UFRGS 2018

A(s) questão(ões) a seguir está(ão) relacionada(s) ao texto abaixo.
Nada mais importante para chamar a atenção sobre 1 uma verdade do que exagerá-la.
2 Mas também, nada mais perigoso, _________ um dia vem 3a 4 reação indispensável e 5a relega
injustamente para a categoria do erro, até que se efetue a operação difícil de 6 chegar a um
ponto de vista objetivo, sem desfigurá- 7 la de um lado nem de outro. 8É o que tem ocorrido com
o estudo da relação entre a obra e o seu condicionamento social, que a certa altura chegou a
ser vista como 9chave para compreendê-la, depois foi 10 rebaixada como falha de visão, — e
talvez só agora comece a ser proposta nos devidos termos.
11 De fato, antes se procurava mostrar que o valor e o significado de uma obra
dependiam de ela 12 exprimir ou não certo aspecto da realidade, e que este aspecto constituía o
que ela tinha de essencial. Depois, chegou-se à posição oposta, procurando-se mostrar que a
matéria de uma obra é secundária, e que a sua importância deriva das operações formais
postas em jogo, conferindo-lhe uma peculiaridade que a torna de fato independente de
13 quaisquer condicionamentos, sobretudo social, considerado inoperante como elemento de
compreensão. 14Hoje sabemos que a integridade da obra não permite adotar 15 nenhuma dessas
visões _________; e que só a podemos entender fundindo texto e contexto numa interpretação
16 dialeticamente íntegra, em que tanto o velho ponto de vista que 17 explicava pelos fatores
18 externos, quanto o outro, norteado pela 19convicção de que a estrutura é virtualmente
independente, se combinam como momentos 20 necessários do processo interpretativo.
Sabemos, ainda, que o 21 externo (no caso, o social) importa, não como causa, nem como
significado, mas como elemento que desempenha certo papel na constituição da estrutura,
tornando- 22 se, 23 portanto, interno.
Neste caso, saímos dos aspectos periféricos da sociologia, ou da história
sociologicamente orientada, para chegar a uma interpretação estética que assimilou a
dimensão social como fator de arte. Quando isto se dá, ocorre o24 paradoxo assinalado
inicialmente: o externo se torna interno e a crítica deixa de ser sociológica, para ser apenas
crítica. Segundo esta ordem de ideias, o ângulo sociológico adquire uma validade maior do que
tinha. Em __________, não pode mais ser imposto como critério único, ou mesmo preferencial,
25 pois a importância de cada fator depende do caso a ser analisado. Uma crítica que se queira
integral deve 26 deixar de ser unilateralmente sociológica, psicológica ou 27 linguística, para
utilizar livremente os elementos capazes de conduzirem a uma interpretação coerente.
Adaptado de: CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed.
Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

Considere o trecho abaixo extraído do texto.

É o que tem ocorrido com o estudo da relação entre a obra e o seu condicionamento social,
que a certa altura chegou a ser vista como chave para compreendê-la, depois foi rebaixada
como falha de visão, — e talvez só agora comece a ser proposta nos devidos termos (ref. 8).

Se a palavra relação fosse substituída por vínculo, quantas outras palavras no trecho teriam
de ser modificadas para fins de correção gramatical?

Escolha uma das alternativas.