Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFV 2005

Leia o texto a seguir

[...] Vistos durante a Revolução Cultural (1966-76) como o símbolo do colonialismo britânico e desperdício da escassa terra agricultável da China, os campos de golfe se espalharam rapidamente após 1984, data da abertura do primeiro clube depois da revolução de 1949.
A China tem hoje 176 campos de golfe [...]. A rápida proliferação dos campos levou o governo a suspender a construção de novos clubes, com o objetivo de preservar terra para a agricultura e poupar água. Os clubes atuais ocupam 37.000 hectares e há dezenas de outros em construção.
[...]
Até pouco tempo, os chineses eram minoria nos campos locais, mas a relação hoje se inverteu. A Associação de Jogadores de Golf da China estima em 24 mil o número de chineses entre os praticantes, 58% do total de jogadores no país.
(TREVISAN, Cláudia. China teme 'latinização' da sociedade. 'Folha de S. Paulo', 9 maio 2004. Mundo, p. 21.)

O texto acima se refere às contradições do processo de modernização em curso na China. Entretanto, esse processo vem sendo elogiado por especialistas em mercado como exemplo de modernização bem sucedida, devido às elevadas taxas de crescimento econômico sustentado por um longo período.
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta contradições sociais, resultantes do processo de modernização acelerada da China:

Escolha uma das alternativas.