UFES 1996

Refletindo sobre a organização do sistema produtivo das colônias hispano-americanas, é possível afirmar que a utilização da mão de obra indígena:

I) embora predominante no século XVI, foi progressivamente abandonada nos séculos seguintes, em decorrência da vigorosa campanha movida contra ela pelas monarquias protestantes europeias, que tentavam desse modo desarticular o sistema colonial espanhol de credo católico.

II) foi extinta a partir de meados do século XVII, quando a "plantation" açucareira, outrora restrita à América Central, se difundiu pelas demais colônias espanholas, exigindo assim a captação no exterior de escravos africanos, cujo trabalho era mais rentável que o do indígena.

III) se processou, basicamente, por meio da "encomienda", espécie de contrato de parceria segundo o qual o "encomendero" (espanhol) fornecia o capital, e os indígenas, a mão de obra para o desenvolvimento de uma determinada atividade colonial, repartindo-se igualmente os lucros obtidos.

IV) se efetuou, em determinadas regiões, a partir da "mita", instituição de origem incaica adaptada pelos espanhóis, a qual consistia em recrutar, para trabalho nas minas, cidades e fazendas, indivíduos escolhidos no seio das comunidades por sorteio, pagando-se um salário ínfimo pelos serviços prestados.

V) nos termos em que se deu, acarretou a desestruturação das comunidades, as quais, com a exigência de trabalhos excessivos, não encontravam meios de reproduzir suas relações tradicionais, sendo então esvaziadas pela dizimação, pela fuga ou pela autodestruição dos seus membros.

Está(ão) correta(s): 

Escolha uma das alternativas.