Exercícios de Governo Jânio Quadros

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Governo Jânio Quadros dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERJ 2003
    Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira, Que o povo já está cansado De sofrer desta maneira. Jânio Quadros é a esperança deste povo abandonado. (Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980.) Esse "jingle" acompanhou o candidato Jânio Quadros durante a sua campanha à presidência da República, em 1960. A letra sintetiza a seguinte política de resolução dos problemas da época:
  2. 2. UECE 1996
    Sobre a politica estabelecida por Jânio Quadros na Presidência da República, pode-se afirmar corretamente:
  3. 3. UFMG 1995
    Leia o texto. "...Espero que nestas circunstâncias V.Exa. sentirá que o seu país deseja unir-se ao nosso, expressando os seus sentimentos ultrajados frente a este comportamento cubano e soviético e que V.Exa. achará por bem expressar publicamente os sentimentos do seu povo." "Quero convidar V.Exa. para que suas autoridades militares possam conversar com os meus militares sobre a possibilidade da participação em alguma base apropriada com os Estados Unidos e outras forças do Hemisfério em qualquer ação militar que se torne necessária pelo desenvolvimento da situação em Cuba..." (Do arquivo pessoal de João Goulart, citada por Moniz Bandeira.) Esse é um trecho de uma carta pessoal enviada por John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, a João Goulart, presidente do Brasil, no início da década de 60. Os termos dessa carta podem ser associados
  4. 4. UNESP 1991
    Assinale a alternativa correta sobre a denominada política externa independente do governo Jânio Quadros:
  5. 5. UFPE 2000
    Sobre o governo do Presidente Jânio Quadros, identifique a afirmação INCORRETA.
  6. 6. UEPB 2013
    "Passava pouco das seis horas da manhã quando o Presidente Jânio Quadros, como de hábito, trancou-se em seu gabinete. Naquele dia, porém, ele rascunhou os termos de sua renúncia, que horas depois encaminharia ao Congresso Nacional, despertando os políticos de uma sonolenta sessão de sexta-feira. Sem que nada em sua expressão ou nos seus gestos traísse a decisão tomada, Jânio compareceu a cerimônia do Dia do Soldado. Vencido pelo que chamou de 'forças terríveis', em seu bilhete-renúncia, foi fotografado pela última vez como presidente ao lado das 'forças ocultas' ". (Texto de abertura do documentário 'Jango' do cineasta Silvio Tendler) Sobre o tumultuado e breve governo de Jânio Quadros, assinale a única alternativa INCORRETA.
  7. 7. FGV-RJ 2012
    A eleição de Jânio Quadros, em 1960, significou certa alteração de rumos da política brasileira com relação ao período iniciado em 1945. Tal alteração baseou-se:
  8. 8. ESPM 2012
    No dia 25 de agosto de 2011 completaram-se cinquenta anos da renúncia do presidente Jânio Quadros. A imagem apresentada nesta questão remete para uma das passagens mais polêmicas do governo do presidente Jânio Quadros. Sobre ela é correto afirmar
  9. 9. MACKENZIE 1999
    Sobre o breve governo Jânio Quadros (de janeiro a agosto de 1961) e sua consequente renúncia, NÃO podemos afirmar que:
  10. 10. UERJ 1998
    BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O Governo Jânio Quadros. São Paulo, Brasiliense, 1993. A política dos bilhetinhos é uma das características do governo Jânio Quadros (1961), que foi marcado por uma:
  11. 11. UEMA 2014
    "Varre, varre, varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira Que o povo já ‘tá' cansado De 'sofrê' dessa maneira." Disponível em: http//:letras.mus.br/. Acesso em: 26 jul. 2013.   Não é de hoje que os nossos políticos prometem “varrer a bandalheira” do país. Esses versos fizeram parte da campanha eleitoral que levou à presidência da república um desses personagens, chamado
  12. 12. UNICENTRO 2010
    “Pela primeira vez, um presidente tomou posse em Brasília, encarnando as esperanças do futuro. Em menos de sete meses, essas esperanças seriam desfeitas, com a renúncia que atiraria o país numa grave crise política.” (FAUSTO, B. História do Brasil, p. 437). Assinale a alternativa correta para o nome do Presidente da República ao qual se refere a citação acima.
  13. 13. FCMS-JF 2011
    "Varre, varre vassourinha, varre, varre a bandalheira, que o povo já está cansado, de viver nessa sujeira(...)" A frase acima é parte do jingle da campanha de Jânio Quadros, que foi eleito presidente da república nos anos 1960 em pleno ambiente:
  14. 14. UECE 2016
    O presidente Jânio Quadros apresentou-se na vida política brasileira como um líder que varreria a corrupção e solucionaria os problemas do País. Sua prática política provocou insatisfações, em virtude da sua forma de governar. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO condiz com o perfil de Jânio Quadros quando Presidente da República.
  15. 15. FUVEST 2002
    Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.  Manifesto dos ministros militares à Nação, 29 ago. 1961.   Este Manifesto revela que os militares: 
  16. 16. UNIMONTES 2012
    Em relação à esmagadora vitória de Jânio Quadros sobre o Marechal Teixeira Lott e Adhemar de Barros, nas eleições presidenciais de 1960, pode-se afirmar que foi
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.