PUC-PR 2007

Numa análise do que denominou de meio técnico-científico-informacional no espaço brasileiro, o geógrafo Milton Santos, apresentou o mapa abaixo, contendo os principais elementos dos sistemas de engenharia do transporte nacional. Observe com atenção o mapa.

Sobre a distribuição espacial das principais vias de transporte, portos e aeroportos do país, analise as afirmações adiante.

(  ) Há uma proporcionalidade entre as áreas das regiões geográficas do país e a concentração dos sistemas de vias de transportes, portos e aeroportos.
(  ) Na Região Nordeste, as hidrovias indicadas situam-se sobre duas importantes bacias hidrográficas que atravessam a região: a do São Francisco e a do Parnaíba.
(  ) Na Amazônia, os aeroportos domésticos se espalham por diversas cidades da região, em grande parte devido às dificuldades de outras formas de acesso - como o rodoviário e ferroviário - e para atender aos interesses das empresas extrativistas dos recursos minerais e florestais.
(  ) Se consideradas as extensões das malhas viárias, constata-se uma menor atenção voltada ao sistema ferroviário brasileiro na atualidade.
(  ) A concentração dos sistemas de engenharia de transporte na região sudeste e, de modo particular, no Estado de São Paulo, se explica principalmente pela importância econômica e demográfica dessa região e desse Estado no contexto nacional.
(  ) Regiões de colonização mais recente, o Centro-Oeste e o Norte, apresentam situação muito similar no que diz respeito à importância do sistema hidroviário na interligação de suas cidades e na circulação de suas mercadorias.
(  ) No Estado do Paraná, além do Aeroporto de Curitiba, os demais aeroportos indicados no mapa - os principais do interior do estado - são os de Foz do Iguaçu, Guarapuava e Londrina.

A alternativa que indica corretamente e na sequência as afirmações verdadeiras (com 'V') e as falsas (com 'F') é:

Escolha uma das alternativas.