UFU 2001

“O surpreendente na história da conquista e apesar da destruição e do genocídio é que os índios sobreviveram física e culturalmente, e sua presença de algum modo marcante em quase todas as sociedades do continente, é um fato em face do qual não se pode fechar os olhos”.

Adaptado de BRUIT, Héctor H.,Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos. São Paulo, Unicamp, 1995, p. 154.

Apoiando-se no texto acima, podemos afirmar que a sobrevivência física e cultural das populações indígenas americanas está diretamente relacionada à

I) resistência armada ao conquistador europeu, o que permitiu a preservação das estruturas políticas e sociais básicas das grandes civilizações indígenas, obrigando os espanhóis a adaptarem as instituições coloniais às necessidades nativas.

II) diversas formas de resistência cultural, que se expressavam de forma dissimulada na preservação de práticas tradicionais como danças, festas e cantares que, não compreendidas pelos espanhóis, serviam para manter viva a memória coletiva indígena.

III) proteção dada pela Coroa espanhola através das Leis Indianas, promulgadas a partir das críticas de Las Casas à exploração colonial dos indígenas, as quais substituiam o trabalho exigido dos nativos pela introdução da escravidão negra nas colônias.

IV) utilização de estratagemas como mentira, embriaguez, preguiça, teimosia, adoção das representações exteriores do cristianismo, vistos pelos espanhóis como defeitos congênitos da “raça”, mas que, na verdade, podem ser vistos como forma de resistência à exploração e imposição de instituições e crenças alheias ao mundo indígena.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.