Exercícios de Lançamentos de Projéteis

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Lançamentos de Projéteis dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    Pedro resolveu brincar de lançamento oblíquo: lançou pedras no lago e cronometrou o intervalo de tempo entre os instantes de lançamento e do choque com a água, encontrando para um dos lançamentos um tempo total de 2 s. Qual o módulo da componente vertical da velocidade no momento do lançamento? Adote g=10m/s² e desconsidere a resistência do ar e efeitos de rotação da pedra.
  2. 2. UERJ 2013
    Três blocos de mesmo volume, mas de materiais e de massas diferentes, são lançados obliquamente para o alto, de um mesmo ponto do solo, na mesma direção e sentido e com a mesma velocidade. Observe as informações da tabela: A relação entre os alcances A1, A2 e A3 está apresentada em:
  3. 3. Stoodi
    Um skatista está a uma velocidade constante de 3,0 m/s em um plano horizontal e lança verticalmente uma bolinha de gude para cima com velocidade de 5,0 m/s. A altura máxima que a bolinha de gude atinge em relação ao nível de lançamento e a distância percorrida pelo skatista entre o lançamento e sua recepção valem respectivamente: Adote g = 10 m/s2.
  4. 4. UFSM 2013
    Um trem de passageiros passa em frente a uma estação, com velocidade constante em relação a um referencial fixo no solo. Nesse instante, um passageiro deixa cair sua câmera fotográfica, que segurava próxima a uma janela aberta. Desprezando a resistência do ar, a trajetória da câmera no referencial fixo do trem é _______________, enquanto, no referencial fixo do solo, a trajetória é ___________. O tempo de queda da câmera no primeiro referencial é ___________ tempo de queda no outro referencial. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
  5. 5. UFTM 2011
    Num jogo de vôlei, uma atacante acerta uma cortada na bola no instante em que a bola está parada numa altura h acima do solo. Devido à ação da atacante, a bola parte com velocidade inicial V0, com componentes horizontal e vertical, respectivamente em módulo, Vx = 8 m/s e Vy = 3 m/s, como mostram as figuras 1 e 2. Após a cortada, a bola percorre uma distância horizontal de 4 m, tocando o chão no ponto P. Considerando que durante seu movimento a bola ficou sujeita apenas à força gravitacional e adotando g = 10 m/s2, a altura h, em m, onde ela foi atingida é
  6. 6. UCS 2012
    Uma noiva, após a celebração do casamento, tinha de jogar o buquê para as convidadas. Como havia muitas ex-namoradas do noivo, ela fazia questão de que sua melhor amiga o pegasse. Antes de se virar para, de costas, fazer o arremesso do buquê, a noiva, que possuía conhecimento sobre movimento balístico, calculou a que distância aproximada a amiga estava dela: 5,7 m. Então eIa jogou o buquê, tomando o cuidado para que a direção de lançamento fizesse um ângulo de 60° com a horizontal. Se o tempo que o buquê levou para atingir a altura máxima foi de 0,7 s, qual o valor aproximado da velocidade dele ao sair da mão da noiva? (Despreze o atrito com o ar, considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , cos 60°=0,5 e sen 60°=0,87).
  7. 7. FUVEST 2011
    Uma menina, segurando uma bola de ténis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem: Obs: desconsiderar efeitos dissipativos.
  8. 8. Stoodi
    Em um jogo de futebol, o goleiro bate o tiro de meta fazendo com que a bola atinja o campo adversário. A bola foi lançada com uma velocidade horizontal vx =15 m/s e uma velocidade vertical  v0y = 20 m/s, percorrendo uma trajetória parabólica. O alcance horizontal (d) atingido pela bola, em metros, foi de: (Desconsidere a resistência do ar, e os efeitos de rotação da bola. Adote g = 10 m/s2)
  9. 9. UESC 2011
    Galileu, ao estudar problemas relativos a um movimento composto, propôs o princípio da independência dos movimentos simultâneos - um móvel que descreve um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Assim, considere um corpo lançado obliquamente a partir do solo sob angulo de tiro de 45° e com velocidade de módulo igual a 10,0m/s. Desprezando-se a resistência do ar, admitindo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s2 e sabendo-se que cos45°= e sen 45° = é correto afirmar
  10. 10. UFU 2011
    Uma pedra é lançada do solo com velocidade de 36 km/h fazendo um angulo de 45° com a horizontal. Considerando g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, analise as afirmações abaixo. I. A pedra atinge a altura máxima de 2,5 m. II. A pedra retoma ao solo ao percorrer a distancia de 10 m na horizontal. III. No ponto mais alto da trajetória, a componente horizontal da velocidade é nula. Usando as informações do enunciado, assinale a alternativa correta.
  11. 11. PUC-RJ 2013
    Um projétil é lançado com uma velocidade escalar inicial de 20 m/s com uma inclinação de 30° com a horizontal, estando inicialmente a uma altura de 5,0 m em relação ao solo. Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2. A altura máxima que o projétil atinge, em relação ao solo, medida em metros, e:
  12. 12. CEFET-MG 2013
    Uma pedra é lançada para cima a partir do topo e da borda de um edifício de 16,8 m de altura a uma velocidade inicial v0 = 10 m/s e faz um ângulo de 53,1° com a horizontal. A pedra sobe e em seguida desce em direção ao solo. O tempo, em segundos, para que a mesma chegue ao solo é Dados: g = 10 m/s2; sen 53,1° = 0,8; cos 53,1° = 0,6.
  13. 13. ENEM 2017
    Um longo trecho retilíneo de um rio tem um afluente perpendicular em sua margem esquerda, conforme mostra a figura. Observando de cima, um barco trafega com velocidade constante pelo afluente para entrar no rio. Sabe-se que a velocidade da correnteza desse rio varia uniformemente, sendo muito pequena junto à margem e máxima no meio. O barco entra no rio e é arrastado lateralmente pela correnteza, mas o navegador procura mantê-lo sempre na direção perpendicular à correnteza do rio e o motor acionado com a mesma potência. Pelas condições descritas, a trajetória que representa o movimento seguido pelo barco é:
  14. 14. ENEM 2016
    Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar. As motos atingem o solo simultaneamente porque
  15. 15. ENEM 2015
    Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais “dura” e outro com borracha mais “mole”. O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas condições de arremesso, quando submetidos à mesma força aplicada. Sabe-se que a constante elástica kd (do estilingue mais “duro”) é o dobro da constante elástica km (do estilingue mais “mole”). A razão entre os alcances Dd / Dm, referentes aos estilingues com borrachas “dura” e “mole” respectivamente, é igual a
  16. 16. EEWB 2011
    Em um local onde g= 10 m/s2, um objeto é lançado verticalmente para cima, a partir do solo terrestre. O efeito do ar é desprezível. 0 objeto atinge 20% de sua altura máxima com uma velocidade de módulo igual a 40 m/s. A altura máxima atingida pelo objeto vale:
  17. 17. Espcex (Aman) 2012
    Um lançador de granadas deve ser posicionado a uma distância D da linha vertical que passa por um ponto A. Este ponto está localizado em uma montanha a 300 m de altura em relação à extremidade de saída da granada, conforme o desenho abaixo. A velocidade da granada, ao sair do lançador, é de 100 m/s e forma um ângulocom a horizontal; a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 e todos os atritos são desprezíveis. Para que a granada atinja o ponto A, somente após a sua passagem pelo ponto de maior altura possível de ser atingido por ela, a distancia D deve ser de: Dados: cos = 0,6; sen = 0,8
  18. 18. Stoodi
    Um objeto de massa m = 5 kg é lançado verticalmente para cima, com velocidade igual a 10 m/s, a partir de uma altura de 10 m em relação ao solo. Calcule o tempo total decorrido até que o objeto atinja o solo.
  19. 19. FUVEST 2014
    Em uma competição de salto em distância, um atleta de 70 kg tem, imediatamente antes do salto, uma velocidade na direção horizontal de módulo 10 m/s. Ao saltar, o atleta usa seus músculos para empurrar o chão  na direção vertical, produzindo uma energia de 500 J, sendo  70% desse valor na forma de energia cinética. Imediatamente após se separar do chão, o módulo da velocidade do atleta é mais próximo de
  20. 20. UP 2015
    O goleiro Neuer cobrou um tiro de meta chutando a bola num ângulo que permitia atingir a distância máxima, que neste caso foi de 80,0 m. A bola executou uma trajetória parabólica e levou 4,00 s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10,0 m/s2, determine a altura máxima atingida pela bola.  
  21. 21. FASEH 2015
    Após um longo dia de estudos, uma estudante resolveu se distrair jogando Angry Birds. Nesse jogo, pássaros são lançados por meio de um estilingue (elástico) em direção a obstáculos a fim de destruí-los. Durante o jogo, a estudante se lembrou que acabara de estudar lançamento oblíquo e conseguiu relacionar o jogo a essa matéria. Após fazer essa relação, é CORRETO afirmar que a estudante concluiu que:
  22. 22. PUC-MG 2009
    Um arqueiro atira uma flecha, que percorre uma trajetória parabólica vertical até atingir o alvo. O que acontece no ponto mais alto da trajetória da flecha?
  23. 23. PUC-MG 2012
    Um avião voa a 100m/s em relação ao solo, horizontalmente, a certa altura. Em dado momento, o avião solta um pacote, que atinge o solo em 30 segundos. A componente horizontal da velocidade do pacote, relativamente ao solo, desconsiderando-se a resistência do ar, é em m/s igual a:
  24. 24. PUC-RJ 2010
    Um super atleta de salto em distância realiza o seu salto procurando atingir o maior alcance possível. Se ele se lança ao ar com uma velocidade cujo módulo é 10 m/s, e fazendo um ângulo de 45° em relação a horizontal, é correto afirmar que o alcance atingido pelo atleta no salto é de: (Considere g = 10 m/s2)
  25. 25. UFSJ 2005
    Partindo da cidade de São João del-Rei, um automóvel desloca-se sucessivamente pelos seguintes trechos retilíneos: 100 km no sentido leste, 70 km no sentido norte, 50 km no sentido oeste, 30 km no sentido norte e 50 km no sentido oeste. Ao final da viagem, o automóvel terá um deslocamento resultante de
  26. 26. UPE 2012
    Um projétil é lançado obliquamente com velocidade inicial vo = 100 m/s, numa direção que forma com a horizontal um ângulo θ. Qual o valor do alcance horizontal do lançamento, considerando que g = 10 m/s², sen θ = 0,8 e cos θ = 0,6?
  27. 27. PUC-RJ 2015
    Uma bola é lançada com velocidade horizontal de 2,5 m/s do alto de um edifício e alcança o solo a 5,0 m da base do mesmo.   Despreze efeitos de resistência do ar e indique, em metros, a altura do edifício. Considere: g = 10 m/s2
  28. 28. UNIPAM 2011
    A distância entre as duas metas de um campo de futebol é de 100 m. Um goleiro chuta a bola a partir do solo, com ângulo de elevação de 60° em relação à horizontal, de tal maneira que a bola chega à meta do goleiro adversário em 10 s. É CORRETO afirmar que a velocidade de lançamento vale, em m/s, Dados: sen(60°) = 0,87; cos(60°) = 0,5
  29. 29. PUC-RJ 2008
    Em um campeonato recente de vôo de precisão, os pilotos de avião deveriam “atirar” um saco de areia dentro de um alvo localizado no solo. Supondo que o avião voe horizontalmente a 500 m de altitude com uma velocidade de 144 km/h, e que o saco é deixado cair do avião, ou seja, no instante do “tiro” a componente vertical do vetor velocidade é zero, podemos afirmar que: Considere a aceleração da gravidade g = 10m/s2 e despreze a resistência do ar)
  30. 30. PUC-RJ 2009
    Um pacote do correio é deixado cair de um avião que voa horizontalmente com velocidade constante. Podemos afirmar que (desprezando a resistência do ar):
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login