Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

G1 - CPS 2005

Leia o trecho sobre HIV/AIDS a seguir, extraído de um artigo que discute a trajetória da epidemia. Nele as autoras apresentam alguns relatos de jovens de escolas noturnas de São Paulo, ao mesmo tempo em que tecem seus comentários.
"A camisinha é considerada eficaz para a AIDS, porém pouco prazerosa e frágil: 'é muito flninha, rasga com facilidade, parece uma bexiga'. Na verdade eles continuam sem saber como usá-Ia e isso tem sido descrito como o motivo maior de 'falha da camisinha'. A maioria dos programas não chega nos detalhes para ajudá-los a utilizar o preservativo adequadamente, param no 'use camisinha', ou esquecem de ressaltar que se trata de um processo de aprendizagem e de adaptação".
(PAIVA, Vera, BESSA, C. Peres. 'Jovens e Adolescentes em tempos de AIDS'. In Psicologia USP, vol. 13, n0. 1, São Paulo, 2000)

Com o objetivo de organizar programas de prevenção do HIV/AIDS, levando em consideração a aprendizagem e a adaptação dos jovens, foram feitas as seguintes propostas:

I. Discutir as escolhas contraceptivas com os jovens, seus planos sobre gravidez, vida familiar e oportunidades profissionais.
II. Não levar em consideração as diferenças de cultura, de raça, de pensamento, de opção sexual e de opinião do público-alvo.
III. Procurar conhecer os interesses, fé pessoal, problemas e necessidades do público-alvo.
IV. Estimular a inclusão dos pais, professores e comunidade organizada nos projetos de prevenção.

Assinale a alternativa que contém todas as medidas que procuram integrar a ideia de cidadania e direitos, aos temas da sexualidade.

Escolha uma das alternativas.