Exercícios de Hidrostática

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Hidrostática dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2012
    Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas. Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo e substituir os pneus dos tratores por pneus mais
  2. 2. Espcex (Aman) 2013
    Um elevador hidráulico de um posto de gasolina é acionado por um pequeno émbolo de área igual a 4.10-4 m2. O automóvel a ser elevado tem peso de 2.104 N e está sobre o êmbolo maior de área 0,16 m2. A intensidade mínima da força que deve ser aplicada ao émbolo menor para conseguir elevar o automóvel é de
  3. 3. ENEM 2014
    Uma pessoa, lendo o manual de uma ducha que acabou de adquirir para a sua casa, observa o gráfico, que relaciona a vazão na ducha com a pressão, medida em metros de coluna de água (mca). Nessa casa residem quatro pessoas. Cada uma delas toma um banho por dia, com duração média de 8 minutos, permanecendo o registro aberto com vazão máxima durante esse tempo. A ducha é instalada em um ponto seis metros abaixo do nível da lâmina de água, que se mantém constante dentro do reservatório. Ao final de 30 dias, esses banhos consumirão um volume de água, em litros, igual a
  4. 4. ENEM 2013
    Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?
  5. 5. ENEM 2013
    Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldade de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo e usada uma bomba elétrica, para forçar um fluído a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65kg em uma cadeira de rodas de 15kg sobre a plataforma de 20kg. Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?
  6. 6. CESGRANRIO 2011
    Um bloco cúbico com 6 cm de aresta é parcialmente submersa em água até 1/3 de sua altura. Considerando-se que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 e sabendo-se que a massa específica da água vale 1000 kg/m3, calcule a intensidade do empuxo sobre o bloco, em Newtons.
  7. 7. UERJ 2013
    Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F1 e F2 atuam, respectivamente, sobre os émbolos dos cilindros I e II. Admita que os cilindros estejam totalmente preenchidos por um líquido. O volume do cilindro II é igual a quatro vezes o volume do cilindro I, cuja altura é o triplo da altura do cilindro II. A razão F2/F1 entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a:
  8. 8. UEL 2011
    A figura a seguir apresenta um vaso preenchido com dois fluidos diferentes não miscíveis. 0 fluido 1 apresenta densidade de 1 g/cm3 e o fluido 2, densidade de 0,7 g/cm3. Sendo h1 = h + h2. qual a razão h/h3?
  9. 9. UFPR 2014
    Com o objetivo de encontrar grande quantidade de seres vivos nas profundezas do mar, pesquisadores utilizando um submarino chegaram até a profundidade de 3.600 m no Platô de São Paulo. A pressão interna no submarino foi mantida igual à pressão atmosférica ao nível do mar. Considere que a pressão atmosférica ao nível do mar é de 1,0 x 105 N/m2, a aceleração da gravidade é 10 m/s2 e que a densidade da água seja constante e igual a 1,0 x 103 kg/m3. Com base nos conceitos de hidrostática, assinale a alternativa que indica quantas vezes a pressão externa da água sobre o submarino, naquela profundidade, é maior que a pressão no seu interior, se o submarino repousa no fundo do platô.
  10. 10. PUC-MG 2004
    No diagrama mostrado a seguir, x e y representam dois líquidos não miscíveis e homogêneos, contidos num sistema de vasos comunicantes em equilíbrio hidrostático. Assinale o valor que mais se aproxima da razão entre as densidades do líquido y em relação ao líquido x.
  11. 11. Stoodi
    Conforme a figura abaixo, o líquido manométrico utilizado foi o mercúrio, cuja a densidade é 13,6 g/cm³, tendo-se obtido uma coluna igual a 70 cm. Se tivesse sido utilizado como líquido manométrico um óleo com densidade de 0,85 g/cm³, qual teria sido a altura da coluna de óleo.
  12. 12. UFPR 2012
    Um reservatório contém um líquido de densidade L=0,8 g/cm3. Flutuando em equilíbrio hidrostático nesse líquido, há um cilindro com área da base de 400 cm2 e altura de 12 cm. Observa-se que as bases desse cilindro estão paralelas à superficie do líquido e que somente 1/4 da altura desse cilindro encontra-se acima da superficie. Considerando g = 10 m/s2, assinale a alternativa que apresenta corretamente a densidade do material desse cilindro.
  13. 13. ENEM 2012
    O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d’água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha. O valor da pressão da água na ducha está associado à altura
  14. 14. Stoodi
    A figura abaixo mostra uma representação do experimento de Torricelli realizado com hexano líquido, cuja densidade é de 0,66 g/cm3.Considerando que o experimento foi realizado a 20 °C(nesta temperatura o hexano permanece líquido) e 1 atm, qual é aproximadamente a altura H, em metros, da coluna de hexano? Adote g=10 m/s2.
  15. 15. ENEM 2012
    Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, g é a metade da densidade da água, onde, ρágua=1 g/cm3. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma). Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a
  16. 16. FUVEST 2014
    Um bloco de madeira impermeável, de massa M e dimensões 2 x 3 x 3 cm3, é inserido muito lentamente na água de um balde, até a condição de equilíbrio, com metade de seu volume submersa. A água que vaza do balde é coletada em um copo e tem massa m. A figura ilustra as situações inicial e final; em ambos os casos, o balde encontra-se cheio de água até sua capacidade máxima. A relação entre as massas m e M é tal que
  17. 17. ENEM 2013
    Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d´água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura. ` Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?
  18. 18. FUVEST 1999
    Um balão de pesquisa, cheio de gás hélio, está sendo preparado para sua decolagem. A massa do balão vazio (sem gás) é M e a massa do gás hélio no balão é m. O balão está parado devido às cordas que o prendem ao solo. Se as cordas forem soltas, o balão iniciará um movimento de subida vertical com aceleração de 0,2m/s2. Para que o balão permaneça parado, sem a necessidade das cordas, deve-se adicionar a ele um lastro de massa igual a: (adote para a aceleração da gravidade o valor g=10m/s2)
  19. 19. FUVEST 2005
    Imagine que, no final deste século XXI, os habitantes da Lua vivam em um grande complexo pressurizado, em condições equivalentes às da Terra, tendo como única diferença a aceleração da gravidade, que é menor na Lua. Considere as situações imaginadas bem como as possíveis descrições de seus resultados, se realizadas dentro desse complexo, na Lua: I. Ao saltar, atinge-se uma altura maior do que quando o salto é realizado na Terra. II. Se uma bola está boiando em uma piscina, essa bola manterá maior volume fora da água do que quando a experiência é realizada na Terra. III. Em pista horizontal, um carro, com velocidade V0, consegue parar completamente em uma distância maior do que quando o carro é freado na Terra.   Assim, pode-se afirmar que estão corretos apenas os resultados propostos em
  20. 20. ENEM 2018
    Talvez você já tenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar um canudo imerso no suco e outro do lado de fora do líquido, fazendo a sucção simultaneamente em ambos, você terá dificuldade em bebê-lo. Essa dificuldade ocorre porque o(a)
  21. 21. ITA 2015
    Uma mistura de metanol e água a 25 °C apresenta o volume parcial molar de água igual a 17,8 cm3 mol−1 e o volume parcial molar do metanol igual a 38,4 cm3 mol−1. Com base nestas informações e sendo a massa específica do metanol de 0,791 g cm−3 e a da água igual a 1,000 g cm−3 , assinale a opção CORRETA do volume total (em cm3) quando se adicionam 15 cm3 de metanol em 250 cm3 de água nessa temperatura.
  22. 22. ITA 2014
    Metanol (CH3OH) e água deuterada (D2O) são misturados numa razão volumétrica de 7:3, respectivamente, nas condições ambientes. A respeito dessa mistura, são feitas as seguintes afirmações:   I. Imediatamente após a mistura das duas substâncias é observada uma fase única. II. Após o equilíbrio, observa-se uma fase única que contém as seguintes substâncias: CH3OH, D2O, CH3OD e HOD. III. Se for adicionado um cubo de D2O(s) à mistura, este flutuará na superfície da mistura líquida.   Assinale a opção que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).
  23. 23. FCMMG 2012
    Ser uma pessoa ecologicamente correta não é simples, não basta apenas usar sacola retornável no supermercado. Quem ainda não ouviu falar dos 3R, 4R ou dos 5R? Para que ocorra a reciclagem de materiais, eles devem estar agrupados de acordo com características semelhantes. Portanto, antes de reciclarem plásticos, metais, pilhas e resíduos domésticos, dentre outros, é necessário separá-los de acordo com suas propriedades.   Considerando o processo de reciclagem, assinale a alternativa INCORRETA:
  24. 24. FCMMG 2015
    Analisando uma peça de ouro, um ourives, pela coloração, desconfiou da existência de cobre no material. Pesou, Então, a peça, encontrando 1,0 kg. Após mergulhar o material num frasco contendo água, observou um deslocamento de água equivalente a 64,0 mL. Conhecendo as densidades do ouro (19,00 g/mL) e do cobre (9,00 g/mL), o ourives calculou o valor aproximado da massa de cobre existente, que correspondia, em gramas, a:  
  25. 25. UFRGS 2015
    Diamante e grafite são variedades alotrópicas do elemento carbono cujas densidades são, respectivamente,   d (Cdiamante) = 3,5 g/cm3 d (Cgrafite) = 2,3 g/cm3   Em um conto de fadas, uma jovem foi a um baile com um anel de diamante de 1,75 quilates cuja pedra tem um volume V1 e, à meia-noite, esse diamante transformou-se em grafite. (dado: 1 quilate = 0,20 g)   O volume final dessa “pedra de grafite” será, aproximadamente,
  26. 26. UFRGS 2015
    Na primeira coluna, abaixo, estão listadas informações relativas a cinco substâncias diferentes. Na segunda coluna, são apresentadas propriedades relacionadas a essas informações.   Associe adequadamente a primeira coluna à segunda coluna.   1 - As moléculas da substância 1 são tetraédricas com átomos idênticos ligados ao átomo central. 2 - A substância 2 tem massa molar semelhante à da água e interações intermoleculares do tipo Van der Waals. 3 - A substância 3 sofre ionização quando dissolvida em água. 4 - As moléculas da substância 4 são trigonais planas com átomos de diferentes eletronegatividades, ligados ao átomo central. 5 - A substância 5 tem massa molar e densidade maior que a da água.     (  ) A substância é mais volátil que água pura. (  ) A substância é solúvel em solventes polares. (  ) A substância é solúvel em solventes apolares. (  ) A substância forma soluções aquosas eletrolíticas.     A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  27. 27. PUC-SP 2015
    Em um recipiente termicamente isolado, de capacidade térmica desprezível, introduz-se um cubo de gelo a 0ºC, de massa igual a 135 g. Depois, calor é fornecido ao gelo, até que ele apresente-se completamente liquefeito e a uma temperatura de 4ºC. Quais são a variação aproximada do volume e a quantidade total de calor fornecido? Considere que todo o calor fornecido foi absorvido exclusivamente pela água nos estados sólido e líquido.   Dados: dágua = 1,0 g/cm3 ; dgelo = 0,9 g/cm3 ; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor específico da água = 1 cal/gºC e pressão atmosférica = 1 atm.
  28. 28. UFRGS 2014
    Para a análise da qualidade do leite são monitorados vários parâmetros físicoquímicos. As avaliações de propriedades como, por exemplo, densidade, crioscopia e teor de proteína, o qual é calculado pelo teor médio de nitrogênio, são utilizadas para detectar possíveis adulterações.   Considere as afirmações abaixo, sobre os possíveis métodos de adulteração do leite.   I - A adição de água ao leite é facilmente detectável, pois diminui a densidade e aumenta a temperatura de congelamento. II - A adição de ureia pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água. III- A adição de sacarose pode compensar a diminuição de densidade e a diminuição de teor médio de nitrogênio, causadas pela adição de água, sem o efeito tóxico apresentado pela ureia.   Quais estão corretas?
  29. 29. MACKENZIE 2014
    Uma solução aquosa de ácido sulfúrico, com densidade igual a 1,400 g∙mL-1, apresenta 70% em massa de soluto. A concentração, expressa em mol por litro, para essa solução será igual a   Dado: massa molar (g∙mol-1) H = 1, O = 16 e S = 32.
  30. 30. FUVEST 2016
    Um objeto homogêneo colocado em um recipiente com água tem 32% de seu volume submerso; já em um recipiente com óleo, tem 40% de seu volume submerso. A densidade desse óleo, em g/cm3, é   Note e adote: Densidade da água = 1 g/cm3
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login