UFLA 2013
TEXTO I
“Nos condados [...] os trabalhadores, míseros e pobres morriam. Caíam sem vida, pelas vilas esparsas e pelos campos [...] morriam, não como homens, e sim como animais, pelas ruas, plantações, pelas casas de dia e de noite.”
Fonte: BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. In: MARQUES, Adhemar e outros. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 34 (Fragmento).
TEXTO II
“Em 17 de outubro de 1899, o Governo Federal notificado da existência da doença [...] ultimou-se a defesa da cidade, perseguindo-se por todos os modos os ratos, distribuindo-se veneno [...] instruindo-se o povo do perigo das pulgas e dando conselhos relativos à perfeita limpeza domiciliar [...].”
Fonte: ÁLVARO, Guilherme. A campanha sanitária de Santos: suas causas e seus efeitos [1919]. Disponível em: www.novomilenio.inf.br Acesso em 14/9/2012 (Adaptado).
TEXTO III
“A grande mortandade teve início em Avignon [...]. A Epidemia [...] manifestava-se com febre e expectoração sanguinolenta [...] inchação nas axilas e nas virilhas e os doentes morriam em 5 dias.”
Fonte: CHAULIAC, Guy de [sec XIV]. In: ALVES, Elaine. A medicina na Idade Média. Disponível em: www.unb.br Acesso em 14/9/2012.
Os textos descrevem de forma comum uma doença que atingiu a humanidade em surtos de epidemia ao longo da história. A doença em questão é:
Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.
Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.
Entendi