Exercícios de Civilizações Pré-Colombianas

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  1. 1. UNIOESTE 2012
    "Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como com a vasta quantidade de mercadoria." Castilho, Bernal Diz Del. História verdadera dela conquista de Ia Nueva Espafia. México. Porrúa. 1960. O trecho acima refere-se a uma narrativa de um colonizador espanhol a respeito da Cidade de TenochtItIán, localizada no Império asteca. Sobre os Astecas, é correto afirmar que
  2. 2. UNESP 2010
    Observe o mapa. A região que aparece no mapa corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de condições climáticas não muito favoráveis a agricultura. A forma como esse povo conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários ao seu abastecimento está relacionada com
  3. 3. UPE 2012
    Com relação às áreas Mesoamérica e Andina, no período coIoniaI, é correto afirmar que os(a)
  4. 4. UCS 2012
    Relacione os povos pré-colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identiflcam, elencadas na COLUNA B. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
  5. 5. ENEM 2010
    O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho. A principal característica da sociedade inca era a
  6. 6. UEL 2009
    Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:
  7. 7. UFSM 2014
    Analise o quadro: VINCENT, Bernard. 1492: Descoberta ou Invasão? RJ: Jorge Zahar, 1992. p.l 19. (adaptado) O acentuado declínio populacional dos astecas do México, no século XVI, está relacionado, entre outros, com os seguintes fatores: I. a utilização de armas de fogo altamente destrutivas durante os processos da conquista militar. II. as epidemias letais trazidas pelos conquistadores, como a gripe, a varíola, o sarampo. III. a intensificação da escravidão indígena e do tratico de escravos índios para a metrópole. IV. a violência colonial e a alta mortalidade devido ao agravamento das condições de vida dos índios. Está(ão) correta(s)
  8. 8. UFG 2014
    Leia o texto a seguir. A riqueza dos incas e astecas foi assim devorada num relance, os impérios eliminados e, dentro em pouco, não estava ali, de toda a riqueza sonhada, senão o solo, prodigiosamente rico de ouro e prata, e restos de tribos selvagens, apavoradas, combalidas, desmoralizadas. O espanhol [...], por essa forma depredadora, adaptou logo as suas tendências e apetites naturais as condições novas que se lhe ofereciam. Enquanto houve riqueza acumulada, ele foi depredador, guerreiro, conquistador. Esgotaram-se as riquezas, ele fez-se imediatamente sedentária. Colheu os restos de populações índias sobreviventes às matanças, escravizou-as e fê-las produzir riquezas para ele - cavando a mina ou lavrando a terra. BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993. p. 103. (Adaptado). Ao analisar as relações entre as metrópoles ibéricas e as suas colônias americanas, o pensador brasileiro Manoel Bomfim (1868-1932) fez uma analogia entre sociedades humanas e organismos biológicos, prática recorrente entre inúmeros intelectuais brasileiros no início do século XX. A partir da análise do texto, considerando o contexto histórico e os conceitos de interações biológicas, conclui-se que o conquistador espanhol
  9. 9. ENEM 2013
    O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detém a desolação... PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento). O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
  10. 10. UNESP 2009
    Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,
  11. 11. UFU 2000
    Sobre as civilizações pré-colombianas dos Astecas, Maias e Incas é correto afirmar que I- a base econômica dessas sociedades era a agricultura, sendo a terra pertencente à comunidade ou ao Estado e trabalhada coletivamente. II- enquanto os Incas e os Astecas desenvolveram um avançado sistema de escrita, registrando a história coletiva, os Maias se dedicaram a representar cenas do cotidiano em objetos cerâmicos, sem desenvolver a escrita. III- para os Astecas, a guerra de conquista tinha um duplo objetivo: obrigar as tribos subjugadas a pagarem tributos e obter prisioneiros para os sacrifícios nos rituais religiosos. IV- enquanto na sociedade asteca a escravidão era a base das relações de trabalho, os Maias e os Incas adotavam o trabalho coletivo livre, em sociedades igualitárias, sem hierarquias sociais. Assinale a alternativa correta.
  12. 12. UEPG 2013
    Diversos povos habitavam a América quando os europeus chegaram. Era uma população com enorme diversidade cultural. Considerando a trajetória da história desses povos, assinale a alternativa correta em relação às suas realizações.
  13. 13. UNIOESTE 2014
    "Os espanhóis, ao chegarem ao Novo Mundo, depararam-se com as populações nativas, e muito se impressionaram com o nível de civilização de algumas delas." In: WASSERMAN, Cláudia; GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História da América Latina: do descobrimento a 1900. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996 p.37. Sobre as populações que viviam na América, à época da chegada dos conquistadores europeus, é CORRETO afirmar que
  14. 14. FUVEST 2013
    Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”. Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado. O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,
  15. 15. UFU 2002
    “Um mistério continua ligado à conquista (da América); trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo?” TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983, p. 51. Para responder a esta pergunta, os historiadores têm apontado vários elementos que, em conjunto, podem explicar a vitória dos espanhóis sobre as populações ameríndias na conquista da América. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada explicação para a derrota das populações ameríndias.
  16. 16. UEL 2009
    Texto I  Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem. Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram a força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados. A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais. (Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33.)   Texto II “Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenha milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão. O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo. (Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre os subtemas, assinale a alternativa que expressa as diferenças entre aquelas sociedades na sua relação com o mundo.  
  17. 17. UNEMAT 2015
    “Tenochtitlán, uma cidade de canais, praças e mercados, pirâmides, templos, palácios, lojas e residências, que começou numa ilha no lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais próximas com as quais se comunicava por estradas. Na época da conquista espanhola, ela era uma orgulhosa metrópole de 200 mil habitantes, tão soberba que o conquistador Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo ‘aqueles que estiveram em Roma ou Constantinopla dizem que em termo de conforto, regularidade e população nunca viram algo semelhante’”. (PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado).   A cidade de Tenochtitlán era o centro de qual Império?
  18. 18. UFV 2012
    Antes da chegada dos espanhóis ao território que seria chamado de América, havia muitos povos com culturas e organizações políticas e sociais bastante distintas entre si. De modo geral, esses povos são denominados pré-colombianos. Sobre os povos incas, considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:   ( ) Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de idêntica cultura. ( ) O império inca se desenvolveu na costa Oeste da América, na cordilheira dos Andes. ( ) A cidade de Cuzco era o centro administrativo e sagrado do império inca. ( ) A sociedade não era estratificada e o governo era composto por diferentes estratos sociais. ( ) O poder político máximo era do imperador, considerado o filho do deus Sol.   Assinale a sequência CORRETA:
  19. 19. PUC-GO 2016
    Queimada   À fúria da rubra língua do fogo na queimada envolve e lambe o campinzal estiolado em focos fenos sinal. É um correr desesperado de animais silvestres o que vai, ali, pelo mundo incendiado e fundo, talvez, como o canto da araponga nos vãos da brisa!   Tambores na tempestade [...] E os tambores e os tambores e os tambores soando na tempestade, ao efêmero de sua eterna idade. [...] Onde? Eu vos contemplo à inércia do que me leva ao movimento de naufragar-me eternamente na secura de suas águas mais à frente! Ó tambores ruflai sacudi suas dores! Eu que não me sei não me venho por ser busco apenas ser somenos no viver,   nada mais que isso! (VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 164, 544, 552.)     Os versos do texto tratam da destruição da fauna e da flora em uma queimada e de tambores. Esse cenário nos lembra a situação da América antes da conquista dos europeus. O continente era habitado por cerca de 50 milhões de pessoas, que possuíam diversos níveis culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente tal diversidade entre os povos ameríndios e suas respectivas regiões:
  20. 20. UFLA 2013
    “Havia de tudo entre os indígenas da América: astrônomos e canibais, engenheiros e selvagens da Idade da Pedra. Mas nenhuma das culturas nativas conhecia o ferro nem o arado, nem o vidro e a pólvora, nem empregava a roda, a não ser em pequenos carrinhos.” Fonte: GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.   Sobre as sociedades pré-colombianas, é correto afirmar, EXCETO:
  21. 21. UENP 2013
    Nos últimos anos, mais de três mil livros foram lançados tendo como temática o fim dos tempos no dia 21/12/2012. Isto sem contar os documentários, filmes, blogs e afins. Tamanha difusão sobre o assunto está fundamentada na interpretação de um antigo calendário maia, um povo que habitou a América antes da chegada dos europeus. Sobre a história dos povos pré-colombianos, analise as seguintes afirmações. I. Os maias se desenvolveram na América Central e alcançaram seu apogeu no século VII; construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia. II. Os astecas se desenvolveram a partir do século XII, na região da atual Bolívia. Como dominavam a ourivesaria (trabalhos manuais com ouro), quando os europeus chegaram à América, a civilização asteca tornou-se alvo dos espanhóis e foi dizimada em pouco tempo. III. Os incas formavam um grupo bastante numeroso que habitava a América quando da chegada dos europeus. As ruínas de uma de suas cidades, Machu Picchu, constituem-se atualmente em um dos pontos turísticos mais procurados no Peru. Quais afirmativas são corretas?
  22. 22. UEMA 2011
    Dentre as sociedades pré-colombianas, algumas atingiram um alto grau de organização sociopolítica, a exemplo dos impérios maia, asteca e inca. Acerca desses três grandes impérios é possível afirmar: I – O Império maia, extremamente militarizado, foi o que mais ofereceu resistência à dominação espanhola, não logrando êxito. II – Um dos elementos de sustentação dos impérios asteca e inca, do ponto de vista econômico, foi a atividade agrícola, tendo o sistema de plantation como sua base econômica. III – As cidades incas, grosso modo, erguidas nas montanhas, serviam como observação astronômica, fundamental para orientação das estações do ano, para as colheitas e como centro religioso. IV – O império asteca necessitava cada vez mais da dominação de outros povos para obtenção de força de trabalho, como elemento de sustentação econômica. V – Os espanhóis ao chegarem ao continente americano se depararam com cidades extremamente desenvolvidas, como Tenochitlan, que era mais populosa que Madrid, uma das maiores cidades europeias na época.   Estão corretas apenas as opções:
  23. 23. UFLA 2013
    Sobre a América primitiva e seus habitantes é correto afirmar, EXCETO:
  24. 24. UNIMONTES 2012
    Em relação aos povos da América (pré-colombianos) que os europeus encontraram no século XVI, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas. ( ) A sociedade maia desenvolveu-se em centros urbanos autônomos, com relativa unidade cultural, sem, no entanto, constituir um império centralizado. ( ) A estrutura social maia caracterizava-se pela existência de nobres, religiosos, guerreiros, funcionários, artesãos, camponeses e escravos, entre os quais não havia mobilidade social. ( ) As guerras entre os astecas constituíam um mecanismo para a escravização de um número significativo de homens que, na condição de prisioneiros vencidos em batalha, podiam ser sacrificados em honra ao Deus Sol ou Huizilopochtili. ( ) Entre os incas, a sucessão no poder ocorria na mesma família, contudo o sucessor ao trono não era necessariamente o filho do Inca, mas o parente considerado o mais capaz para ocupar o cargo. A sequência CORRETA é
  25. 25. UECE 2016
    No que diz respeito às civilizações pré- colombianas que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492 e suas respectivas localizações e desenvolvimento cultural, relacione as duas colunas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.   Coluna I 1. Astecas 2. Incas  3. Maias 4. Nazca   Coluna II ( ) Peru ― cerâmica policromada ( ) México ― códices escritos em cortiça ( ) Cordilheira dos Andes ― cidade fortificada ( ) México, Guatemala, Belize ― sistema de escrita   A sequência correta, de cima para baixo é:
  26. 26. ACAFE 2016
    Os povos pré-colombianos, habitantes do continente americano, formaram sociedades complexas com diversas características sociais. Sobre esses povos é correto afirmar, exceto:
  27. 27. UFU 2002
    A respeito dos processos de colonização implantados na América e das diferentes formas de dominação dos ameríndios, utilizadas pelos europeus, podemos afirmar que I - nas regiões do México e do Peru, os ameríndios foram incorporados ao projeto colonizador espanhol como pagadores de tributos e fornecedores de mão-de-obra para atividades econômicas, como mineração, transportes e agricultura. II - no Brasil, a mão-de-obra dos ameríndios escravizados, essencial para a implantação dos engenhos de açúcar no Nordeste, continuou sendo utilizada pelos portugueses nas capitanias do Sul, nas regiões do Grão-Pará e Maranhão, mesmo após a introdução do trabalho escravo africano. III - na América do Norte, os colonos ingleses recusaram o contato com os ameríndios e negaram-se a explorá-los como mão-de-obra, porque seguiam os preceitos éticos e morais da religião protestante, que pregava a liberdade, a igualdade e o respeito entre os homens. IV - o ideal de “missão civilizadora” foi a ideologia comum aos diversos projetos de colonização da América. De acordo com esta ideologia, os europeus tinham a “missão” de civilizar os povos ameríndios, levando-lhes os benefícios do progresso material e cultural e integrando-os ao mercado capitalista. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
  28. 28. UEL 2010
    Leia os textos a seguir: A agressão da conquista espanhola e as transformações econômicas e sociais impostas pelo sistema colonial, desestruturaram o aparato cultural e simbólico das populações autóctones da América, advindo entre elas um sentimento de desreferencialização do mundo. (FERREIRA, J. L. Conquista e colonização da América Espanhola. São Paulo: Ática, 1992. p. 67.) Quando os espanhóis perguntavam aos índios (e isto acontecia não uma vez, mas frequentemente), se eram cristãos, o índio respondia: “Sim, senhor, já sou um pouco cristão, pois já sei mentir um pouco; um dia saberei mentir muito e serei muito cristão”. (TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 87.) Com base nos aspectos mencionados nesses textos, sobre características da conquista da América, é correto afirmar que I. o encontro entre europeus e nativos e as evidentes diferenças culturais, religiosas e sociais levou os primeiros a colocar em prática o processo de conquista com cautela, observando as particularidades dos hábitos e costumes de cada civilização, encontradas na América de colonização portuguesa e espanhola. II. os padres jesuítas, no Brasil, percorriam as comunidades nativas cristãs, punindo com a inquisição e excomunhão os indígenas evangelizados que recusassem a aceitar a prática cristã de serem missionários nas bandeiras do território português. III. a propagação da religião católica com a prática da punição àqueles que se recusassem a aceitá-la explica a adoção massiva do cristianismo na América de colonização portuguesa e o processo da evangelização neste território. IV. aos povos nativos americanos foi imposto o catolicismo como um aspecto da dominação colonial, embora não tenha surtido tanto efeito em função da indiferença das populações dominadas e da dificuldade de entender a esfera e o valor religioso cristão, que era diferente da do indígena. Assinale a alternativa correta.
  29. 29. PUC-RJ 2000
    "Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu..."  (Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II, que ocupou o trono inca em Vilcabamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos García)   O relato apresenta algumas ideias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com EXCEÇÃO de:
  30. 30. UNAMA 2008
    “Não houve nada em toda a América do Sul que se compare ao desenvolvimento ocorrido nos Andes. Em 1500, o império Inca estendia -se por cerca de 4300 Km, desde o que é hoje a fronteira sul da Colômbia até o rio Maule, no Chile. (...) a elite incaica conseguia controlar um vasto território habitado, por talvez, 10 milhões de pessoas”. (Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2000, pp. 16-17.)   Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, responda como a elite Inca controlava seu imenso povo dentro das regras de trabalho.
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