Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Questão 60 de 77

Exercícios de 1ª Guerra Mundial

Listagem de exercícios

UNISC 2014

Há 100 anos o mundo acompanhou a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Sobre ela, leia com atenção os excertos abaixo.

“Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas?... A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade: a destruição da Alemanha”.

Saturday Review de Londres, 1897.

“Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. Não há dúvida de que havia chegado o momento, ao menos no verão europeu de 1914, em que a máquina inflexível que mobilizava as forças da morte não poderia mais ser estocada. Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”

HOBSBAWM, Eric J. Da paz à Guerra. In: A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.427.

Considerando as citações acima e os motivos que causaram a Primeira Guerra Mundial, avalie as proposições.

I - O primeiro excerto permite-nos inferir que antes mes-mo da eclosão da Guerra, em 1914, já havia um contexto de rivalidade entre Inglaterra e Alemanha. Dentre outros fatores, a rivalidade era decorrente do avanço econômi-co da Alemanha no final do século XIX, situação que passou a ameaçar certo equilíbrio do comércio inglês.

II - Os dois excertos defendem a mesma ideia: que a causa principal da Primeira Guerra Mundial foi uma crise diplomática entre os dois países na medida em que ganharam publicidade matérias jornalísticas de cunho ofensivo às nacionalidades envolvidas.

III - Para Hobsbawm, a acumulação de armamentos foi o principal fator de mobilização que lançou Inglaterra e Alemanha à situação de Guerra.

IV - Disputas imperialistas e questões relativas aos na-cionalismos na região dos Bálcãs, dentre outros fatores, podem ser relacionadas às causas da Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login