Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Espelho Plano

Voltar para exercícios de Física

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Espelho Plano dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - CFTMG 2013
    Diversos tipos de espelhos podem ser utilizados em aparelhos tais como telescópio, binóculos e microscópios. A figura a seguir representa um objeto puntiforme em frente a um espelho plano. Considerando-se a reflexão da luz nesse espelho proveniente do objeto, sua imagem será formada na região: a
  2. 2. CEFET-CE 2005
    Observando as imagens formadas por dois espelhos planos de um objeto entre eles colocado, Syned, um curioso aluno, verifica que, para determinado ângulo, formam-se 5 imagens, entretanto, fazendo variar o ângulo entre os espelhos, o número de imagens diminui. Pode-se concluir que:
  3. 3. UFPB 2010
    A figura a seguir mostra dois espelhos planos, E1 e E2, que formam um ângulo de 140° entre eles. Um raio luminoso R1 incide e é refletido no espelho E1, de acordo com a figura a seguir Nessa situação, para que o raio refletido R2 seja paralelo ao espelho E2, o ângulo de incidência de R1 no espelho E1 deve ser de:
  4. 4. UNESP 2002
    Dois objetos, A e B, encontram-se em frente de um espelho plano E. como mostra a flgura. Um observador tenta ver as imagens desses objetos formadas pelo espelho, colocando-se em diferentes posições, 1, 2, 3, 4 e 5, como mostrado na figura. O observador verá as imagens de A e B superpondo-se uma à outra quando se colocar na posição
  5. 5. UFRGS 2013
    Nos diagramas abaixo, O representa um pequeno objeto luminoso que está colocado diante de um espelho pIano P, perpendicular a página, ambos imersos no ar; I representa a imagem do objeto formada pelo espelho, e o olho representa a posição de quem observa a imagem. Qual dos diagramas abaixo representa corretamente a posição da imagem e o traçado dos raios que chegam ao observador?
  6. 6. UECE 2009
    Você esta em pé em uma sala, parado diante de um espelho vertical no qual pode ver, apenas, dois terços de seu corpo. Considere as ações descritas a seguir I. Afastar-se do espelho. II. Aproximar-se do espelho. III. Usar um espelho maior, cuja altura o permita ver seu corpo inteiro quando você esta na sua posição inicial. Você gostaria de ver seu corpo inteiro refletido no espelho. Para atingir seu objetivo, das ações listadas anteriormente, você pode escolher :
  7. 7. UNIFOR 2014
    O ângulo entre dois espelhos planos é de 20°. Um objeto de dimensões desprezíveis e colocado em uma posição tal que obterá varias imagens formadas pelo conjunto de espelhos. Das imagens observadas, assinale na opção abaixo, quantas serão enantiomorfas.
  8. 8. UFRGS 2008
    A figura a seguir representa a vista frontal de Homer comendo em frente a dois espelhos planos, posicionados perpendicularmente entre si. Assinale a alternativa que representa a imagem que Homer observa nos espelhos.
  9. 9. UEM 2013
    Na noite do réveillon de 2013, Lucas estava usando uma camisa com o ano estampado na mesma. Ao visualizá-la através da imagem refletida em um espelho plano, o número do ano em questão observado por Lucas se apresentava da seguinte forma
  10. 10. FAAP 1996
    O ângulo entre o raio refletido e o raio incidente é 72°. O ângulo de incidência é:
  11. 11. UNEMAT 2006
    Num laboratório de óptica, um estudante ao medir o ângulo formado entre o raio incidente e o raio refletido encontrou o valor de 120°. Diante desse dado, pode-se dizer que o valor do ângulo de incidência é igual a:
  12. 12. PUC-MG
    Num relógio de ponteiros, cada número foi substituído por um ponto. Uma pessoa, ao observar a imagem desse relógio refletida em um espelho plano, lê 8 horas. Se fizermos a leitura diretamente no relógio, verificaremos que ele está marcando:
  13. 13. UEMA 2009
    Colocando-se uma garrafa entre dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 30º, o número de imagens da garrafa vistas por um observador que se posiciona de maneira frontal é:
  14. 14. PUC-PR
    Piero, que utiliza seu relógio na mão esquerda, coloca-se a três metros de um espelho plano. O garoto levanta a mão esquerda. Analise as afirmações a seguir:  I - Piero vê sua imagem a seis metros de si II - A imagem é invertida, isto é, está com os pés para cima.  III - A imagem levanta a mão que não possui relógio.  IV - A imagem tem a mesma altura do garoto.  Assinale a única alternativa correta: 
  15. 15. UNIPAM 2011
    Um motorista dirige seu carro por uma estrada plana e tranquila. No instante em que desenvolve uma velocidade constante v0, em relação ao asfalto, ele observa, pelo espelho plano retrovisor que está do seu lado, a imagem de uma bela árvore à beira da estrada. A velocidade de afastamento da imagem em relação à árvore é
  16. 16. PUC-MG 2012
    Foi René Descartes, em 1637, o primeiro a discutir claramente a formação do arco-íris. Ele escreveu: “Considerando que esse arco-íris aparece não apenas no céu, mas também no ar perto de nós, sempre que haja gotas de água iluminadas pelo Sol, como podemos ver em certas fontes, eu imediatamente entendi que isso acontece devido apenas ao caminho que os raios de luz traçam nessas gotas e atingem nossos olhos. Ainda mais, sabendo que as gotas são redondas, como fora anteriormente provado e, mesmo que sejam grandes ou pequenas, a aparência do arco-íris não muda de forma nenhuma, tive a ideia de considerar uma bem grande, para que pudesse examinar melhor...”  Assinale os fenômenos ópticos responsáveis pela formação do arco-íris:
  17. 17. UFJF 2013
    Em relação aos princípios de óptica, julgue as afirmativas abaixo.     I) Um raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo é refletido em uma direção que passa pelo seu foco principal.   II) Dizer que um meio é menos refringente que o outro significa dizer que seu índice de refração é maior em relação ao anterior.   III) A luz monocromática, ao refratar-se, estabelece uma relação constante entre o produto da tangente do ângulo – que se forma entre o raio e a normal – e o índice de refração.   IV) O ângulo de incidência para que ocorra reflexão interna total é independente dos índices de refração dos meios.   V) O espelho plano forma imagens virtuais.     Marque a alternativa CORRETA.
  18. 18. UFAC 2008
    Um espelho plano sofre um giro de 30° em torno de um eixo contido no seu plano. Qual o ângulo de giro do raio refletido?
  19. 19. UEMG 2015
    “Em qual dos dois espelhos acredito, no que me põe melhor ou no que dá vontade de nunca mais sair de casa?” PRADO, 2011, 2014, p. 18.   Nas casas, é comum o uso de três tipos de espelhos. Um deles sempre forma uma imagem menor, reduzindo os problemas do nosso rosto, encorajando-nos. O outro mostra o nosso rosto e os problemas dele, do jeito que eles são. E o terceiro aumenta a imagem do rosto, aumentando nossos defeitos faciais, tirando a nossa vontade de sair de casa.     Esses três espelhos citados são, respectivamente,
  20. 20. UFU 2014
    Em um ambiente totalmente escuro, é feito um experimento, que consiste em colocar nesse ambiente uma pessoa com visão normal, diante de uma folha em branco, de um gato preto e de um espelho plano.   Qual desses três elementos a pessoa verá no ambiente?
  21. 21. UPE 2013
    Suponha que agora você está em uma sala com quatro paredes. Se as paredes frontal e lateral à sua direita fossem espelhos planos, quantas imagens de você mesmo poderiam ser observadas?
  22. 22. UNB 2014
    A ocupação humana nas planícies costeiras do litoral norte-paulista e do litoral sul-fluminense preocupa a comunidade científica. Por suas características climáticas e geológicas, essas regiões têm presença certa no mapa das más notícias, como as de dilúvios e deslizamentos de terra, muitas vezes, fatais. Caraguatatuba (SP), Ubatuba (SP), Parati (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Mangaratiba (RJ) são alguns dos locais que podem servir de palco para tragédias. E aqui vai uma boa-nova: está prestes a ser concluído o primeiro mapeamento digital em alta resolução, que permitirá monitoramento detalhado desses municípios. Mapeamento de risco para o litoral brasileiro. In: Revista Ciência Hoje, n.º 303, vol. 51, maio/2013 (com adaptações).     A “alta resolução” do mapeamento digital, a que se refere o texto, está relacionada à
  23. 23. UFSCAR
    Durante o dia, uma pessoa dentro de casa olha através do vidro de uma janela e enxerga o que está do lado de fora. À noite, a pessoa olha através da mesma janela e enxerga sua imagem refletida pelo vidro, não enxergando o que está do lado de fora.   Assinale a alternativa que melhor explica a situação descrita.
  24. 24. UPE 2012
    Um raio luminoso reflete-se em um espelho plano. O ângulo entre os raios incidente e refletido mede 60º. Qual é o ângulo que o raio refletido forma com a superfície do espelho?
  25. 25. UEMG 2006
    Assinale a alternativa que completa corretamente o seguinte enunciado abaixo: Podem formar imagens do mesmo tamanho do objeto os espelhos 
  26. 26. UEMG 2015
    Um espelho reflete raios de luz que nele incidem. Se usássemos os espelhos para refletir, quantas reflexões interessantes poderíamos fazer. Enquanto a filosofia se incumbe de reflexões internas, que incidem e voltam para dentro da pessoa, um espelho trata de reflexões externas.   Mas, como escreveu Luiz Vilela, “você verá.”   Você está diante de um espelho plano, vendo-se totalmente. Num certo instante, e é disso que é feita a vida, de instantes, você se aproxima do espelho a 1,5 m/s e está a 2,0 m de distância do espelho.   Nesse instante, a sua imagem, fornecida pelo espelho, estará
  27. 27. UDESC 2010
    Um estudante pretende observar inteiramente uma árvore de 10,80 m de altura, usando um espelho plano de 80,0 cm. O estudante consegue seu objetivo quando o espelho está colocado a 5,0 m de distância da árvore. A distância mínima entre o espelho e o estudante é: 
  28. 28. UPE 2011
    A respeito dos espelhos planos, analise as afirmações a seguir:   I. Nos espelhos planos, o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência. II. Para um espelho plano, pontos-objetos e pontos-imagens, têm-se naturezas contrárias: se o objeto é real, a imagem é virtual e vice-versa. III. São formadas três imagens de um objeto, quando este é colocado entre dois espelhos planos, que formam entre si um ângulo de 90°.   Está CORRETO o que se afirma em
  29. 29. PUC-RS 2013
    Um estudante, para analisar o fenômeno da reflexão da luz, realizou uma série de experiências nas quais fez um raio luminoso incidir num espelho plano, medindo os ângulos de incidência (i) e de reflexão (r) em relação à direção normal ao espelho. Em seguida, construiu um gráfico do ângulo de reflexão em função do ângulo de incidência numa mesma escala. O gráfico construído pelo estudante é, tomando como referência o eixo das abscissas, uma
  30. 30. FCMMG 2006
    Uma pessoa está de pé, encostada numa parede que fica em frente a uma janela. Ela vê a borda superior dessa janela projetada no chão através do azulejo quase espelhado. A pessoa sabe que tem uma altura de 1,70 m, que a imagem da borda superior da janela está a 6 azulejos de seus pés e que a parede onde se encontra a janela está a 18 azulejos de seus pés. Com esses dados, calculou, com base nas leis da reflexão da luz, a distância da borda superior da janela até o chão. Tal distância é, aproximadamente:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login