Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIPAM 2013

A China tem se consolidado nos últimos anos como uma grande potência políticoeconômica do século XXI. Atualmente, é uma das principais origens e destinos mundiais de comércio e de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), além de possuir uma das mais bem posicionadas indústrias em relação à competitividade. Assim, a China se constitui em uma das maiores economias do mundo em termos absolutos e relativos.

Disponível em: http://www.sae.gov.br. Acesso em: 22 set. 2012 (adaptado).

 

Considerando a emergência econômica da China, analise a veracidade dos fatos abaixo que permitiram à China alcançar o atual nível de crescimento econômico.

 

I. O início de um processo de reforma do Estado, a partir da Queda do Muro de Berlim, o que possibilitou a democratização das estruturas de poder e a adoção do pluripartidarismo.

II. A política econômica de desvalorização da taxa de câmbio, desde meados da década de 1990, o que se tornou um elemento importante para os ganhos de competitividade do setor exportador.

III. A política industrial chinesa orquestrada em duas vertentes: industrialização e internacionalização.

IV. A política militar agressiva em relação aos países vizinhos, o que garante o comércio externo e os fluxos de investimentos estrangeiros da região.

V. As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) criadas a partir da década de 1980 com o objetivo de atrair investimentos de capital estrangeiro para o desenvolvimento da agricultura e, principalmente, da indústria.

 

Estão CORRETOS os fatos indicados nos itens

Escolha uma das alternativas.