Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

G1 - CPS 2008

Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras adequadas:

ÍNDIA: UM MUNDO DE DIVERSIDADES, CONTRASTES E CONFLITOS
A Índia é um dos países com maior diversidade étnico-cultural. Com uma população atual em torno de 1,1 bilhão de habitantes, o país tem 18 línguas oficiais e mais de 1600 dialetos. Dentre essas línguas, encontra-se o ____(I)____, como herança direta da dominação imperialista sofrida pelo país.
Quanto à religião, as principais são o ____(II)____, que abarca 81% da população total, o islamismo (com 12%), além do cristianismo (6%), do sikhismo (2,2%) e do budismo (0,7%), entre outras.
Essa diversidade, porém, é fonte de numerosos conflitos étnico-religiosos e econômicos, principalmente entre hindus e muçulmanos no interior do país, mas também externamente, com o vizinho Paquistão, de maioria muçulmana, na disputa pela região conhecida como ____(III)____.
Uma das marcas desta cultura milenar é o arcaico sistema de ____(IV)____, abolido pela Constituição Federal em 1950, mas que ainda persiste, dividindo a sociedade em grupos rigidamente diferenciados e realimentando uma grande desigualdade social.

As lacunas do texto são corretamente preenchidas com: