Exercícios de Baixa Idade Média - Crise do Século XIV

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Baixa Idade Média - Crise do Século XIV dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFRGS 2012
    Diversos fatores motivaram a denominada "Crise do século XIV", ocorrida na Europa da Baixa Idade Média. Dentre esses fatores, pode-se citar corretamente
  2. 2. ENEM 2008
    A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: "As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo." Agnolo di Tura. The PIague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky, The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações). O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que
  3. 3. FGV 2013
    Guerra dos Cem Anos - Denominação dada a uma série de conflitos ocorridos entre a França e a Inglaterra no período 1337-1475. O termo, que vem sendo considerado impróprio, é uma criação moderna dos historiadores do século XIX, introduzido nos manuais escolares. (...) Alguns historiadores têm mesmo proposto que seja utilizada a expressão "cem anos de guerra" e não a tradicional. (Antônio Carlos do Amaral Azevedo. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) Sobre essa guerra, é correto afirmar que
  4. 4. FGV 2005
    A partir de 1348, irrompeu na Europa, proveniente do continente asiático, a chamada Peste Negra. Seu efeito foi devastador, chegando a provocar a morte de mais de 25% da população europeia durante o século XIV. Sobre a Peste Negra, podemos afirmar que:
  5. 5. MACKENZIE 2001
    A crise do sistema feudal agravou-se no século XIV com o início da Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra (1337-1453). Eduardo III, rei dos ingleses, invadiu a França, declarando-se rei. A respeito desse período, é correto afirmar que:
  6. 6. UECE 2014
    A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis daquela que ficou conhecida como a crise do século XIV, na Europa. Como consequência dessa crise ocorrida na Baixa Idade Média,
  7. 7. FGV 2009
    "Caro, o pão faltava nas mesas dos pobres. Na Inglaterra, após mais de cem anos de estabilidade, seu valor quintuplicou em 1315. Na França, aumentou 25 vezes em l3l3 e multiplicou-se por 21 em 1316. A carestia disseminou-se por toda a Europa e perdurou por décadas. (...) Faltava comida não por ausência de braços ou de terras. (...) Afinal, se os camponeses - esteio do crescimento demográfico verificado desde o ano 1OOO - não conseguiam produzir mais, era porque já haviam cultivado toda a terra a que tinham acesso legal. Já os senhores não faziam pura e simplesmente porque não queriam. Moeda sonante não era exatamente a base de seu poder e glória". (Manolo Florentino, Os sem-marmita, 'Folha de S. Paulo', 07.09.2008) O texto traz alguns elementos da chamada crise do século XIV, sobre a qual é correto afirmar que:
  8. 8. UECE 2007
    A formação das monarquias absolutistas na França e na Inglaterra esteve ligada a Guerra dos Cem Anos. Sobre as mudanças proporcionadas por esta Guerra, analise as seguintes afirmativas: I - Os monarcas, tanto da Inglaterra quanto da França, tiveram a sua autoridade fortalecida. II - As alianças entre a nobreza feudaI e a burguesia fortaleceram a centralização dos feudos. III - O poder dos nobres, que exerciam autoridade particular nos feudos, foi abalado. São corretas
  9. 9. UFC 2006
    No ano de 1348, a peste negra devastou a Europa e ceifou um terço de sua população. Analise as afirmações a seguir sobre essa catástrofe. I. Veio da Ásia pela rota da seda, em virtude do comércio estabelecido por negociantes genoveses e venezianos. II. Ocorreu num século de retração da economia europeia, marcado por várias revoltas camponesas, e contribuiu para o enfraquecimento do feudaIismo. III. Atingiu indiscriminadamente as várias categorias sociais, tanto das cidades como das áreas rurais, como ocorria com uma outra doença comum na época, a Iepra. Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente:
  10. 10. FGV 2000
    "Quando Joana D'Arc chegou, a 29 de abril de 1429, os habitantes da cidade estavam prestes a capitular, pois os ingleses tinham-se apoderado das fortalezas e dos castelos que rodeavam Orléans. A 4 de maio, Joana, com os seus soldados, tomou primeiro o castelo (...) Na manhã de 8 de maio, a Donzela verificou que os ingleses haviam abandonado os outros castelos. Orléans estava libertada e os seus habitantes aclamaram em delírio Joana D'Arc, que se sentia feliz por ter cumprido a promessa feita ao seu rei. " (Gabalda e Beaulieu) Tendo o trecho anterior como base, assinale a alternativa correta.
  11. 11. UFLA 2013
    TEXTO I “Nos condados [...] os trabalhadores, míseros e pobres morriam. Caíam sem vida, pelas vilas esparsas e pelos campos [...] morriam, não como homens, e sim como animais, pelas ruas, plantações, pelas casas de dia e de noite.” Fonte: BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. In: MARQUES, Adhemar e outros. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 34 (Fragmento).   TEXTO II “Em 17 de outubro de 1899, o Governo Federal notificado da existência da doença [...] ultimou-se a defesa da cidade, perseguindo-se por todos os modos os ratos, distribuindo-se veneno [...] instruindo-se o povo do perigo das pulgas e dando conselhos relativos à perfeita limpeza domiciliar [...].” Fonte: ÁLVARO, Guilherme. A campanha sanitária de Santos: suas causas e seus efeitos [1919]. Disponível em: www.novomilenio.inf.br Acesso em 14/9/2012 (Adaptado).   TEXTO III “A grande mortandade teve início em Avignon [...]. A Epidemia [...] manifestava-se com febre e expectoração sanguinolenta [...] inchação nas axilas e nas virilhas e os doentes morriam em 5 dias.” Fonte: CHAULIAC, Guy de [sec XIV]. In: ALVES, Elaine. A medicina na Idade Média. Disponível em: www.unb.br Acesso em 14/9/2012.   Os textos descrevem de forma comum uma doença que atingiu a humanidade em surtos de epidemia ao longo da história. A doença em questão é:
  12. 12. UFAM 2009
    “Embora no princípio do século XIV a maioria dos Estados cristãos flutuasse ainda no interior de fronteiras incertas, o conjunto da Cristandade encontrava-se estabilizado. Como disse A. Lewis, era o ‘fim da fronteira’. A expansão medieval terminara. Quando a Europa voltasse a se expandir no fim do século XV, seria outro fenômeno.” LE GOFF, J. A Civilização do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2005, p. 99.   Após ler texto com atenção, você pode depreender que:
  13. 13. UFLA 2011
    TEXTO 1 “Na Idade Média a água era um elemento terapêutico e servia tanto para prevenir quanto para curar as doenças. Desenvolveram-se as estâncias termais e era recomendado e estimulado lavar-se regularmente. (...) A grande peste de 1348 recrudesceu esse entendimento. Desde então, passou-se a desconfiar da água, que devia agora, ser usada com moderação.” Revista História Viva. Ed. 74. Dez. 2009 (Adaptado)   TEXTO 2 “(...) apareciam, no começo, tanto em homens como nas mulheres, ou na virilha ou na axila, algumas inchações (...) cresciam umas mais, outras menos; chamava-as o povo de bubões (...) logo o tumor mortal surgia por toda a parte (...) o aspecto da doença começou a alterar-se, e apareceram manchas de cor negra em todo corpo.” Decameron. São Paulo. Abril, 1981. v.1, p. 7-11 (Adaptado)   Sobre o contexto expresso nos dois fragmentos, julgue as proposições abaixo. I – A peste foi um fenômeno europeu e sua propagação não se relaciona com a questão da higiene. II – A peste se tornou um dos fatores responsáveis pela crise do sistema feudal, ocasionando a retração populacional. III – A doença se alastrou pelas cidades, propagada por meio da água e dos banhos termais, sendo esses seus principais vetores. IV – Com a propagação da doença, a igreja reforçou seu poder a partir do ideário de que a peste era um castigo divino.   Assinale a alternativa CORRETA.
  14. 14. UNICENTRO 2013
    Os séculos XIV e XV são considerados pela historiografia como séculos de transição na história ocidental. A Europa viveu profundas crises, algumas provocadas e outras causadas pelas intempéries climáticas, pelas epidemias e pela fome. Assinale a alternativa que indica acontecimentos que ocasionaram as crises desse período.
  15. 15. MACKENZIE 1999
    Em outubro de 1347, navios mercantes genoveses chegaram ao porto de Messina. Os marinheiros doentes tinham estranhas inchações escuras, do tamanho de um ovo ou uma maçã, nas axilas e virilhas, que purgavam pus e sangue e eram acompanhadas de bolhas e manchas negras por todo o corpo. Sentiam muitas dores e morriam rapidamente cinco dias depois dos primeiros sintomas. TUCHMAN, Barbara W. Um Espelho Distante. O terrível século XIV. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1990.   Cerca de 25 milhões de pessoas morreram entre os anos de 1347 e 1350. Dentre os fatores que contribuíram para esse acontecimento, destaca-se
  16. 16. UNIOESTE 2013
    Durante o século XIV, a sociedade europeia lidou com os impactos da intitulada Peste Negra, sendo INCORRETO afirmar que
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.