Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Questão 24 de 52

Exercícios de Ideias Sociais e Políticas do Século XIX

Listagem de exercícios

UPE 2011

No dia 15 de abril de 1920, quatro homens fizeram um assalto e assassinaram um guarda e um pagador. Em 22 de agosto de 1927, três homens foram executados na cadeira elétrica em represália ao assassinato: Celestino Medeiros (motorista do assalto), Nicolas Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Estes dois últimos negaram ter participado do crime, o que foi confirmado por Celestino Medeiros e por inúmeras provas irrefutáveis. No entanto, Sacco e Vanzetti foram imerecidamente condenados. O grande crime desses dois trabalhadores (respectivamente, sapateiro e peixeiro) era o de lutar contra as disparidades econômicas e sociais. Foram condenados como um aviso aos demais revolucionários. Sacco e Vanzetti foram executados. Porém a classe operária, seja nos EUA, no Brasil e em qualquer outro país, jamais esquecerá que eles não foram abatidos em represália a um crime de que eram acusados – e que, de fato, não cometeram –, mas, por serem representantes da revolução proletária.

(CARVALHO, Fernando. “A Tragédia de Sacco e Vanzetti”. Fonte: http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1285--a-tragedia-desacco-e-vanzetti. Adaptado.)

 

O caso Sacco e Vanzetti descrito no texto acima é considerado como um episódio da perseguição aos anarquistas no Novo Mundo. Influenciados por pensadores franceses e russos, muitos imigrantes italianos trouxeram para a América o ideário anarquista. Sobre esse aspecto da história do movimento operário, analise as afirmações seguintes:

 

I. O anarquismo tenta conciliar a liberdade individual com a liberdade coletiva, negando o autoritarismo e a hierarquia em qualquer forma de apresentação.

II. Dentre os principais teóricos anarquistas, podemos citar os nomes de Proundhon, Bakunin e Kropotkin.

III. A execução de Sacco e Vanzetti foi um episódio que destoava do teor receptivo que as ideias anarquistas tiveram nos Estados Unidos.

IV. No Brasil, a perseguição aos anarquistas culminou com a lei Adolpho Gordo, de 1907, que possibilitava a expulsão de estrangeiros ligados a movimentos sociais de tendência anarquista ou socialista.

V. O anarquismo foi a base filosófica de governos de esquerda na América Latina dos anos iniciais do século XXI.

 

Estão CORRETAS

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login