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Exercícios de Ideias Sociais e Políticas do Século XIX

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  1. 1. UFSM 2015
    Recentemente, aconteceram no Brasil diversas marchas e manifestações de protesto em favor de mudanças em setores e em serviços prestados especialmente pela máquina pública de governo. Grande parte dos manifestantes protestou de maneira pacífica, inclusive levando filhos as marchas. Algumas lideranças, inspiradas no Anarquismo, usaram violência, enfrentaram a polícia e causaram várias depredações em bancos, lojas, veículos, etc. Dentre as principais ideias clássicas do Anarquismo, está
  2. 2. UFV 1996
    Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente à intervenção do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre-concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens. O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
  3. 3. MACKENZIE 2003
    Os primeiros socialistas, ao formularem profundas criticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes. Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo Os historiadores acima estão se referindo aos:
  4. 4. UNICAMP 2011
    A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas. A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência. (Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São Paulo: AIfaÔmega, s./d., vol l, p. 21-23, 301-3020) As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como
  5. 5. PUC-RJ 2009
    Leia, com atenção, os textos a seguir. Documento 1: "Defendi por quarenta anos o mesmo principio: liberdade em cada coisa, na religião, na filosofia, na literatura, na indústria, na politica; e por liberdade entendo o triunfo da individualidade, seja sobre a autoridade que gostaria de governar de forma despótica, seja sobre as massas que reclamam o direito de sujeitar a minoria a maioria." Documento 2: "Detesto a comunhão, porque é a negação da liberdade e porque não concebo a humanidade sem liberdade. Não sou comunista, porque o comunismo concentra e engole, em beneficio do Estado, todas as forças da sociedade; porque conduz inevitavelmente a concepção da propriedade nas mãos do Estado, enquanto eu proponho (...) a extinção definitiva do princípio mesmo da autoridade e tutela, próprios do Estado, o qual, com o pretexto de moralizar e civilizar os homens, conseguiu (...) somente escravizá-los, persegui-los e corrompê-los." Nos documentos anteriores, estão expressas duas visões da realidade social elaboradas no século XIX representativas das ideias:
  6. 6. UERJ 2010
    Socialista surgiu como descrição filosófica em principios do século XlX. Sua raiz linguistica era o sentido desenvolvido de social. A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente utilizados, veio com a mudança de nome, em 1918, do Partido Operário Socialdemocrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa época em diante, uma distinção entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente. RAYMOND WILLIAMS Adaptado de “Socialista". In: Palavras-Chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007. Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se uma diferença entre sociaIismo e comunismo reIacionada ao seguinte aspecto:
  7. 7. FUVEST 2006
    "Para mim, o mais absurdo dos costumes vale mais do que a mais justa das leis. A nossa legislação alemã contenta-se com evocar o espirito atual, notadamente o espírito francês, mas não faz alusão ao espirito do povo". Essa frase do alemão William Gerlach, em 1810, exprime uma visão
  8. 8. UESPI 2012
    O capitalismo se propagou em busca de mercados e de novas técnicas de produção. No entanto, o progresso desejado não atingia a todos e provocava desigualdades. Uma crítica radical ao capitalismo se expressou na obra de Marx, que:
  9. 9. ENEM 2017
    O dicionário da Real Academia Espanhola não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno. Antes de sua edição de 1884, a palavra nación significava simplesmente "o agregado de habitantes de uma província, de um país ou de um reino” e também “um estrangeiro”. Mas agora era dada como “um Estado ou corpo político que reconhece um centro supremo de governo comum”. HOBSBAWM, E. J.Nações e nacionalismo (desde 1870). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990 (adaptado).   A ideia de nação como lugar de pertencimento, ao qual os indivíduos têm ligação por nascimento, constitui-se na Europa do final do século XIX. Sua difusão resultou
  10. 10. UFF 1997
    Assinale a opção que sintetiza alguma das ideias do líder anarquista Bakunin.
  11. 11. UEL 2009
    Texto 1 Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponiveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética. Texto 2 A ideia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos. Organismos internacionais - Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional - chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê quem 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida. (Adaptado: FRANCA, R. O fantasma de Malthus. 'Veja'. 23 abr. 2008.) Para K. Marx (1818 - 1883), a teoria malthusiana do crescimento populacional:
  12. 12. UNICENTRO 2012
    [...] os primeiros socialistas faziam críticas interessantes e sonhavam longe. Mas não foram capazes de tirar as ideias do livro para a realidade. Seus projetos não passaram de belos sonhos irrealizáveis, ou seja, utopias. Por isso, receberam o apelido irônico de socialistas utópicos. Como se poderia então chegar ao socialismo? Esses socialistas eram utópicos por não poder responder direito à essa pergunta. Caberia a dois pensadores alemães do século XIX, Marx e Engels, criticar os utópicos (a expressão irônica foi inventada por eles). Para eles, o socialismo só seria possível (e necessário) depois que a sociedade tivesse alcançado um alto desenvolvimento capitalista. Mais ainda, a única força para a transformação social estaria na classe social criada e reforçada pelo capitalismo: o proletariado. (SCHMIDT, 2005, p. 388).   O socialismo difundido no Brasil, no período que antecedeu à II Guerra Mundial, diferia das características marxistas indicadas no texto, no que diz respeito
  13. 13. UNICENTRO 2014
    O século XIX, ao mesmo tempo em que viu consolidar o capitalismo, também assistiu ao surgimento de teorias que procuravam minimizar, atenuar ou encerrar a exploração da força de trabalho sobre o capital. Tais teorias receberam o nome de socialismo, que possuem duas tipificações: uma que preconiza o entendimento entre capitalistas e proletários e outra que alega que não há conciliação entre os interesses dos capitalistas e dos proletários. Com base nessa afirmativa, relacione o pensador, na coluna superior, ao tipo de socialismo por ele defendido, na coluna inferior.   (I) Graco Babeuf. (II) Saint-Simon. (III) Karl Marx. (IV) Friedrich Engels.   (A) Socialismo utópico. (B) Socialismo científico.   Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  14. 14. UNICENTRO 2008
    Em 1848, Marx anunciava um espectro a rondar a Europa, o comunismo. Em 1917, o espectro materializou-se nas franjas do território europeu. A Revolução Russa modificou o curso da expansão capitalista mundial ao longo do século XX. A experiência soviética impôs enorme recomposição interna nos países centrais, permitindo aos movimentos operários desses países conquistarem uma série de direitos sociais. (FONTES, Virgínia. O espectro que o capital recria. História Viva. São Paulo: Duetto, ed. especial temática, n. 18, 2007.)   O anúncio a que o texto se refere diz respeito ao conteúdo do Manifesto Comunista de 1848. A divulgação do seu texto, naquele ano, representou um “espectro” para o mundo europeu, dominado pelo capitalismo industrial em plena expansão. O Manifesto incomodou as nações capitalistas, ao afirmar que
  15. 15. UNIOESTE 2012
    Segundo Paulo Singer, o Brasil vive um surto de organização de cooperativas de trabalho. Muitas delas funcionam como cooperativas de mão de obra. Estas são chamadas por Singer de cooperfraudes, porque são organizadas para explorar os trabalhadores por meio de contratos precários. De outro lado existem as cooperativas de trabalho resultado da iniciativa de muitos trabalhadores marginalizados que se organizam para lutar contra o desemprego. SINGER, P. Cooperativas de Trabalho. Disponível em http://www.mte.gov.br. Acesso em 11 de Setembro de 2011. No final do século XIX, os trabalhadores em sua luta contra o desemprego e exploração do trabalho fabril se aproximaram do movimento socialista, que propunha o associativismo e o cooperativismo para combater o individualismo liberal e os problemas sociais causados pelo avanço da industrialização. Denominados, posteriormente de socialistas utópicos, Robert Owen, Charles Fourier, Saint-Simon e Luis Blanc são apresentados nos livros de história como os representantes deste movimento que introduziu entre os trabalhadores a perspectiva de se organizar em cooperativas de trabalho. Sobre o movimento cooperativista, é INCORRETO afirmar que
  16. 16. UEL 2010
    Leia o texto a seguir: A Associação Internacional dos Trabalhadores é fundada em 1864, e não por monges conspirativos. O documento inaugural lido no ato público de Saint Martin‘s Hall em Londres – escrito por Marx –, termina com uma exortação aos operários para que dominem eles mesmos os mistérios da política internacional, pois a política das nações sempre condiciona as lutas operárias, concebidas por cima das fronteiras nacionais. (GONZÁLES, H. A comuna de Paris: os assaltantes do céu. São Paulo: Brasiliense, 1981, pp.18-19.) Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas: I. Bakunin e Marx são considerados conspiradores esquerdistas, envolvidos diretamente nas lutas revolucionárias do período, no entanto, eles possuem distinção entre si sobre o processo de encaminhamento das lutas. II. A igreja infiltra monges conspirativos na reunião realizada em Saint Martin ́s Hall e de suas exortações disfarçadas em normas de política internacional, sugerem a eliminação das fronteiras nacionais, atitude realizada pela instituição religiosa à qual pertencem. III. A primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, apesar da presença de Marx, foi dominada pela ideologia religiosa proveniente da bula do papa Pio XI, que declara a importância do operário como servo da igreja. IV. A exortação do texto, da segunda metade do século XIX, indica a necessidade dos trabalhadores de compreenderem e, assim, desvendarem os mistérios das lutas políticas estabelecidas pelas fronteiras dos estados-nações. Assinale a alternativa correta.
  17. 17. UNCISAL 2009
    O desenvolvimento das ideias socialistas no século XIX está relacionado com a
  18. 18. UTFPR 2009
    O “Socialismo Utópico” pode ser definido como um conjunto de ideias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim. A ausência de fundamentação científica é o traço determinante dessas ideias. Pode-se dizer que seus autores, preocupados com os problemas de justiça social e igualdade, deixavam-se levar por ideais românticos. Assinale a alternativa que apresenta o único autor que NÃO pertenceu a este ramo do socialismo.
  19. 19. UNIMONTES 2014
    Analise as afirmativas a seguir, marcando C para as corretas ou I para as incorretas, em relação ao socialismo utópico. ( ) Os socialistas utópicos formaram o primeiro grupo de teóricos a formular críticas profundas ao progresso industrial e a propor reformas sociais. ( ) Os teóricos do socialismo utópico atacaram a propriedade privada e formularam a teoria da luta de classes como agente transformador da sociedade. ( ) Os socialistas utópicos propunham a criação de uma sociedade sem classes, baseada na doutrina social da Igreja, exposta pela Teologia da Libertação. ( ) Os socialistas utópicos idealizavam propostas baseadas em acordos entre as classes sociais, como mecanismo de construção de um mundo mais justo. A sequência CORRETA é:
  20. 20. UNICENTRO 2005
    A situação de miséria dos trabalhadores, no século XIX, estimulou pensadores e ativistas sociais a buscar “remédio” para os males sociais e a procurar nova s formas de organização da sociedade. Para os socialistas utópicos, a superação desses males dar-se-ia por meio da:
  21. 21. UFJF 2013
    Na Europa do final do século XVIII e início do século XIX, vários pensadores difundiam seus projetos políticos, econômicos e filosóficos com o objetivo de transformar radicalmente a sociedade e a economia capitalista. Influenciados pelas ideias oriundas da Revolução Francesa, pregavam a melhoria da condição de vida dos trabalhadores com base nos preceitos da igualdade e solidariedade. Saint-Simon (1760-1825), Robert Owen (1771-1858) e Charles Furrier (1772-1837) faziam parte de um grupo de pensadores que pretendia transformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos. Almejavam a melhoria das condições de vida dos operários explorados pela Revolução Industrial e a igualdade de gênero (entre homens e mulheres). E defendiam a necessidade de desenvolver o cooperativismo entre os trabalhadores.   Tal movimento filosófico e político ficou conhecido como
  22. 22. Espcex (Aman) 2016
    Observe as ideias de três pensadores da Idade Moderna.   – Adam Smith (escocês), em sua obra A riqueza das nações, afirmava que a única fonte de riqueza era o trabalho, e não a terra.   – A ideia central da doutrina de Karl Marx (alemão) é que a “história das sociedades humanas é a história da luta de classes”.   – Thomas Malthus (inglês), em sua obra Ensaio sobre o princípio da população, escreveu que a natureza impõe limites ao progresso material, já que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.     Pode-se afirmar que
  23. 23. UFV 2011
    Os primeiros socialistas, conhecidos como “utópicos”, pregavam reformas para a construção de uma sociedade ideal como alternativa à realidade imposta pela Revolução Industrial no século XIX.   Com relação ao socialismo utópico, analise as afirmativas abaixo:   I. Seus teóricos defendiam a ideia de uma sociedade mais igualitária. II. Propunha a formação de comunidades autossuficientes. III. Suas ideias foram adotadas por diversos países, exercendo grande influência em sua época.   Está CORRETO o que se afirma em:
  24. 24. UPE 2011
    No dia 15 de abril de 1920, quatro homens fizeram um assalto e assassinaram um guarda e um pagador. Em 22 de agosto de 1927, três homens foram executados na cadeira elétrica em represália ao assassinato: Celestino Medeiros (motorista do assalto), Nicolas Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Estes dois últimos negaram ter participado do crime, o que foi confirmado por Celestino Medeiros e por inúmeras provas irrefutáveis. No entanto, Sacco e Vanzetti foram imerecidamente condenados. O grande crime desses dois trabalhadores (respectivamente, sapateiro e peixeiro) era o de lutar contra as disparidades econômicas e sociais. Foram condenados como um aviso aos demais revolucionários. Sacco e Vanzetti foram executados. Porém a classe operária, seja nos EUA, no Brasil e em qualquer outro país, jamais esquecerá que eles não foram abatidos em represália a um crime de que eram acusados – e que, de fato, não cometeram –, mas, por serem representantes da revolução proletária. (CARVALHO, Fernando. “A Tragédia de Sacco e Vanzetti”. Fonte: http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1285--a-tragedia-desacco-e-vanzetti. Adaptado.)   O caso Sacco e Vanzetti descrito no texto acima é considerado como um episódio da perseguição aos anarquistas no Novo Mundo. Influenciados por pensadores franceses e russos, muitos imigrantes italianos trouxeram para a América o ideário anarquista. Sobre esse aspecto da história do movimento operário, analise as afirmações seguintes:   I. O anarquismo tenta conciliar a liberdade individual com a liberdade coletiva, negando o autoritarismo e a hierarquia em qualquer forma de apresentação. II. Dentre os principais teóricos anarquistas, podemos citar os nomes de Proundhon, Bakunin e Kropotkin. III. A execução de Sacco e Vanzetti foi um episódio que destoava do teor receptivo que as ideias anarquistas tiveram nos Estados Unidos. IV. No Brasil, a perseguição aos anarquistas culminou com a lei Adolpho Gordo, de 1907, que possibilitava a expulsão de estrangeiros ligados a movimentos sociais de tendência anarquista ou socialista. V. O anarquismo foi a base filosófica de governos de esquerda na América Latina dos anos iniciais do século XXI.   Estão CORRETAS
  25. 25. UPE 2012
    A partir do século XIX, as ideologias políticas se concentraram em torno de duas tendências: a liberal e a socialista. A primeira tinha por base uma série de princípios defendidos ainda por Adam Smith em “A riqueza das nações”. Qual dos princípios a seguir não se coaduna com o ideal liberal?
  26. 26. ACAFE 2011
    Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista. Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto: 
  27. 27. UFMG 1997
    Entende-se por anarquismo o movimento que
  28. 28. UFMG 1997
     "... A história de todas as sociedades existentes até hoje é a história da luta de classes...." (MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto Comunista.1848) A partir dessa ideia central do pensamento marxista, pode-se inferir que
  29. 29. FAAP
    O socialismo científico tem as seguintes características, exceto:
  30. 30. PUC-RS
    "Todos os movimentos, até o presente, foram realizados por minorias ou no interesse de minorias. O movimento proletário é o movimento autônomo da imensa maioria no interesse da imensa maioria. O proletariado, a camada inferior da sociedade atual, não pôde levantar-se, erguer-se sem fazer explodir toda a superestrutura das camadas que formam a sociedade oficial. (...). A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis."  (Manifesto Comunista, 1848).   No século XIX, surgem formas de analisar a realidade do capitalismo industrial que refletem as contradições deste sistema. Alguns acreditavam na razão como fonte de progresso e liberdade inerentes ao capitalismo. Outros consideravam essa estrutura injusta e propunham uma revolução para transformá-la em uma sociedade qualitativamente melhor.   Dentre as correntes políticas que se situam nesta última linha de pensamento, representada pelo texto acima, está:
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