Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

CEFET-MG 2015

Leia os fragmentos a seguir.

 

I. País muçulmano não árabe, mantém relações complicadas com os países árabes por causa de sua história e de sua cooperação militar com Israel. No futuro, a orientação do papel estratégico e geopolítico dependerá largamente de sua entrada ou não, ao fim das negociações em curso, na União Europeia.

II. A economia de mercado se implanta sob sua forma mais selvagem. O regime não é mais totalitário, mas autoritário. Teme o poder militar norte-americano e está empenhada em reafirmar seu poder, inclusive militar.

III. A rivalidade com os Estados Unidos, de natureza econômica, pode se tornar estratégica. Apesar disso, não contesta o modelo norte-americano, mas quer tomar a ponta na competição. Interessa-se hoje pela África e América Latina, para garantir a energia e as matérias-primas que lhe faltam. Afirma que sua emergência será pacífica.

BONIFACE, Pascal. VÉDRINE, Hubert. Atlas do mundo global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. (Adaptado).

 

A partir da análise do atual contexto econômico e geopolítico global, é correto afirmar que os fragmentos I, II e III referem-se, respectivamente, aos seguintes países: 
 

Escolha uma das alternativas.