Exercícios de Populismo na América Latina

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Populismo na América Latina dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFSM 2002
    Em 1943, presidente argentino Ramón Castilho foi derrubado por militares, dentre os quais se encontrava o Coronel Juan Perón. Posteriormente, ao assumir o poder, Perón tornou-se um modelo político ao adotar o
  2. 2. CESGRANRIO 1990
    O "peronismo", fenômeno político que surge na Argentina na década de 1940, pode ser identificado como:
  3. 3. FUVEST 1995
    Os governos de Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil, de Juan Domingo Perón (1946-55), na Argentina, de Victor Paz Estensoro (1952-56/1960-64), na Bolívia, e de Lázaro Cárdenas (1934-40), no México, foram, alguns dos mais significativos exemplos do populismo latino-americano que se caracterizou notadamente:
  4. 4. UFSM 2000
    O fenômeno do populismo na América Latina está diretamente vinculado ao (a) I. ruptura da hegemonia política tradicionalmente exercida pelas oligarquias agroexportadoras. II. modernização da economia, aceleração do processo de industrialização e de urbanização III. tomada do poder pelas classes populares. IV. fortalecimento da ação do Estado, que assume feições autoritárias e paternalistas. Estão corretas
  5. 5. UFES 1999
    Nos anos 30, Vargas, Perón e Cárdenas encarnaram três grandes momentos do populismo na América Latina, no Brasil, na Argentina e no México, respectivamente. Tal movimento foi marcado, sobretudo, pela
  6. 6. CESGRANRIO 1999
    No período que se estende da década de 30 até o pós-guerra, diversos países da América Latina passaram por transformações de suas estruturas políticas, econômicas e sociais. Como resultado dessas transformações identificamos o surgimento de movimentos reformistas sociais e a emergência de governos populistas em diversos países latino-americanos. Assinale a opção que se relaciona corretamente com essa fase do Populismo.
  7. 7. UEL 2008
    Sobre o populismo, é correto afirmar
  8. 8. UDESC 2009
    Entre as décadas de 1930 e 1950 é possível observar a emergência de regimes denominados populistas em diferentes países latino-americanos. Sobre esses regimes na América Latina na primeira metade do século XX, assmale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) paras as afirmativas falsas. (   ) Regimes populistas, de forma geral, podem ser definidos como governos fortes e centralizados sob o domínio de líderes reformistas, ao mesmo tempo autoritários e carismáticos, com grande apoio popular. (   ) Os principais representantes do populismo na America Latina são Evo Morales, na Bolívia; Hugo Chavez, na Venezuela; e Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil. (   ) Os principais representantes do populismo nesse período foram Getúlio Vargas, no Brasil; Lázaro Cárdenas, no México; e Juan Domingo Perón, na Argentina. (   ) No Brasil, por meio de forte propaganda política, promoção de grandes cerimônias públicas e da instituição de uma legislação social, Getúlio Vargas conseguiu fazer com que a maioria dos trabalhadores urbanos o identificasse como defensor das causas sociais e dos interesses nacionais. (   ) Os governos populistas da Argentina, do Brasil e do México investiram na reforma agrária em uma forte política de redistribuição de renda, iniciando um período de grande prosperidade e desenvolvimento social na América Latina. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  9. 9. PUC-PR 2003
    A emergência do populismo na vida política da America Latina data da década de 1930, durando até os anos 60/70 do século XX, quando se evidencia a falência do modelo. A respeito do tema, assinale a única alternativa INCORRETA:
  10. 10. UFSM 2005
    "Nos comícios, as lideranças populistas prometiam destruir o Iatifúndio mas as oligarquias rurais eram fortes. Não se fez. portanto, a reforma agrária. A estrutura agrária não foi molestada pelos líderes populistas. Os trabalhadores rurais jamais obtiveram os mesmos direitos sociais dos trabalhadores urbanos. A legislação parou na porteira da fazenda" CACERES, Florival. "História da América". São Paulo: Moderna, 1992. p. 199. Na história do populismo latino-americano - um fenômeno urbano típico das sociedades que começaram a crescer industrialmente no século XX - a figura do Presidente _______ constitui importante exceção ao afirmado no texto pois, no seu governo, o Estado_______ chegou a distribuir cerca de 18 milhões de hectares de terras aos camponeses. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
  11. 11. UEMG 2016
    Chega de Saudade   Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes     Vai minha tristeza   E diz a ela que sem ela não pode ser   Diz-lhe numa prece   Que ela regresse   Porque eu não posso mais sofrer     Chega de saudade   A realidade é que sem ela   Não há paz não há beleza   É só tristeza e a melancolia   Que não sai de mim   Não sai de mim   Não sai     Mas, se ela voltar   Se ela voltar que coisa linda!   Que coisa louca!   Pois há menos peixinhos a nadar no mar   Do que os beijinhos   Que eu darei na sua boca(...) http://www.vagalume.com.br/tom-jobim/chega-de-saudade.html.Acesso em: 19/9/2015.     A Letra da música acima é normalmente apresentada como a precursora da Bossa Nova. Ela apareceu pela primeira vez em 1958 no LP, com o mesmo nome da música, do cantor João Gilberto, que, a partir desse momento, inovava a música brasileira com uma nova “batida” de violão. A chamada Bossa Nova foi produto do intuito de um grupo de jovens que desejavam renovar a música brasileira, já que o que era tocado no rádio não representava o novo estilo de vida da juventude do período.   A Bossa Nova, como movimento, tinha características que estavam em consonância com o momento político vivido pelo Brasil, pois  
  12. 12. UEFS 2015
    No contexto cultural da década de 60 do século XX, a música popular brasileira
  13. 13. ACAFE 2014
    Dentre as manifestações artísticas brasileiras do século XX, o modernismo, o tropicalismo e o cinema novo são exemplos de contribuições consistentes à cultura do país.   Acerca desses movimentos, analise as afirmações a seguir.   I - Uma das mais importantes percepções do modernismo brasileiro foi sua crítica às concepções estéticas importadas da Europa. Defendia uma arte de temas brasileiros e que retratava, entre outras coisas, pessoas comuns ao invés de grandes eventos.   ll - Dentre os principais expoentes do Cinema Novo, Arnaldo Jabor tornou-se inovador pelos seus documentários que faziam duras críticas aos movimentos de esquerda no país.   lll - O tropicalismo foi um movimento cultural inovador e complexo. Reuniu elementos da música brasileira e da poesia concretista. Gilberto Gil e Caetano Veloso foram dois de seus principais representantes na cena musical do país.   lV - O movimento modernista através de Heitor Villa Lobos trouxe sofisticadas construções melódicas e harmônicas à música brasileira.   V - O Cinema Novo destacava-se também por uma contradição: o compromisso com temas políticos de enfrentamento da ditadura e a influência temática do cinema hollywoodiano.   Todas as afirmações corretas estão em:
  14. 14. UFES 2009
    Em relação à modernização da economia brasileira, ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, é INCORRETO afirmar que 
  15. 15. UFSC 2013
    Sobre o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:
  16. 16. UFSC 2013
    Sobre o universo cultural das décadas de 1950 e 1960 no Brasil, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.     ( ) O Cinema Novo procurou explorar temas sociais e políticos usando uma nova linguagem.   ( ) A Bossa Nova, gênero musical que alcançou sucesso no cenário internacional, contou com nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes.   ( ) O regime militar investiu nos movimentos culturais brasileiros, permitindo a livre expressão de artistas e intelectuais.   ( ) O Tropicalismo foi um movimento que envolveu diferentes aspectos culturais e cujo objetivo era levar a cultura brasileira aos demais países tropicais, estabelecendo uma rede de contato entre eles.     Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
  17. 17. UERJ 2011
    Chiclete com banana Eu só ponho bip-bop No meu samba Quando Tio Sam pegar o tamborim Quando ele pegar no pandeiro E no zabumba Quando ele aprender Que o samba não é rumba Aí eu vou misturar Miami com Copacabana Chicletes eu misturo com banana E o meu samba vai ficar assim (...) GORDURINHA E ALMIRA CASTILHO Coleção Folha Raízes da MPB, nº 15   No final da década de 1950, a sociedade brasileira passava por transformações marcantes em diferentes áreas.   A letra da canção “Chiclete com banana” enfoca o seguinte elemento da conjuntura desse momento:
  18. 18. UNEMAT 2006
    A década de 1960 apresentou uma efervescência artística até então nunca vista no Brasil, foram várias correntes musicais que refletiam muito bem o momento político e social que vivia o Brasil e o mundo. Assinale a alternativa CORRETA.
  19. 19. UFG 2009
    Nas décadas de 1930 e 1940, em alguns países latino-americanos, como Argentina e Brasil, desenvolveu-se um fenômeno político-social conhecido como populismo. No período, os principais setores e classes sociais expressaram diferentes visões a respeito desse fenômeno, significando, para
  20. 20. UNIOESTE 2012
    Açúcar   O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dento do açucareiro por milagre. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar de Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regato do vale. Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria açúcar. Em usinas escuras, Homens de vida amarga E dura Produziram este açúcar Branco e puro Com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. GULLAR, F. Açúcar. In: LINHARES, M. Y.L. Terra Prometida: uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999, p.179-180. O poema Açúcar foi escrito por Ferreira Gullar no início da década de 1960 quando o Brasil vivia um momento de intensa agitação social. Sobre este período da história brasileira, é INCORRETO afirmar que
  21. 21. UEL 2010
    O filme Rio, Zona Norte dirigido por Nelson Pereira dos Santos nos anos 1950 mostra a vida de um favelado, compositor de sambas, lutando pelo sucesso e constantemente sendo ludibriado por intermediários oportunistas e, este favelado termina morrendo num acidente de trem. Este filme, juntamente com Agulha no palheiro (Alex Viany), Rio, 40 graus (Nelson Pereira dos Santos) e O grande momento (Roberto Santos) representam um novo paradigma de criação e produção para o cinema brasileiro. Considerando as transformações culturais brasileiras nos anos 1950, é correto afirmar:
  22. 22. PUC-RS 2013
    Relacione os presidentes do período de 1951 a 1964 (Coluna A) com as medidas adotadas durante os respectivos governos, visando as áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico do Brasil (Coluna B). Coluna A 1. Getúlio Vargas 2. Café Filho 3. Juscelino Kubitschek 4. João Goulart Coluna B ( ) Estabeleceu parceria com o capital estrangeiro e mudou o rumo dos investimentos estatais do setor dos bens de consumo duráveis, em particular da indústria automobilística. ( ) Propôs plano de reformas na política sindical, na estrutura educacional e bancária, no sistema eleitoral e tributário. ( ) Instituiu a Comissão de Desenvolvimento Industrial, de onde saiu a subcomissão de fabricação de jipes, tratores, caminhões e automóveis. ( ) Decretou a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do Crédito, pela qual as empresas estrangeiras ficaram liberadas para realizar investimentos sem cobertura cambial. A numeração correta dos parênteses da coluna B, de cima para baixo, é
  23. 23. UNIMONTES 2010
    É INCORRETO afirmar que, em fins da década de l950 e início dos anos l960,
  24. 24. UFU 1999
    Para alguns autores, a emergência do populismo na política brasileira está relacionada com a situação de transição da chamada sociedade tradicional para a sociedade moderna, capitalista, urbana e industrial. Assinale a alternativa correta.
  25. 25. UNIMONTES 2013
    Sobre a vida político-partidária no Brasil, é INCORRETO afirmar:
  26. 26. UNIMONTES 2013
    O Populismo ê um movimento político marcante da História da América Latina pós-1945. É CORRETO afirmar que esse movimento se caracteriza, entre outros elementos, pelo/pela
  27. 27. UNIR 2011
    Sobre a rodovia BR-029, atual BR-364, analise as afirmativas.   I - Integrou o Plano de Metas do governo do presidente Juscelino Kubitschek. II - Foi construída no território graças aos recursos provenientes da extração da cassiterita pelo governo de Rondônia. III - Interligou o território federal aos grandes centros do país, estimulando a migração e o escoamento da produção. IV - Aberta no governo de Getúlio Vargas, foi finalmente pavimentada por Jânio Quadros, que a considerava obra fundamental para o país.   Estão corretas as afirmativas  
  28. 28. UFJF 2012
    Se houvesse um monte Rushmore no Brasil, o rosto de Luiz Inácio Lula da Silva estaria agora sendo esculpido na rocha. Na pedra verdadeira, foram gravadas as imagens dos quatro maiores líderes da história americana: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. No Brasil, só dois ex- presidentes – Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek – ocupam papéis míticos no imaginário nacional. Agora,  há mais um. E ele, Luiz Inácio, conseguiu entrar no seleto clube unindo o que seus antecessores tinham de melhor: a visão social e o espírito desenvolvimentista. ATTUCH, Leonardo. Getúlio, JK e Lula. Em oito anos o operário superou os dois grandes mitos nacionais. Isto É. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2012.     São recorrentes na imprensa, atualmente, as comparações entre o chamado “novo desenvolvimento”, apregoado pelos últimos governos como uma mudança, e o projeto que ficou conhecido como nacional-desenvolvimentismo. Sobre esse projeto de desenvolvimento nacional forjado na década de 1950, assinale a alternativa INCORRETA.
  29. 29. Espcex (Aman) 2015
    Leia as afirmações abaixo relacionadas ao Brasil.   I- O Estado devia associar-se ao capital privado nacional e estrangeiro, para promover a industrialização acelerada do país.   II- O Estado devia intervir na economia, controlando as indústrias de base e os setores de energia, comunicações e transporte.   III- O governo devia limitar a remessa de lucros.   IV- O governo buscava atrair capitais estrangeiros, concedendo às empresas multinacionais facilidades para importar maquinário e isenção de impostos por vários anos.   Pode-se afirmar que as medidas
  30. 30. PUC-CAMPINAS 2015
    O termo vanguarda designava originalmente a posição dos guerreiros que iam à frente, nas batalhas. Mais tarde, já no campo da arte, passou a identificar a posição de criadores que, preocupados com uma completa inovação estética, buscavam adiantar-se ao seu tempo e propunham, quando não impunham, novos paradigmas para a linguagem artística. No Brasil do século XX há que se destacar o papel de vanguarda cultural e artística do movimento modernista de 22, por sua vez inspirado por vanguardas europeias, e a radical atuação vanguardista dos poetas concretos, cujos manifestos datam da década de 50 − década em que a economia e a política nacional também buscaram modernizar-se. (Alcebíades Valongo, inédito)     Na década de 1950 no Brasil, o papel do Estado foi essencial, como formulador da política econômica e participante direto nos investimentos necessários ao processo de desenvolvimento. Nesse período destaca-se
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login