G1 - IFSP 2014

Afinal, o que são bernes?

São larvas de moscas da espécie Dermatobia hominis, que penetram na pele dos mamíferos e se alimentam de tecido vivo, podendo ficar até 40 dias no animal.

D. hominisé um inseto que vive em habitações humanas ou em áreas próximas delas e pode chegar a pouco mais de 1,0 cm de comprimento. Essa mosca possui abdômen de cor metálica e seu ciclo larval se desenvolve na pele de alguns animais, constituindo o “berne”.

Quando adulta põe seus ovos em outras espécies de moscas, que os transportam, permitindo a saída das larvas quando estão sobre a pele de animais de sangue quente (mamíferos e aves). O aspecto da lesão é semelhante a um furúnculo, devido à presença de um pequeno orifício, por onde a larva respira.

Durante essa fase, a larva se alimenta de tecido necrosado, até o momento de sua saída para o ambiente, quando irá se transformar em pupa e, finalmente, em um indivíduo adulto. Os bernes podem acometer diversas espécies animais, principalmente mamíferos (inclusive a espécie humana), em áreas onde há vegetação, capineiras, bambuzais, capoeiras etc.

(http://www.agendapet.com.br/2012/09/bernes-o-que-sao-os-males-que-trazem.html, Acesso em: 17.11.2013.Adaptado)

Baseando-se nas informações do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.