Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Sociologia

Listagem de exercícios

G1 - IFSC 2014

No Brasil, o futebol conquistou adeptos na incipiente classe trabalhadora do Rio de Janeiro, o que levou alguns intelectuais a condená-lo. O escritor mulato Lima Barreto, por exemplo, foi um dos organizadores da Liga Contra o Futebol. Mais tarde, o romancista Graciliano Ramos também iria questionar o esporte bretão, dizendo que o futebol não iria conquistar o sertão. Já o escritor Coelho Neto, figurão bem situado na sociedade carioca, não só foi entusiasta do futebol como dois de seus filhos, Mano e Preguinho, tornaram-se grandes jogadores. Ele morava em frente ao campo do Fluminense e virou torcedor desvairado de um clube que não aceitava negros em seu time.

Disponível em: http://resistenciacoral.blogspot.com.br/2010/06/vencer-ou-morrer-futebol-geopolitica-e.html. Acesso: 27 fev. 2014. [Adaptado]

Leia e analise as afirmações abaixo:

I. De acordo com o texto acima, o futebol no Brasil era praticado por todas as classes sociais e em todos os recantos.
II. Infere-se do texto acima, que o futebol moderno tem suas origens na Ásia.
III. Considerando o texto acima, inicialmente, havia restrições da inclusão de afrodescentes nos clubes de futebol no Brasil.
IV. As relações entre Estado e futebol sempre foram nebulosas, muito especialmente nos Estados autoritários, o que, porém, não equivale a dizer que dirigentes eleitos democraticamente também não tenham procurado se apropriar do prestígio que o esporte oferece.

Assinale a alternativa CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.