Exercícios de 1ª Guerra Mundial

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de 1ª Guerra Mundial dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2014
    Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
  2. 2. UPF 2014
    Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes: Art. 45 - (...) a Alemanha cede a França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dividas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. Art. 119 - A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e titulos sobre as possessões de ultramar. Art. 198 - As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais. Art. 232 - Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o periodo de beligerãncia de cada uma. (MARQUES, Adhemar; BERU1TI, Flavio; FARIA. Ricardo. História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008, p. 115-117) A partir da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
  3. 3. UEMG 2014
    Em 2014, completaremos 100 anos do início da primeira guerra mundial. Esta teve como força motivadora o assassinato de Francisco Ferdinando, que era o príncipe herdeiro do império Austro-Húngaro. Com o fim da guerra, foram assinados vários acordos de paz, que, entre outras consequências, levaram ao desmembramento desse império, criando uma nova estrutura geográfica na Europa. Essa nova estrutura geográfica estabeleceu
  4. 4. PUC-RJ 2008
    As relações internacionais no entre-guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial. Essa organização ficou conhecida como:
  5. 5. Espcex (Aman) 2012
    A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito é correto afirmar que
  6. 6. UERN 2015
    Eram 3h30 de 26 de agosto de 1914, em Rozelieures, na região de Lorena, fronteira com a Alemanha, quando Joseph Caillat, soldado do 54° batalhão de artilharia do exército da França, escreveu: "Nós marchamos para frente, os alemães recuaram. Atravessamos o terreno em que combatemos ontem, crivado de obuses, um triste cenário a observar: Há mortos a cada passo e mal podemos passar por eles sem passar sobre eles, alguns deitados, outros de joelhos, outros sentados e outros que estavam comendo. Os feridos são muitos e, quando vemos que estão quase mortos, nós acabamos o sofrimento a tiros de revólveres". Quando Caillat escreveu aquela que seria uma de suas primeiras cartas do front a seus familiares, a Europa estava em guerra havia exatos 32 dias - e acreditava-se que não por muito mais tempo. (Disponível em: httpz//infograficos.estadao.com.br/pubIic/especiais/100-anos-primeira-guerra-mundiaI/) O texto citado descreve o triste cenário da Primeira Grande Guerra. Dentre as consequências da Primeira Guerra Mundial, iniciada há 100 anos, além das irreparáveis perdas humanas e materiais, assinaIe a alternativa correta.
  7. 7. ESPM 2015
    "Foi um periodo caracterizado por rápidas investidas. Os alemães invadiram a Bélgica, cuja resistência heroica, notadamente em Liege, possibilitaria a plena mobilização dos franceses e dos russos. Apesar dos esforços franceses, 78 divisões germânicas armadas com artilharia pesada chegaram as vizinhanças de Paris. Graças à extrema habilidade do general Joffre, os alemães foram obrigados a recuar até o vale do Rio Marne, onde em setembro foi disputada a primeira batalha do Mame com a participação de 2 milhões de homens." (Luiz Cesar Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial) A primeira batalha do Marne tratada no texto deve ser relacionada com:
  8. 8. UFRGS 2015
    Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), considere as afirmações abaixo. I. Caracterizou-se pela chamada "guerra de trincheiras", que resultou em um nível de mortandade sem precedentes na história europeia, como demonstrado na Batalha do Somme, ocorrida na França. II. Valeu-se da chamada "guerra química", com a utilização de substâncias letais como o gás mostarda e o fosgênio, amplamente empregada tanto pela Tríplice Alianca como pela Tríplice Entente. III. Caracterizou-se como o primeiro conflito em que a aviação militar e a guerra aérea tiveram um papel fundamental. Quais estão corretas?
  9. 9. UFSJ 2013
    Observe a imagem. Essa é uma imagem da Primeira Guerra Mundial que ficou conhecida como
  10. 10. PUC-PR 2015
    O fim da Primeira Guerra Mundial foi conseguido por armistícios, sendo o primeiro realizado com a Bulgária, em 29 de setembro de 1918, e o último com a Alemanha, em 11 de novembro de 1918. Terminadas as operações militares, os países vitoriosos reuniram-se em janeiro de 1919, na Conferência de Paris, para as decisões que estabelecessem as condições para a paz e para a punição dos países considerados culpados pela guerra. Antes mesmo do fim da guerra, o presidente norte-americano Wilson havia concebido um plano para servir de base às negociações de paz composto por 14 pontos. Baseado na ideia da paz sem vencedores, foi inviabilizado por diversos acordos paralelos e, principalmente, por pressão da França e da Inglaterra. O principal documento resultante das negociações em Paris foi o Tratado de Versalhes, sobre o qual é CORRETO afirmar:
  11. 11. Espcex (Aman) 2014
    Leia os dois textos abaixo: TEXTO I “Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.” (VICENTINO, 2007, modificado) TEXTO II “Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”. (VICENTINO, 2007, modificado) Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da
  12. 12. FGV 2012
    A I Guerra Mundial (1914-1918) provocou mudanças importantes no mapa político da Europa. Entre essas, é correto apontar a
  13. 13. UEPA 2015
    Leia o texto para responder à questão. A humanidade sobreviveu. Contudo o grande edifício da civilização desmoronou nas chamas da guerra [...] Para os que cresceram em 1914 o contraste foi tão impressionante que se recusaram a ver qualquer continuidade com o passado. Paz significava “antes de 1914”. [...] depois disso veio algo que não merecia esse nome. Era compreensível. Em 1914, não havia grande guerra fazia um século. (HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2ª Edição, 1995, p.30-31.)   Do conjunto de mudanças mundiais decorrente do conflito mencionado no texto, destaca-se a/o:
  14. 14. MACKENZIE 2014
    A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem. [Na França](...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918. Gerard Vincent. Uma história do segredo Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa. Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do
  15. 15. UNESP 2015
    Entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos citar
  16. 16. ACAFE 2012
    As alianças militares, as disputas colonialistas e a corrida armamentista levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:
  17. 17. UFG 2007
    A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como "Grande Guerra". Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra,
  18. 18. ACAFE 2015
    O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada. Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
  19. 19. UNESP 2016
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial “a guerra para acabar com todas as guerras”. (Richard Bessel. Alemanha, 1945, 2010. Adaptado.) Entre os fatos que poderiam confirmar a interpretação, oferecida pelo texto, sobre a atitude de franceses e britânicos depois da Primeira Guerra Mundial, pode-se incluir
  20. 20. UFF 2011
    Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores. Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
  21. 21. ENEM 2009
    A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão
  22. 22. MACKENZIE 2009
    "Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos (...). Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. (...) Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais o mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo." Flávio de Campos e Renan G. Miranda, "Primeira Guerra Mundial (1914-1918)". De acordo com o texto acima, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
  23. 23. UFRGS 2013
    Em 1918, encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pelo confronto armado direto entre as principais potências europeias. A respeito do término dessa guerra, considere as seguintes afirmações. I. Além da adoção do regime republicano, a Alemanha foi forçada a pagar indenizações pelos danos causados aos países vencedores. II. Apesar das perdas econômicas e demográficas, a guerra não abalou a hegemonia da Europa que manteve seu poderio intacto. III. A Áustria e a Hungria como estados independentes surgiram do colapso do Império Habsburgo. Quais estão corretas?
  24. 24. UPF 2013
    Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da América destacaram-se no contexto internacional como um dos vencedores do conflito e como principal país industrial do mundo. Sua riqueza contrastava com a Europa, devastada com o conflito e ainda buscando sua reconstrução. Todavia, a prosperidade dos anos 1920 não duraria muito para os estadunidenses. Em 1929 a queda brusca dos valores das ações negociadas na Bolsa de Nova York desencadeou uma das mais graves crises do capitalismo mundial. Sobre o contexto mencionado acima é correto afirmar que:
  25. 25. UFG 2013
    Leia o fragmento a seguir. Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional; os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as atrocidades que têm o corpo como alvo. AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado). Ocorridas na primeira metade do século XX, as guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no fragmento, que se associa
  26. 26. UERJ 2015
    O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros. GARY, Romain (1914-1980). Citado por Henri Deleersnijder. O Globo, 28/ 07/ 2014 A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas. Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), para a qual contribuiu o seguinte fator
  27. 27. UNICENTRO 2009
    Há mais de 90 anos terminava na Europa a 1ª Guerra Mundial. Podemos apontar como legado dessa guerra a
  28. 28. PUC-RS
    O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, considerou a Alemanha responsável pela Primeira Guerra Mundial. Nessa ocasião, a imprensa alemã taxou o Tratado de injusto e chamou-o de "Diktat". Entre os fatos abaixo, o único que não corresponde às cláusulas impostas à Alemanha pelo referido Tratado foi:    
  29. 29. UEL 1996
    Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que
  30. 30. UP 2015
    A tensão no leste europeu com a crise da Ucrânia relevou conjuntamente a realidade de um país dividido entre quem defende o alinhamento com a Rússia e quem postula a aliança com a União Europeia, um jogo de interesses das grandes potências mundiais, capaz de potencializar um conflito para bem além das fronteiras ucranianas. Essa situação no leste europeu se desenvolve justamente no momento em que a I Guerra Mundial completa 100 anos de sua deflagração – 1914-2014.   A Grande Guerra, segundo a denominação dada pelos europeus, teve como um dos seus estopins um evento ocorrido no leste europeu. O evento em questão foi o assassinato  
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.