Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Questão 28 de 30

Exercícios de Civilizações Pré-Colombianas

Listagem de exercícios

UFU 2002

A respeito dos processos de colonização implantados na América e das diferentes formas de dominação dos ameríndios, utilizadas pelos europeus, podemos afirmar que

I - nas regiões do México e do Peru, os ameríndios foram incorporados ao projeto colonizador espanhol como pagadores de tributos e fornecedores de mão-de-obra para atividades econômicas, como mineração, transportes e agricultura.

II - no Brasil, a mão-de-obra dos ameríndios escravizados, essencial para a implantação dos engenhos de açúcar no Nordeste, continuou sendo utilizada pelos portugueses nas capitanias do Sul, nas regiões do Grão-Pará e Maranhão, mesmo após a introdução do trabalho escravo africano.

III - na América do Norte, os colonos ingleses recusaram o contato com os ameríndios e negaram-se a explorá-los como mão-de-obra, porque seguiam os preceitos éticos e morais da religião protestante, que pregava a liberdade, a igualdade e o respeito entre os homens.

IV - o ideal de “missão civilizadora” foi a ideologia comum aos diversos projetos de colonização da América. De acordo com esta ideologia, os europeus tinham a “missão” de civilizar os povos ameríndios, levando-lhes os benefícios do progresso material e cultural e integrando-os ao mercado capitalista.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login