Exercícios de Pecuária e Drogas do Sertão

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Pecuária e Drogas do Sertão dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. FUVEST 2013
    A economia das possessões coloniais portuguesas na América foi marcada por mercadorias que, uma vez exportadas para outras regiões do mundo, podiam alcançar alto valor e garantir, aos envolvidos em seu comercio, grandes lucros. Além do açúcar, explorado desde meados do secqu XVI, e do ouro, extraído regularmente desde fins do XVII, merecem destaque, como elementos de exportação presentes nessa economia:
  2. 2. ESPM 2011
    As primeiras atividades econômicas praticadas pela colonização portuguesa no Brasil tiveram por cenário apenas o litoral do leste-nordeste brasileiros, sem que de modo sensível penetrassem no vago e misterioso sertão, ainda ocupado por tribos selvagens. Determinava essa situação o desinteresse econômico por qualquer tentativa de fixação de povoadores em regiões mais afastadas do mar. Assim enquanto sob os Reis Filipes penetravam os Vicentinos pelo sul na caça ao índio, ao mesmo tempo em que se sucediam as conquistas litorâneas em todo o nordeste, a solução encontrada para o povoamento do sertão forneceu-a (.........), atividade econômica essencialmente fixadora de população, mesmo escassas. (Hélio Viana. História do Brasil) O texto e o mapa referem-se a:
  3. 3. FUVEST 2015
    Se o açúcar do Brasil o tem dado a conhecer a todos os reinos e províncias da Europa, o tabaco o tem feito muito afamado em todas as quatro partes do mundo, em as quais hoje tanto se deseja e com tantas diligências e por qualquer via se procura. Há pouco mais de cem anos que esta folha se começou a plantar e beneficiar na Bahia [...I e, desta sorte, uma folha antes desprezada e quase desconhecida tem dado e dá atualmente grandes cabedais aos moradores do Brasil e incriveis emolumentos aos Erários dos príncipes. ANTONIL Andre João. Cultura e opuléncia do Brasil por suas drogas e minas. São Paulo: EDUSP, 2007. Adaptado. O texto acima, escrito por um padre italiano em 1711, revela que
  4. 4. UECE 2014
    A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século XVIII esteve ligada principalmente às relações de trabalho nela estabelecidas. Acerca dessas relações, é correto afirmar-se que
  5. 5.
    Apesar do predomínio da agromanufatura açucareira na economia colonial brasileira, a pecuária e a extração das "drogas do sertão" foram fundamentais. A esse respeito, podemos afirmar que:
  6. 6.
    Comercializavam-se alimentos produzidos na região e produtos importados [...]. Dentre os produtos produzidos na colônia, destacavam-se a farinha de mandioca, de milho e de trigo, feijão, açúcar, rapadura, aguardente, toucinho, charque e came fresca [...] peixe seco e fresco. Dentre os produtos importados, os de maior procura eram vinagre, azeite, vinho, bacalhau, azeitonas, pimenta-do-reino, especiarias [...I e sal. Fonte: BRAICK e MOTA. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2010. p. 84. Assim, aponte a afirmativa correta, quanto à situação brasileira no período colonial.
  7. 7.
    Com relação a economia do açúcar e da pecuária no nordeste durante o período colonial, é correto afirmar que:
  8. 8.
    Sobre o trabalho escravo no Rio Grande do Sul do século XIX, considere as seguintes afirmações. I. Deixou de ser utilizado nas estâncias de criação de gado, pois a atividade pecuária tornou-se exclusiva de trabalhadores livres. II. Promoveu o desenvolvimento da produção de charque e incrementou o tráfico de escravos para o Rio Grande do Sul. III. Esteve presente também nos espaços urbanos, para execução de serviços domésticos. Quais estão corretas?
  9. 9.
    O último quartel do século XVlll constitui uma nova etapa de dificuldades para a colônia. No Maranhão, entretanto, ocorreu uma euforia em virtude do aumento da produção do algodão. Celso Furtado. 'Formação Econômica do Brasil' Quanto à produção de algodão no Maranhão nas últimas décadas do século XVIII, é correto afirmar
  10. 10. ENEM 2010
    Os tropeiros foram figuras decisivas na formação de vilarejos e cidades do Brasil colonial. A palavra tropeiro vem de 'tropa' que, no passado, se referia ao conjunto de homens que transportava gado e mercadoria. Por volta do século XVlll, muita coisa era levada de um lugar a outro no lombo de mulas. O tropeirismo acabou associado ã atividade mineradora, cujo auge foi a exploração de ouro em Minas Gerais e, mais tarde, em Goiás. A extração de pedras preciosas também atraiu grandes contingentes populacionais para as novas areas e, por isso, era cada vez mais necessário dispor de alimentos e produtos básicos. A alimentação dos tropeiros era constituida por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos, os tropeiros comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. O feijão tropeiro é um dos pratos típicos da cozinha mineira e recebe esse nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado. Disponível em http://www.tribunadoplanalto.com.br. Acesso em: 27 nov. 2008. A criação do feijão tropeiro na culinária brasileira está relacionada à
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login