Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Revolução Russa dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFPR 2015

    O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era "Paz, Pão e Terra", conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do Iema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.

  2. 2

    UFF 2000

    A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se: I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital. II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses. III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais. Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:

  3. 3

    UFJF 2003

    Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

  4. 4

    UNESP 2015

    A influência e o dominio do povo pelo "partido", isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruiu a influência e a energia construtiva desta promissora instituição que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática. KROPOTKIN. Piotr. 'Carta a Lênin (04.03.1920)'. Textos escolhidos. 1987. As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua

  5. 5

    UNESP 2011

    Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército. (Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, In: FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. 1974.) O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos

  6. 6

    IBMEC-RJ 2009

    Leia com atenção as afirmativas a seguir referentes à Revolução de Outubro de 1917, na Rússia: I. A revolução foi liderada pelos sovietes, compostos em sua maioria por operários, soldados e industriais, descontentes com o czarismo; II. Uma das primeiras consequências da Revolução de Outubro foi afastar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, ao ser assinado com os alemães um tratado de paz; III. Os analistas consideram que o único fator responsável diretamente pela ocorrência do movimento bolchevique foi a questão fundiária, negligenciada por Nicolau II. Assinale:

  7. 7

    UFF 2003

    O período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) mostrou um panorama de crise, evidenciado pela força dos movimentos sociais liberais, socialistas e anarquistas, em decorrência dos primeiros sinais de fracasso da expansão imperialista. Tais sinais foram expressivos na Rússia dos czares, onde provocaram o avanço das desigualdades e a eclosão de movimentos grevistas, como o de 1905, que prenunciavam a revolução. Esse clima na Rússia decorreu, de vários fatores, dentre os quais se destacam:

  8. 8

    ACAFE 2018

    A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:    

  9. 9

    UEG 2019

    Leia o texto a seguir.  A revolução permanente é uma utopia: a guerra permanente é uma realidade. 1914-1985: Primeira Guerra Mundial, Guerra do Rif, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, guerras da Indochina, da Coréia, do Vietnã, da Argélia, a chamada “Guerra Fria”.  VICENT, G; PROST, A. História da Vida Privada. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. p. 201. v. 5.  Após a morte de Lênin houve um racha entre os líderes da Revolução Russa. Como contraposição à tese da “revolução em um só país”, a concepção de Revolução Permanente, uma proposta que pretendia transformar o processo revolucionário em ação incessante e global, foi defendida por  

  10. 10

    UFRGS 2017

    Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos. I. Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano. II. Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários. III. Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin. Quais estão corretas? 

  11. 11

    UNESP 1994

    Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lênin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um ditador a substituir o Comitê central". (Trotski, "NOSSAS TAREFAS POLÍTICAS", Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra).   Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski

  12. 12

    UNICENTRO 2012

    No decorrer da Primeira Guerra Mundial, as grandes potências passaram por momentos de transformação, que ocasionaram mudanças profundas em seus países. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a transformação que se destacou.

  13. 13

    UNICENTRO 2014

    No alvorecer do século XX, a Rússia era a nação mais atrasada da Europa, com sua oligarquia agrária de características ainda feudais, suportada por um regime absolutista e sangrento representado pelo czar Nicolau II. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, pelo menos duas forças que se opunham ao regime czarista, às vésperas da Revolução Russa de 1917.

  14. 14

    FGV-SP 1995

    A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:

  15. 15

    PUC-RS

    Em 1917, liderados por Lênin e Trotski, os bolcheviques ganharam popularidade com as "Teses de Abril", enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que propunha

  16. 16

    UNIMONTES 2011

    Acerca das Teses de Abril, lançadas em 1917 por Lênin ao regressar da Suíça, é INCORRETO afirmar que contemplavam

  17. 17

    UNIMONTES 2011

    A Rússia, no início do século XX, apresentava uma estrutura político-econômica semelhante à da França, em 1789, porque

  18. 18

    UNICENTRO 2007

    Sobre a Revolução Russa, é correto afirmar: I. Os bolcheviques eram a facção que defendia uma revolução moderada, de caráter liberal, ao lado do Czar. II. A situação de miséria social de camponeses e trabalhadores facilitou a divulgação e o fortalecimento das ideias socialistas na Rússia do início do século XX. III. A eclosão da Revolução de 1917 foi responsável pela derrota dos países aliados e pelo fim da Primeira Guerra Mundial. IV. O confisco da propriedade privada e a estatização da economia foram traços marcantes na implantação do socialismo na Rússia. V. A vitória da revolução comunista instalou a ditadura do proletariado, na qual a classe trabalhadora participava livremente do poder.

  19. 19

    UNIMONTES 2009

    O governo provisório foi deposto, a maioria dos membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática e imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens da Igreja, dos grandes proprietários e da Coroa. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada.   Com base no texto e nos seus conhecimentos:

  20. 20

    UEL 2002

    “O GOVERNO PROVISÓRIO FOI DEPOSTO; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja... Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada... garantirá a todas as nacionalidades que vivem na Rússia o direito absoluto de disporem de si mesmas.” (O Congresso dos Sovietes proclama a queda do Governo Provisório. Apud FERRO, Marc. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 126.) Considerando-se o processo revolucionário na Rússia, com base no documento acima, pode-se inferir que 

  21. 21

    PUC-CAMPINAS

    "... derrotas na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental, desemprego e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:

  22. 22

    UNEB 2014

    I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45).   II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148).     O modelo soviético, adotado pela China, foi uma decorrência da adoção das ideias socialistas que

  23. 23

    UNICENTRO 2013

    Após a tomada do poder os Bolcheviques enfrentaram diversos problemas, principalmente o próprio atraso político, econômico e social do país, já que até 1917 ainda existia uma monarquia absolutista na Rússia. Assinale a alternativa correta sobre tal contexto histórico.

  24. 24

    UNIMONTES 2009

    Um traço comum entre as ideologias de Hitler, líder da Alemanha Nazista, e Stálin, chefe do governo soviético, era

  25. 25

    UFPE

    A Revolução russa de 1917 estabeleceu uma nova ordem política, econômica e social. Para o triunfo da revolução contribuíra:

  26. 26

    FCMMG 2009

    A Revolução Russa de 1917 foi a primeira revolução socialista a conquistar o poder por um tempo duradouro, com um projeto alternativo ao capitalismo.   Foi fator decisivo para o início do movimento:

  27. 27

    UEG 2004

    O fortalecimento da esfera pública em detrimento dos valores individuais foi uma das marcas dos regimes totalitários que emergiram na Europa nas primeiras décadas do século XX. A partir do exposto, julgue as proposições que seguem:   I. O controle dos meios de comunicação e do sistema educacional foi característica comum entre os regimes totalitários. A formação cultural dos homens transformou-se, em grande medida, em monopólio do Estado. II. A existência de um partido único e a exaltação da disciplina não frutificaram no ambiente político da URSS graças ao poder dos soviets. III. Na Alemanha, Itália e URSS verificou-se a extinção da propriedade privada, permitindo a distribuição de terras aos camponeses, o que garantiu imensa popularidade aos regimes totalitários.   Marque a alternativa CORRETA:

  28. 28

    UNICENTRO 2009

    Hitler, Mussolini, Stálin e Mao Tse-tung são representantes dos principais Estados Totalitários do século XX. Em todas as opções a respeito desses regimes totalitários, podemos apontar as seguintes semelhanças entre eles, EXCETO:

  29. 29

    PUC-SP

    A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:

  30. 30

    UFU 2000

    Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos