Exercícios de Movimento Circular Uniforme

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Movimento Circular Uniforme dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    Uma roda gigante descreve 1/4 de volta em 25 s. O período e a frequência dessa roda gigante valem respectivamente:
  2. 2. Stoodi
    Um carrinho em movimento circular tem frequência de 600 rpm. Se a trajetória tem 10 cm de raio, então a velocidade angular e linear valem respectivamente: (Adote =3)
  3. 3. Stoodi
    Um ciclista percorre uma pista circular de raio igual a 20 m, fazendo um quarto de volta a cada 5,0 s. Para esse movimento, a velocidade linear em m/s vale:
  4. 4. Stoodi
    Um atleta corre em uma pista circular, e a cada 10 minutos completa 12 voltas. A frequência, em Hz, e o período, em segundos, valem respectivamente:
  5. 5. UESPI
    A figura ilustra duas polias de raios R1 = 0,1 m e R2 = 0,3 m que giram em sentidos opostos. Sabe-se que não há escorregamento na região de contato entre as polias. A polia 1 gira com frequência  f1 = 600 Hz. Nestas circunstâncias, qual é a frequência f2 de rota­ção da polia 2?
  6. 6. UEL 1997
    Um ciclista percorre uma pista circular de raio igual a 20 m, fazendo um quarto de volta a cada 5,0 s. Para esse movimento, a frequência em Hz. e a velocidade angular em rad/s são, respectivamente
  7. 7. UNIFESP 2006
    Pai e filho passeiam de bicicleta e andam lado a lado com a mesma velocidade. Sabe-se que o diâmetro das rodas da bicicleta do pai é o dobro do diâmetro das rodas da bicicleta do filho. Pode-se afirmar que as rodas da bicicleta do pai giram com
  8. 8. Stoodi
    Um corpo tem a seguinte função horária do espaço angular: Qual das alternativas abaixo descreve a situação desse corpo no instante t = 0?
  9. 9. CPS 2007
    Apesar de toda a tecnologia aplicada no desenvolvimento de combustíveis não poluentes, que não liberam óxidos de carbono, a bicicleta ainda é o meio de transporte que, além de saudável, contribui com a qualidade do ar. A bicicleta, com um sistema constituído por pedal, coroa, catraca e corrente, exemplifica a transmissão de um movimento circular. Pode-se afirrnar que, quando se imprime aos pedais da bicicleta um movimento circular uniforme, I. o movimento circular do pedal é transmitido à coroa com a mesma velocidade angular. II. a velocidade angular da coroa é igual a velocidade linear na extremidade da catraca. III. cada volta do pedal corresponde a duas voltas da roda traseira, quando a coroa tem diâmetro duas vezes maior que o da catraca. Está correto o contido em apenas
  10. 10. UFMG 1994
    A figura a seguir representa tres bolas, A, B e C, que estão presas entre si por cordas de 1,0 m de comprimento cada uma. As bolas giram com movimento circular uniforme, sobre um plano horizontal sem atrito, mantendo as cordas esticadas. A massa de cada bola e igual a 0,5 kg, e a velocidade da bola C é de 9,0 m/s. A alternativa que indica como se relacionam as velocidades tangenciais VA, Vb e Vc das bolas A, B e C e seus respectivos períodos TA, TB e TC é
  11. 11. UFSM
    Uma bicicleta percorre 60 m em 10 s, em movimento uniforme. Se as rodas têm 40 cm de raio, a frequência de seu movimento em torno do eixo será de aproxi­madamente:
  12. 12. ENEM 2013
    Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear. Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?
  13. 13. Stoodi
    Um motor, de raio a = 10 cm, possui velocidade linear de 120 cm/s em sua periferia,  tem acoplado ao seu eixo uma polia de raio b = 2 cm que está interligada por uma correia a uma polia de raio c = 5 cm. A frequência de rotação da polia c, em Hz, vale:
  14. 14. UNITAU 1995
    Uma esfera oca feita de papel tem diâmetro igual a 0,50 m e gira com determinada frequência f0, conforme figura adiante. Um projétil é disparado numa direção que passa pelo equador da esfera, com velocidade v = 500 m/s. Observa-se que, devido à frequência de rotação da esfera, a bala sai pelo mesmo orifício feito pelo projétil quando penetra na esfera. A frequência f0 da esfera é:
  15. 15. UNESP 1989
    Duas polias, A e B, de raios R e R', com R
  16. 16. ENEM 2016
    A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, com os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa um sistema de engrenagens mostrada. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens, fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro. A frequência de giro do ponteiro, em RPM, é
  17. 17. UNESP 1990
    Um farol marítimo projeta um facho de luz contínuo, enquanto gira em torno do seu eixo à razão de 10 rotações por minuto. Um navio, com o costado perpendicular ao facho, está parado a 6 km do farol. Com que velocidade um raio luminoso varre o costado do navio?
  18. 18. FEI 1994
    Um móvel em trajetória circular de raio r = 5 m parte do repouso corn aceleração angular constante de 10 rad/s2. Quantas voltas ele percorre nos 10 primeiros segundos?
  19. 19. UFPR 2012
    Um ciclista movimenta-se com sua bicicleta em linha reta a uma velocidade constante de 18 km/h. O pneu, devidamente montado na roda, possui diâmetro igual a 70 cm. No centro da roda traseira, presa ao eixo, há uma roda dentada de diâmetro 7,0 cm. Junto ao pedal e preso ao seu eixo há outra roda dentada de diâmetro 20 cm. As duas rodas dentadas estão unidas por uma corrente, conforme mostra a figura. Não há deslizamento entre a corrente e as rodas dentadas. Supondo que o ciclista imprima aos pedais um movimento circular uniforme, assinale a alternativa correta para o número de voltas por minuto que ele impõe aos pedais durante esse movimento. Nesta questão, considere = 3.
  20. 20. Stoodi
    De acordo com a função horária do espaço angular: Qual o período de movimento desse corpo em segundos?
  21. 21. FUVEST 1995
    Dois carros percorrem uma pista circular, de raio R, no mesmo sentido, com velocidades de módulos constantes e iguais a v e 3v. 0 tempo decorrido entre dois encontros sucessivos vale:
  22. 22. Stoodi
    Um móvel, em trajetória circular de raio 40 m, possui velocidade escalar linear média igual a 60 m/s. Qual a variação angular em 3 s?
  23. 23. Stoodi
    Duas polias de raios a = 6 m e b = 2 m estão acopladas entre si por meio de uma correia, como mostra a figura a seguir. A polia maior gira em torno do seu eixo, levando um tempo T = 1,5 s para completar uma volta. A frequência da polia menor em Hz, vale:
  24. 24. Stoodi
    A velocidade angular dos ponteiros da hora e dos minutos de um relógio, em rad/h, valem, respectivamente:
  25. 25. UNICAMP 2016
    A demanda por trens de alta velocidade tem crescido em todo o mundo. Uma preocupação importante no projeto desses trens é o conforto dos passageiros durante a aceleração. Sendo assim, considere que, em uma viagem de trem de alta velocidade, a aceleração experimentada pelos passageiros foi limitada a amax = 0,09g, onde g = 10 m/s2 é a aceleração da gravidade.  Se o trem acelera a partir do repouso com aceleração constante igual a amax, a distância mínima percorrida pelo trem para atingir uma velocidade de 1080 km/h corresponde a  
  26. 26. FUVEST 2002
    Satélites utilizados para telecomunicações são colocados em órbitas geoestacionárias ao redor da Terra, ou seja, de tal forma que permaneçam sempre acima de um mesmo ponto da superfície da Terra. Considere algumas condições que poderiam corresponder a esses satélites: I - ter o mesmo período, de cerca de 24 horas II - ter aproximadamente a mesma massa III - estar aproximadamente à mesma altitude IV - manter-se num plano que contenha o círculo do equador terrestre O conjunto de todas as condições, que satélites em órbita geoestacionária devem necessariamente obedecer, corresponde a
  27. 27. FUVEST 1999
    Um caminhão, com massa total de 10.000 kg, está percorrendo uma curva circular plana e horizontal a 72km/h (ou seja, 20m/s) quando encontra uma mancha de óleo na pista e perde completamente a aderência. O caminhão encosta então no muro lateral que acompanha a curva e que o mantém em trajetória circular de raio igual a 90m. O coeficiente de atrito entre o caminhão e o muro vale 0,3. Podemos afirmar que, ao encostar no muro, o caminhão começa a perder velocidade à razão de, aproximadamente,
  28. 28. ENEM 2009
    O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009.   Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s²), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente,  
  29. 29. ENEM 2018
    Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu. Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:
  30. 30. ITA 2003
    Utilizando o modelo de Bohr para o átomo, calcule o número aproximado de revoluções efetuadas por um elétron no primeiro estado excitado do átomo de hidrogênio, se o tempo de vida do elétron, nesse estado excitado, é de 10-8 s. São dados: o raio da órbita do estado fundamental é de 5,3 x10-11 m e a velocidade do elétron nesta órbita é de 2,2 x106 m/s .
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login