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UFJF 2017
Observe as imagens abaixo que correspondem ao período da Revolução Cultural da China e responda à questão solicitada: Sobre a “Revolução Cultural Chinesa”, que teve início em 1966, sob a condução de Mao Tsé-Tung, é CORRETO afirmar que, entre outros aspectos, ela buscou:
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MACKENZIE 2009
"(...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: 'Revolução? Não! Reforma' Eu sorri, e ele continuou: 'Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro (...)'." Revista 'Epoca', 06/2008 Que aspecto da Revolução Cultural Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/ 1970, justificaria a afirmação destacada no trecho anterior? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão.
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PUC-MG 2004
As fotos a seguir retratam dois momentos da chamada "Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes conclusões, EXCETO:
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FGV 2008
Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou "que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo a subjugação por minorias armadas ou pressões externas". Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois
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UFMG 1995
No período de 1948 a 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana no país. Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão.
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FUVEST 2014
A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como
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PUC-RS 2013
Com a morte de Mao Tse-Tung, em 1976, a China, sob governantes como Hua Guofeng, Deng Xiaoping e Jiang Zemin, sucessivamente, passa a desenvolver um extenso programa de reformas económicas, que se aprofunda«ria, embora enfrentando fases de recuos parciais, ao longo dos anos 1980 e 1990. Dentre os principais aspectos dessas reformas, é correto citar
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UFRGS 2013
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes República Popular da China. ( ) No final da década de 1950, o Partido Comunista Chinês contestou a hegemonia soviética sobre o bloco comunista, mas nunca rompeu diretamente com Moscou. ( ) A Grande Revolução Cultural perseguiu diversos intelectuais e tinha, como objetivo, depurar o Partido Comunista Chinês das propostas revisionistas. ( ) O líder Deng Xiaoping promoveu mudanças a partir de um pIano de reformas que reestruturou a economia chinesa. ( ) A China, após as reformas econômicas, entrou em uma fase de crescimento acelerado, tomando-se a segunda potência económica mundial. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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UFU 2004
"Questiona-se atualmente qual o fôlego do desenvolvimentismo do peculiar socialismo chinês e se suas reformulações económicas exigirão iguais mudanças políticas, dando os contornos a uma verdadeira 'glasnost' chinesa" VICENTINO, Cláudio e SCALZAREITO, Reinaldo. 'Cenário Mundial. A nova ordem internacional'. São Paulo: Scipione, 1992. Tomando como referência a citação acima, assinale a alternativa correta.
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Quanto a Revolução Chinesa, podemos afirmar que: I - a partir de 1905, com a pressão do Partido Nacionalista (Kuomitang), se iniciam as tentativas de deposição da dinastia Mandchu, ao mesmo tempo em que as rivalidades no interior do partido acabam por dividir a China provocando conflitos entre republicanos e partidários da manutenção do domínio dinástico. II - os focos de resistência ao domínio dinástico. de tendência comunista, iniciam-se em Xangai após a fundação, em 1921 , do Partido Comunista Chinês e acabam por provocar tensões entre os nacionalistas, chefiados por Chiang Kai Shek, e os comunistas, chefiados por Mao Tsé Tung, fato que dará início a Grande Marcha de 1934 e conduzirá a proclamação da República Popular da China em 1949. III - a partir do término da 2a Guerra Mundial, em função dos acordos firmados entre EUA e URSS, as duas Chinas, a de Formosa e a continental, se unem sob a liderança de um colegiado que incluía comunistas e nacionalistas e que desempenhou papel importante na realização da Revolução Cultural de 1960. Assinale a opção que contém a(s) afrrmativa(s) correta(s):
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UFPEL 2007
Pelo documento percebe-se
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CEFET-MG 2014
Analise a imagem símbolo do confronto ocorrido em Pequim, na Praça da Paz Celestial, no final da década de 1980. Essa imagem remete a um momento histórico da China marcado pela
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CESGRANRIO 1991
Um dos fatos mais expressivos da década de 60 na China foi o movimento de dominação política e ideológica dirigido por MaoTsé Tung, que está associado à:
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UERJ 2016
CAMPOS DE “REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO” NA CHINA: A MUDANÇA DE UM SISTEMA DE OPRESSÃO POR OUTRO A extinção do sistema chinês de campos de “reeducação pelo trabalho” (RTL) arrisca não ser mais do que uma mudança cosmética. “Abolir o sistema de RTL é um passo na direção certa. Mas há agora indicadores de que isto é apenas para desviar as atenções públicas dos abusos cometidos naqueles campos, onde a tortura é uma prática sistemática. É claro que as políticas subjacentes de castigar pessoas pelas suas atividades políticas ou pelas suas crenças religiosas não mudaram. Os abusos e a tortura continuam na China, apenas assumiram uma expressão diferente”, sustenta a perita Corinna Barbara Francis, da Anistia Internacional. Adaptado de amnistia-internacional.pt, 17/12/2013. Nas últimas quatro décadas, o sistema político chinês vem evoluindo de forma muito lenta, se comparado às grandes mudanças econômicas observadas no país. A prática mencionada no texto foi intensamente utilizada no momento da história chinesa denominado:
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UFMG 2001
A partir de 1966, Mao Tse-Tung promoveu uma revolução dentro da revolução, que ficou conhecida como Revolução Cultural. Essa Revolução notabilizou-se por
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UNEB 2014
I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148). O modelo soviético, adotado pela China, foi uma decorrência da adoção das ideias socialistas que
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UNICENTRO 2011
Liu Xiabo [ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 2010], de 54 anos, é um ex-professor universitário chinês que há duas décadas milita pelos direitos humanos em seu país. Dificilmente Liu poderá viajar a Oslo para receber o diploma, a medalha e o cheque de 1,5 milhão de dólares, porque se encontra preso em uma cela a 500 quilômetros de Pequim, onde cumpre pena de onze anos por “subversão contra o estado”. (FONSECA, A. C. Premiado no cárcere. Veja. São Paulo: Abril, 2186 ed. ano 43, n. 41, 13 out. 2010.). A “subversão contra o estado”, de que foi acusado o ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 2010, pelo Estado socialista Chinês diz respeito
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UPE 2012
Após a Revolução Russa de 1917, o socialismo passou a ser experimentado em algumas regiões do globo terrestre, ao longo do século XX. Vários conflitos armados estão ligados a essa vivência ou à sua busca. Sobre esses conflitos, analise as seguintes afirmações: I. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) acabou por liquidar o sonho socialista da república, dando início à ditadura de Franco. II. Após vários conflitos com a guerrilha, Fulgêncio Batista é deposto do poder em Cuba, com a Revolução de 1959. III. A Revolução Comunista na China marcou a ascensão de Mao Tsé-Tung ao governo. IV. Conflitos armados na Polônia, nos anos 1960 acabaram por implementar o socialismo sem o apoio soviético. V. A experiência socialista em Portugal se fortaleceu após a Revolução dos Cravos de 1974. Estão CORRETAS
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UNEB 2014
I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148). Sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a China, ontem e hoje, é correto afirmar que
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UNIMONTES 2009
Coloque C (CORRETO) ou I (INCORRETO) nas afirmativas concernentes à história contemporânea da China. ( ) A abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping (1978) promoveu um intenso crescimento do país, tornando-o um das maiores economias do planeta. ( ) A abertura econômica de Deng Xiaoping foi estendida à esfera política, apesar da resistência da geração dos militantes comunistas contemporâneos de Mao Tse-tung. ( ) Mao Tse-tung chegou ao poder por meio da Revolução Cultural, com o apoio da “Camarilha dos Quatro”. ( ) O capitalismo foi implantado na China após “O Grande Salto para a Frente”, processo apoiado economicamente pelos países capitalistas. Você obteve:
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UNICENTRO 2009
Hitler, Mussolini, Stálin e Mao Tse-tung são representantes dos principais Estados Totalitários do século XX. Em todas as opções a respeito desses regimes totalitários, podemos apontar as seguintes semelhanças entre eles, EXCETO:
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UNEB 2014
I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148). A história do Brasil sempre esteve vinculada aos desdobramentos do desenvolvimento econômico e à conjuntura política mundial. Dessa forma, pode-se afirmar que a influência dos ideais socialistas no país se fez sentir
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UNIMONTES 2015
Em 1949, Mao Tsé-tung liderou uma revolução popular que levou à implantação de um modelo de socialismo na China. Tal processo conduziu o país a se desenvolver de forma autônoma e independente do bloco soviético. A autonomia e a independência do modelo chinês deveu-se:
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UFU 2001
As afirmativas, abaixo, abordam o processo histórico que culminou na proclamação da República Popular da China, sob a liderança de Mao Tse-tung, em 1949. Assinale a alternativa correta.
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UNIOESTE 2009
A cobertura das Olimpíadas 2008 deu visibilidade ainda maior à China enquanto potência econômica. Sobre a história contemporânea da China é INCORRETO afirmar que
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UNIPAM 2010
“60 anos depois da Revolução Comunista, a China abandonou o modelo dos ‘grandes líderes revolucionários’ que decidiam tudo e é hoje governada por engenheiros tecnocratas que apostam tudo no planejamento e vê crescer o jogo político entre facções políticas”. Dos nove homens mais poderosos da China, membros do Politburo do Partido Comunista, oito são engenheiros. Apenas um é advogado.” (Folha de São Paulo, 27 set. 2009) Sobre a Revolução Chinesa de 1949, sob a liderança de Mao Tsé-tung até a consolidação da “economia socialista de mercado”, é INCORRETO afirmar:
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UNIMONTES 2012
A Revolução Cultural levada a efeito pelos chineses, sob a liderança de Mao Tsé-tung, tinha por pressuposto que
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UNICENTRO 2012
A China, desde o início do século XX até os primórdios da Guerra Fria, sofreu profundas transformações sociais que vieram a constituir um novo tipo de governo denominado República Popular da China. Sobre esse processo histórico, assinale a alternativa correta.
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UNICENTRO 2005
O regime de Mao Tse-tung disseminou na China comunista uma implacável repressão, pontilhada por afrouxamentos momentâneos que serviam para identificar as vítimas dos próximos expurgos. Era a Revolução Cultural de 1966-1976. Sobre essa revolução, é correto afirmar:
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UNEB 2014
I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148). As mudanças ocorridas na China se inserem em um contexto mais amplo de transformações ocorridas nas relações geopolíticas internacionais, a partir da segunda metade do século XX, a exemplo
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