Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Vetores dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UTFPR 2013
    (Adaptada) Analise as alternativas e marque a única que apresenta apenas grandezas físicas vetoriais.
  2. 2. Stoodi
    Os vetores  e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 6. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .
  3. 3. Stoodi
    Determine os módulos das projeções do vetor  nos eixos x e y.  Dados: =  10 cm sen 30° = 1/2 cos 30º =
  4. 4. UFRJ 1998
    (Modificada) Dentre as grandezas físicas relacionadas a seguir, assinale a que é escalar.
  5. 5. Stoodi
    Dado o vetor , assinale a alternativa que representa corretamente o vetor .
  6. 6. Stoodi
    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 4. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .
  7. 7. Stoodi
    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a e 1. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor . Dados: sen 30° = 1/2 cos 30° =
  8. 8. Stoodi
    Dados os vetores , , e abaixo, assinale a alternativa que representa corretamente o vetor .
  9. 9. Stoodi
    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 6. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .
  10. 10. Stoodi
    Determine os módulos das projeções do vetor  nos eixos x e y.  Dados: =  10 cm sen 60° = cos 60º = 1/2
  11. 11. EPCAR (AFA) 2013
    Sejam três vetores . Os módulos dos vetores são, respectivamente, 6u e 8u. O módulo do vetor vale 10u, já o módulo do vetor é nulo. Sendo o vetor , tem-se que o módulo de  é igual a:
  12. 12. PUC-RJ 2012
    O vetor posição de um objeto em relação à origem do sistema de coordenadas pode ser desenhado como mostra a figura. Calcule o módulo em metros deste vetor.
  13. 13. FCC
    Qual é a relação entre os vetores representados na figura?
  14. 14. Stoodi
    Qual das alternativas apresenta duas notações corretas para dizemos que um vetor  tem módulo igual a 5?
  15. 15. UNIRIO 2000
    Considere os vetores ; anteriormente representados. O vetor ' tal que é:
  16. 16. PUC
    Para o diagrama vetorial abaixo, a única igualdade correta é:  
  17. 17. MACK 1998
    Com seis vetores de módulos iguais a 8 u, construiu-se o hexágono regular abaixo. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é:  
  18. 18. CEFET-MG 2010
    Considere os vetores e  desenhados abaixo. A operação vetorial  está melhor representada pelo segmento orientado de reta em
  19. 19. EPCAR (AFA) 2011
    Considere que dois vetores fazem entre si um ângulo de 60°, quando têm suas origens sobre um ponto em comum. Além disso, considere também, que o modulo de e duas vezes maior que o de , ou seja, B = 2A. Sendo o vetor soma e o vetor diferença , a razão entre os módulos vale
  20. 20. UNISC 2009
    Para representar a força-peso, utilizamos um segmento de reta denominado vetor. Assim, quando da sua representação, a força-peso sempre deve apresentar
  21. 21. UFLA 2014
    Duas forças F1 e F2, perpendiculares entre si, agem sobre um corpo. Se seus módulos são F1=20,0 N e F2=15,0 N, indique a força resultante no objeto.
  22. 22. UFLA 2014
    Considere que os módulos das componentes ortogonais de um determinado vetor força são 12 N e 16 N. É CORRETO afirmar que o módulo desse vetor é igual a:
  23. 23. PUC-RJ 2015
    Duas forças perpendiculares entre si e de módulo 3,0 N e 4,0 N atuam sobre um objeto de massa 10 kg.   Qual é o módulo da aceleração resultante no objeto, em m/s2?
  24. 24. UFSJ 2005
    Partindo da cidade de São João del-Rei, um automóvel desloca-se sucessivamente pelos seguintes trechos retilíneos: 100 km no sentido leste, 70 km no sentido norte, 50 km no sentido oeste, 30 km no sentido norte e 50 km no sentido oeste. Ao final da viagem, o automóvel terá um deslocamento resultante de
  25. 25. UFV 2010
    Um passageiro de um trem move-se ao longo do corredor de um vagão, afastando-se do maquinista com uma velocidade de módulo 4 km/h. Um observador parado na estação vê, nesse instante, o trem passar com velocidade de módulo 80 km/h. A velocidade do passageiro em relação ao observador na estação é: 
  26. 26. UFSJ 2004
    Todas as grandezas listadas abaixo são vetoriais, EXCETO
  27. 27. PUC-RJ 2010
    Um pequeno avião está acelerado, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45° com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2 considerando g = 10 m/s2, a componente vertical tem módulo de:
  28. 28. UFJF 2016
    Galileu, em seu livro “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”, apresentou a independência dos movimentos para, entre outras coisas, refutar a imobilidade da Terra. Em um de seus exemplos, ele descreve o seguinte: imagine um canhão na posição horizontal sobre uma torre, atirando paralelamente ao horizonte. Não importa se a carga da pólvora é grande ou pequena, e o projétil caia a 100m ou 500m, o tempo que os projéteis levam para chegar ao chão é o mesmo. (Texto adaptado do Livro Diálogo sobre os dois Principais Sistemas do Mundo). Em relação ao texto e à independência dos movimentos, julgue os itens abaixo:   I ) o texto apresenta uma ideia errada, pois a bala de canhão que percorre o maior trajeto permanece por maior tempo no ar; II ) os tempos de lançamento das duas balas de canhão são os mesmos quando comparados ao tempo de queda de uma terceira bola que é abandonada da boca do canhão e cai até a base da torre; III ) o texto não apresenta uma ideia correta sobre o lançamento de projéteis, pois quanto maior a carga, maior o tempo que a bala de canhão permanece no ar; IV ) o movimento da bala de canhão pode ser dividido em dois movimentos independentes: um na vertical, e outro na horizontal.   Os seguintes itens são CORRETOS:  
  29. 29. UFRGS 2011
    Um objeto é lançado da superfície da Terra ver­ticalmente para cima e atinge a altura de 7,2 m. (Considere o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e despreze a resistência do ar.)   Sobre o movimento do objeto, são feitas as seguintes afirmações:   I - Durante a subida, os vetores velocidade e aceleração têm sentidos opostos. II - No ponto mais alto da trajetória, os vetores velocidade e aceleração são nulos. III - Durante a descida, os vetores velocidade e aceleração têm mesmo sentido.
  30. 30. UNIOESTE 2008
    Considere a seguinte situação: uma bola de futebol foi chutada por um jogador formando um ângulo de 30º em relação à horizontal com uma velocidade inicial de módulo 20,0 m/s, passando a executar um movimento em duas dimensões, em um plano vertical. Suponha que a resistência do ar seja desprezível e que a aceleração da gravidade não varie, tendo sempre o valor de 10,0 m/s² . Com base no enunciado acima, considere as afirmativas a seguir: I. A força que acelera a bola de futebol tem um valor que depende da altura na qual a bola estiver situada. II. O movimento da bola de futebol pode ser decomposto nas direções horizontal e vertical e os movimentos nas duas direções podem ser considerados independentes entre si. III. A quantidade de movimento da bola é uma grandeza escalar que se conserva durante o movimento da bola. IV. A energia mecânica da bola é uma grandeza escalar que pode ser expressa em kW.h e que se conserva durante o movimento da bola. Estão corretas apenas as afirmativas:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login