetria e seu princípio de funcionamento nos remete ao espelho ________.   Assinale a alternativa que completa as lacunas no texto.
  17. 17. UEG 2004
    O proprietário de uma padaria, preocupado com os pequenos furtos em seu estabelecimento, colocou um espelho esférico numa coluna situada entre as duas portas de acesso, de modo que do caixa ele consegue visualizar todo o espaço interno atrás de si, pela imagem fornecida pelo espelho.   Marque a alternativa CORRETA:
  18. 18. UNEMAT 2007
    Analise as assertivas abaixo. I. Nos espelhos esféricos convexos, a imagem de um objeto real é sempre virtual, direita e reduzida. II. Quando você se olha em um espelho côncavo e vê seu rosto aumentado, isto ocorre porque a imagem do seu rosto encontra-se no foco do espelho. III. A imagem obtida quando se coloca um objeto entre o foco e o vértice de um espelho côncavo será virtual, maior e direita. IV. Um espelho esférico côncavo fornece de um objeto real uma imagem direita e diminuída.   Assinale a alternativa CORRETA.
  19. 19. UEAP 2009
    Muitos acidentes de trânsito acontecem porque pelo menos um dos envolvidos não percebe a presença de outros veículos na via. Esta situação pode explicar porque uma parte significativa dos acidentes de trânsito ocorridos em Macapá, envolve motocicletas. As características deste veículo - ágil e de dimensões reduzidas - contribuem para dificultar a percepção da sua presença no leito viário. O Anexo I da resolução nº 636/84 do CONTRAN estabelece os "requisitos para o desempenho e fixação de espelhos retrovisores, tais que proporcionem proteção contra impactos e ao condutor uma retrovisão clara e desobstruída". Quanto à segurança, dentre as assertivas abaixo, qual(is) a(s) característica(s) apresentada(s) pelos espelhos retrovisores externos? I. Independentemente da distância do objeto diante de um espelho retrovisor convexo, a imagem será sempre virtual. II. Se forem convexos, reduzem o tamanho das imagens e aumentam o campo visual. III. É conveniente que sejam côncavos, porque podem produzir imagens menores que os objetos.   Assinale a alternativa correta.
  20. 20. CEFET-MG 2008
    A distância entre um espelho côncavo e um anteparo é de 4,0 m. Para projetar a imagem de um objeto ampliada de 9 vezes sobre a tela, a distância focal do espelho, em metros, deve ser de
  21. 21. PUC-MG 2012
    Enquanto aguarda o seu almoço, um estudante observa sua imagem através da superfície côncava de uma colher, próxima ao prato sobre a mesa. Considerando-se a colher como um espelho esférico, é CORRETO afirmar que a imagem vista pelo estudante é:
  22. 22. ITA 2009
    Um espelho esférico convexo reflete uma imagem equivalente a 3/4 da altura de um objeto dele situado a uma distância p1. Então, para que essa imagem seja refletida com apenas 1/4 da sua altura, o objeto deverá se situar a uma distância p2 do espelho, dada por
  23. 23. MACKENZIE 2015
    Uma garota encontra-se diante de um espelho esférico côncavo e observa que a imagem direita de seu rosto é ampliada duas vezes.   O rosto da garota só pode estar
  24. 24. MACKENZIE 2012
    Obedecendo às condições de Gauss, um espelho esférico fornece, de um objeto retilíneo de altura y, colocado perpendicularmente ao seu eixo principal, uma imagem direita e de altura 2y. A distância entre essa imagem e o objeto é de 30 cm. O raio de curvatura desse espelho mede
  25. 25. PUC-MG
    Um objeto colocado a 15 cm de um espelho côncavo forma uma imagem no infinito. Se for colocada uma lente de distância focal 15 cm, distante 30 cm do espelho, aquela imagem formada no infinito agora estará:
  26. 26. PUC-MG
     Se um espelho forma uma imagem real e ampliada de um objeto, então o espelho é: 
  27. 27. FATEC
    Um sistema óptico, composto de um elemento reflexivo, gera de um objeto real uma imagem direita e aumentada. O elemento reflexivo
  28. 28. FAAP
     A respeito de um espelho convexo, sendo o objeto real, pode-se afirmar que:
  29. 29. FGV-RJ 2012
    Na “sala dos espelhos” de um parque, Pedro se diverte observando suas imagens em diferentes espelhos. No primeiro, a imagem formada é invertida e aumentada; no segundo, invertida e reduzida e, no terceiro, direita e reduzida. O primeiro, o segundo e o terceiro espelhos são, respectivamente,
  30. 30. FEI
     O espelho retrovisor de uma motocicleta é convexo porque:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login