G1 - CFTCE 2004

A incorporação da Austrália e da Nova Zelândia ao capitalismo europeu deu-se de forma diversa da ocorrida com os continentes africano, asiático e americano. Vários episódios contam a história de ocupação e crescimento populacional e econômico daquela região.
Considere os textos a seguir

(01) Enquanto África, Ásia e América passaram a integrar o horizonte geográfico dos europeus já nos séculos XV e XI, Austrália e Nova Zelândia só foram efetivamente incorporadas já nos séculos XVIII e XIX.
(02) Com a independência dos Estados Unidos (1776), a Grã Bretanha perdeu o local para onde mandava seus condenados e criminosos. O Brasil surgiu, então, como alternativa para abrigar os condenados britânicos.
(03) As terras australianas não ofereciam condições naturais atraentes para ocupação por parte dos ingleses, o que favoreceu o atraso daquela região.
(04) Houve descoberta de terras férteis - propícias para o desenvolvimento da agricultura em terras australianas.
(05) A Austrália oferecia grande potencial para a descoberta de ouro em vários locais do território por volta de 1850, atraindo milhares de colonizadores, os quais contribuíram bastante para sua ocupação.

A soma das opções verdadeiras com relação as descrições que relatam esse episódio está no item:

Escolha uma das alternativas.