Exercícios de Governo João Goulart

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Governo João Goulart dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFJF 2006
    A citação a seguir refere-se a um momento de crise política no Brasil. "A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o executivo (...) levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias - apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas - a condenar o governo (...). A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais (...) impuseram ao país uma nova ordem político-institucional, com características crescentemente militarizadas" TOLEDO, C.N. - Cientista Político. Após ler a citação, indique a que acontecimento o autor se refere:
  2. 2. UNICAMP 2011
    Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: "Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares." (Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.) Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, e possível afirmar o seguinte:
  3. 3. PUCSP 2014
    É correto afirmar que a charge, publicada em setembro de 1963,
  4. 4. UNIMONTES 2012
    “Mas, não nos iludem! Sabem eles que não será com esse famigerado anteprojeto enviado aos líderes partidários que se resolverá o problema agrário nacional. O que visam eles é a destruição do sagrado direito de propriedade, rasgando a Constituição Federal, e a posterior 'cubanização' do país". (CARONE, Edgar. A Quarta República: 1945-1964. São Paulo: Difel, 1980.) Esse trecho foi escrito pelos
  5. 5. UFPEL 2007
    A charge demonstra que a conjuntura política de 1962 favorecia a João Goulart
  6. 6. UFMG 2005
    Observe este cartaz, que, em 1963, foi estampado por todo o Brasil: Esse cartaz fez parte de uma campanha
  7. 7. ENEM 2017
    No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela igreja. MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto. 2011 (adaptado). Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a)
  8. 8.
    A denominada 'Campanha da Legalidade', ocorrida no Rio Grande do Sul no final de agosto de 1961, foi uma consequência da
  9. 9. UFRRJ 2007
    A charge apresentada ironiza a renúncia de Jânio Quadros a Presidência da República, em agosto de 1961, o que abriu uma crise institucional de grandes proporções. Como resultado desse processo
  10. 10. MACKENZIE 2014
    Havia dois golpes em marcha. O de Jango viria amparado no "dispositivo militar" e nas bases sindicais, que cairiam sobre o Congresso, obrigando-o a aprovar um pacote de reformas e a mudança das regras do jogo da sucessão presidencial. (...) O ex-governador gaúcho Leonel Brizola achava que viria de cá, do presidente, seu cunhado....Fazia tempo que Brizola repetia: "Se não dermos o golpe, eles o darão contra nós". Elio Gaspari. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.51 O texto acima relata os momentos decisivos que levaram ao golpe contra João Goulart, em 1964. Nele, há a citação de "dois golpes em marcha". Um está explicitado do excerto, o outro está corretamente indicado em uma das alternativas abaixo. Trata-se
  11. 11. UFV 2005
    Leia o texto abaixo: Estaríamos, brasileiros, ameaçando o regime se nos mostrássemos surdos aos reclamos que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, levantam o seu grande clamor pelas reformas de base e estrutura, sobretudo pela reforma agrária, que será o complemento da abolição do cativeiro de dezenas de milhões de brasileiros, que vegetam no interior, em revoltantes condições de miséria. (Discurso do Presidente João Goulart, Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964. In: SILVA, Hélio. 1964: Golpe ou Contragolpe? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. p. 457.) Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre os fatores que contribuíram para o Golpe Militar de 31 de março de 1964, assinale a afirmativa INCORRETA.
  12. 12. ENEM 2018
    A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/discurso-de-joao-goulart-nocomicio-da-central. Acesso em: 29 out. 2015   Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comício da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de
  13. 13. UPF 2016
    Em 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, os ministros militares impediram que o vice-presidente, João Goulart, assumisse a presidência da República, conforme previa a Constituição de 1946. A partir daí, a Campanha da Legalidade movimentou o país pela posse de Goulart. Como solução para o impasse criado, as elites políticas e os militares chegaram a uma solução negociada: a adoção de um novo sistema político para que João Goulart assumisse funções de chefe de Estado, mas não de chefe do Governo. Qual foi esse sistema?  
  14. 14. FCMS-JF 2016
    Sobre o governo João Goulart (1961-1964), é correto afirmar que:
  15. 15. UNEB 2014
    A ligação entre a participação política da sociedade brasileira à determinada conjuntura econômica pode ser observada
  16. 16. UNIFENAS 2017
    Leia este texto. "Todo mundo dizia que o vice-presidente João Goulart não tomava posse após a renúncia de Jânio Quadros em agosto de 1961. Alguns membros do PTB, partido de Jango, foram até o marechal Denys, poderoso ministro do Exército. Doutel de Andrade tomou a palavra: — Marechal, o doutor João Goulart, eleito pelo povo brasileiro vice-presidente da República é agora virtualmente o novo presidente. Chegando sua Excelência de volta da China ao território nacional, o que lhe acontecerá? O marechal nem levantou os olhos. Bateu o cigarro no cinzeiro e disse apenas: — Será preso. Houve um instante quase eterno de silêncio. — Obrigado, marechal, pelas suas informações. — Convincentes e jurídicas." NERY, Sebastião. Ninguém me contou. Eu vi. Geraçāo, São Paulo, 2014, p. 41. Assinale a alternativa que aponta corretamente a solução política adotada em 1961 para que João Goulart assumisse a presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros.
  17. 17. UERJ 2016
    Dirijo-me a todos os brasileiros, não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas escolas, mas também aos milhões de irmãos nossos que dão ao Brasil mais do que recebem, que pagam em sofrimento, em miséria, em privações, o direito de ser brasileiro e de trabalhar sol a sol para a grandeza deste país. Aqui estão os meus amigos trabalhadores, na presença das mais significativas organizações operárias e lideranças populares deste país. Àqueles que reclamam do Presidente da República uma palavra tranquilizadora para a Nação, o que posso dizer-lhes é que só conquistaremos a paz social pela justiça social. A maioria dos brasileiros já não se conforma com uma ordem social imperfeita, injusta e desumana. João Goulart, em comício no Rio de Janeiro, 13/03/1964. Adaptado de jornalggn.com.br.   No evento conhecido como Comício da Central do Brasil, o Presidente João Goulart proferiu discurso em que reafirmava algumas das propostas de seu governo, atendendo a demandas de organizações sindicais. A proposta desse governo mais diretamente associada à promoção da justiça social foi:
  18. 18. UDESC 2016
    A Marcha da família com Deus pela liberdade:   “Movimento surgido em março de 1964 e que consistiu em uma série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base.” Adap.Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/A_marcha_da_familia_co m_Deus acessado em: 12/08/2015.   Assinale a alternativa correta sobre a Marcha da família com Deus pela liberdade.
  19. 19. UNIPAM 2014
    No ano que vem [2014] completam-se 50 anos do famigerado golpe militar de 1964. Depois de avanços políticos e sociais do Brasil, o Governo Jango foi apeado pela força bruta dos militares, escoltada pela camada reacionária da elite econômica do país e pelo apoio norteamericano. Foram mais de duas décadas de censura, opressão, perseguições e variados descalabros, como uma corrupção que até hoje não foi contabilizada.  (AZEREDO, I. 2014: 50 anos do famigerado golpe militar. Disponível em:. Acesso em: 15 set. 2013).   Analise as considerações abaixo referentes à Ditadura Militar de 1964-85. I. Veiculou, no discurso midiático da época, O movimento de 31 de março de 1964 para aparentemente livrar o país da corrupção e do comunismo e restaurar a democracia. II. Estabeleceu a manutenção de um sistema político representativo, com eleições indiretas em todos os níveis, exceto para a Presidência da República. III. Instaurou o AI-5, instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura, permitindo que vários atos de repressão passassem a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo. IV. Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.   É CORRETO apenas o que se afirma em
  20. 20. MACKENZIE 2014
    “Juiz de Fora, Minas Gerais, 31 de março de 1964. Um general [...] põe na rua equipamentos e tropas do Exército sob seu comando. Destino: Rio de Janeiro. Objetivo: derrubar o governo. O golpe está desencadeado. [...]” Couto, R. C.. História Indiscreta da Ditadura e da Abertura: Brasil 1964-1985. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1999, p.24   Nas lembranças dos cinquenta anos do golpe civil-militar que instaurou um regime autoritário no Brasil entre 1964 e 1985, deve-se levar, em consideração,
  21. 21. UFRGS 2015
    Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os episódios relativos ao golpe civil-militar de 1964 e ao posterior regime ditatorial no Brasil.     ( ) No dia 19 de março de 1964, foi realizada, em São Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, como resposta às reformas de base anunciadas pelo Presidente João Goulart.   ( ) Após a mobilização das tropas do General Olímpio Mourão Filho, e seu deslocamento para o Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964, o Congresso Nacional votou pela permanência de João Goulart na presidência.   ( ) Durante o governo de Artur da Costa e Silva, implementou-se, em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional nº. 5, que fortaleceu a chamada “linha dura” do regime militar com cassação de mandatos parlamentares e repressão aos movimentos sociais de resistência.   ( ) Após a ampla participação popular no movimento das “Diretas Já”, a ditadura chegou ao fim em 1985, com as eleições diretas que elegeram para a presidência da república a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.     A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  22. 22. UNEMAT 2011
    Sobre o golpe de 1964 ocorrido no Brasil, que deu início aos governos militares, é incorreto afirmar.
  23. 23. UEL 2008
    "O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência 'do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções'". (FAUSTO, B. "História do Brasil". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.)   Com base no texto, assinale a alternativa correta. 
  24. 24. UNAMA 2011
    “O 15 de novembro de 1889 marcou o advento da República no Brasil, acontecimento que representou uma mudança política radical, pois a partir de então, os governantes seriam escolhidos em eleições e teriam mandatos definidos.   A historiadora Wilma Peres Costa afirma que este fato “marca a emergência das forças armadas como ator político da história brasileira”. (Texto adaptado de “15 de Novembro de 1889: proclamação da República de Suely Reis de Queiroz” IN BITTENCOURT,Circe(org.).São Paulo: Contexto,2007,p.263/266).   A partir desse fato que outros acontecimentos da história brasileira comprovam a afirmativa da historiadora Wilma Peres Costa?
  25. 25. UNIMONTES 2015
    João Goulart tomou posse como presidente em 7 de setembro de 1961, “com poderes diminuídos”, após a renúncia de Jânio Quadros. Essa restrição da função presidencial deu-se em um contexto de/da 
  26. 26. MACKENZIE 2000
    Dentre os fatores responsáveis pelo colapso do populismo e a queda do governo Goulart através do Golpe de 1964, apontamos: 
  27. 27. UNIMONTES 2012
    A vitória do golpe militar de 1964 foi consequência direta do/da
  28. 28. UPE 2016
    Em 1o de abril de 1964, Miguel Arraes foi preso no Palácio das Princesas pelo Coronel Castilho, que chefiava uma missão do IV Exército, e transportado para Fernando de Noronha. DEBERT, Guita Grin. Ideologia e populismo: Adhemar de Barros, Miguel Arraes, Carlos Lacerda, Leonel Brizola. Rio de Janeiro: Centro Eldestein, p. 80.   Qual a principal motivação para a deposição de Miguel Arraes do Governo de Pernambuco no contexto descrito?
  29. 29. UDESC 2015
    Durante a realização da Copa das Confederações em 2013 ocorreram manifestações por todo o Brasil. As “manifestações de junho” foram comparadas, muitas vezes, a manifestações realizadas em outros momentos da história recente do país. Em relação às manifestações ocorridas nos últimos 50 anos, assinale a alternativa correta.
  30. 30. UNICENTRO 2013
    Leia o texto a seguir. Um sinal de tempestade veio com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, organizada em São Paulo a partir das associações das senhoras católicas ligadas à Igreja conservadora. Cerca de 500 mil pessoas desfilaram pelas ruas da cidade em 19 de março em uma demonstração de que os partidários de um golpe poderiam contar com uma significativa base social de apoio. (FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. p.254.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Golpe Militar de 31 de março de 1964, assinale a alternativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login