Exercícios de 2ª Guerra Mundial

Voltar para exercícios de História

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de 2ª Guerra Mundial dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude História com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2012
    Disponível em: http://quadro-a-quadro.blog.br. Acesso em: 27 jan. 2012. Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado). A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra
  2. 2. PUC-MG 2006
    Em 22/06/1941, os alemães abriram nova frente de batalha. Por determinação do Führer, numa ação militar que ficou conhecida por Operação Barbarossa, o exército alemão tem como meta:
  3. 3. UEG 2015
    "Os olhos do mundo estão sobre vocês" (Dwight Eisenhower) A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado "Dia D". No dia 6 dejunho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele
  4. 4. ENEM 2009
    (Cancelado) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da "Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental", considerada como a "Doutrina Monroe Japonesa". A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Corea. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Sobre a expansão japonesa, infere-se que
  5. 5. Espcex (Aman) 2013
    Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à "política de apaziguamento", que
  6. 6. ENEM 2009
    (Cancelado) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril ejunho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã. Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi
  7. 7. FGV 2014
    Observe os dois cartuns. Sobre as imagens, é correto afirmar que
  8. 8. UDESC 2013
    Analise as proposições sobre a II Guerra Mundial (1939-1945), e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. (   ) A II Guerra Mundial foi marcada por atrocidades de ambos os lados, como, por exemplo, os campos de concentração, o extermínio nazista e o lançamento das bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA. (   ) O Brasil, que durante o período da guerra era governado pelo presidente Getúlio Vargas, apoiou os países do Eixo. Entre os motivos que levaram o Brasil a enviar tropas para lutar nesta guerra foram os ataques de submarinos alemães a navios brasileiros e a defesa da democracia e da liberdade. (   ) A guerra iniciou em 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polónia. Nos primeiros anos o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) obteve várias vitórias contra os Aliados. Os rumos da guerra começam a modificar no ano de 1941, quando o governo de Adolf Hitler decidiu invadir a União Soviética, e os EUA declaram guerra aos países do Eixo, após o ataque japonês a Pearl Harbour. (   ) Um dos fatores que levou à guerra foi o apoio da população alemã às ideias de Adolf Hitler, difundidas no livro Mein Kampf (Minha Luta), conhecidas como nazistas e que pregavam a superioridade da raça germãnica em relação a outros grupos, como os judeus, comunistas e ciganos. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.  
  9. 9. IBMEC-RJ 2009
    Sobre o período posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial, são feitas as seguintes afirmativas: I - A criação de um Estado Palestino independente marcou a concretização de um projeto extremamente antigo no Oriente Médio, o que inviabilizou a criação de Israel. II - O desenvolvimento do Plano Marshall pelos Estados Unidos teve papel relevante na reconstrução da Europa Ocidental. III - A manutenção dos impérios coloniais pela França e pela Inglaterra foi fator determinante para que ambos os países superassem os inúmeros problemas derivados do fim da guerra. Assinale:
  10. 10. FUVEST 2009
    As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades béIicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações a seguir. I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial. II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material gene'tico humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas. III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, varias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia. Está correto o que se afirma em:
  11. 11. UFRGS 2014
    Leia o texto abaixo. Em plena Europa, em pleno século XX, os regimes nazista e soviético assassinaram cerca de 14 milhões de pessoas. 0 lugar onde todas essas vitimas morreram, essa terra de sangue, se estende do centro da Polônia até o oeste da Rússia, passando pela Ucrânia, Bielorrúsia e os Estados balticos. Durante a consolidação do nacional-socialismo e do stalinismo (1933-1938), a ocupação conjunta da Polônia pelas forças alemãs e soviéticas (1939-1941) e, em seguida, durante a guerra entre Alemanha e a União Soviética (1941-1945), a violência em massa de um modo jamais visto na história se abateu sobre essa região. SNYDER, Timothy. Terras de sangue. A Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2013. p. 10. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a esse período. (   ) Em 1939, os governos da Alemanha e da URSS assinaram um acordo de não agressão que ficou conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop, respeitado até o final da guerra. (   ) As principais lideranças desse extermínio foram Adolf Hitler e Joseph Stalin. (   ) O nacional-socialismo era a ideologia do regime stalinista. (   ) A “terra de sangue" não se limitou a cronologia da Segunda Grande Guerra Mundial. A sequência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é
  12. 12. UECE 2016
    No ano de 2015, completam-se setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Assinale a opção que corresponde aos episódios que marcaram o início e o fim desse conflito respectivamente.
  13. 13. UNISC 2007
    Em 9 outubro de 2006, a Coréia do Norte fez testes de uma arma que os especialistas em temas militares qualificaram ser de origem nuclear. As suspeitas de que o Iran esteja trabalhando no enriquecimento de Urânio - chave necessária para produzir o combustível necessário para um reator nuclear - provocam na Organização das Nações Unidas acalorados debates e ameaças de sanções. Anteriormente, a invasão do Iraque, de Sadan Hussein, pelos Estados Unidos, já havia sido justificada pela possível fabricação, naquele país do Oriente Médio, de armas nucleares. O primeiro bombardeio atômico da história da humanidade ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial e foi promovido
  14. 14. UFJF 2011
    Leia os versos, abaixo, de autoria de Vinícius de Moraes. Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada MORAES, Vinícius de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro, Aguiar, 1974, p. 265. Nesse poema, o autor
  15. 15. UECE 2016
    Atente ao seguinte excerto: “Temos de apresentar ao Imperador um plano para alcançar a vitória [...] Se formos resolutos e se estivermos preparados para sacrificar vinte milhões de japoneses num esforço kamikase, a vitória será nossa!” (Almirante Takajiro Obnishi, agosto de 1945.)   O almirante Takajiro Obnishi, do alto comando da Marinha Imperial Japonesa, em outubro de 1944, aprovou o uso da tática de mergulho de choque contra os alvos da frota naval norte-americana; para ele, tratava-se de utilizar, com eficiência máxima, os parcos efetivos das forças japonesas. Os aviadores deveriam lançar aviões caças carregados de bombas diretamente contra os navios inimigos. Essa tática revelou uma nova modalidade de ação militar conhecida como
  16. 16. UNEMAT 2012
    Durante a Segunda Guerra Mundial, “[...] na noite de 13 de abril de 1945, Goebbels, voltando do Ministério da Propaganda para o abrigo, recebeu a notícia da morte de Roosevelt. O ministro da Propaganda ficou exultante e correu entre os destroços e prédios em chamas da cidade destruída para dar a notícia ao Führer: Tragam-me nossa melhor champanha! E liguemme com o Führer pelo telefone ... Meu Führer – disse Goebbels – felicito-vos. Roosevelt morreu! Está escrito nos astros que na segunda quinzena de abril haverá uma reviravolta para nós. Hoje é sexta-feira, treze de abril. É a reviravolta”   (PEDRO, Antônio. A segunda guerra mundial. 2. ed. São Paulo: Atual, 1987. p.54.).     As palavras de Goebbels foram dirigidas a: 
  17. 17. ENEM 2008
    Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.” Internet: (com adaptações).   Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que  
  18. 18. FCMS-JF 2016
    Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que foi:
  19. 19. UNIMONTES 2015
    Leia o poema abaixo. Pensem nas crianças // Mudas telepáticas Pensem nas meninas // Cegas inexatas Pensem nas mulheres // Rotas alteradas Pensem nas feridas // Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam... Da rosa, da rosa Da Rosa de Hiroshima // A rosa hereditária A rosa radioativa // Estúpida, inválida A rosa com cirrose // [...] Sem cor e sem perfume // Sem rosa, sem nada. (MORAES, Vinicius de. Rosa de Hiroshima. In: Antologia Poética. Rio de Janeiro: A Noite, 1956.)  O poema faz referência a/ao  
  20. 20. UNEMAT 2011
    Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é incorreto afirmar.
  21. 21. UFPE
    Em torno de fatos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:   1. Blitzkrieg                        (      ) Guerra relâmpago. 2. Kamikaze                       (      ) Cidade arrasada pela bomba atômica. 3. A Grande Aliança          (      ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa. 4. As nações do Eixo         (      ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos. 5. Nagasaki                        (      ) Japão, Itália e Alemanha.  
  22. 22. UNIOESTE 2016
    Leia o documento abaixo: “Amados pais. Se estão lendo esta carta, é porque ainda temos o aeroporto. Tenho certeza que esta será a última que seu amado filho lhes escreverá. Temos russos por todos os lados e não nos mandam ajuda de Berlim. Lhes tenho uma triste notícia, Granstsau morreu semana passada. Estávamos ele, eu e mais três andando quando simplesmente caiu no chão com a cabeça aberta. Amados pais, chorei muito ao vê-lo, porque crescemos juntos, lembram-se? Quando éramos crianças, quebrei a perna, ele me levou para casa nas suas costas com a minha perna quebrada. Sinto muito pelos pais dele. Perdi meu único amigo. E aqui haverá o fim. Nosso comandante se matou com um tiro na boca ontem de noite. Nossa moral não existe mais. Mas, espero que essa maldita guerra acabe, pouco me importa o que aconteça. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha o quanto antes, sabemos que é uma questão de tempo dos russos chegarem em Berlim. Amados pais, após essa guerra, a Alemanha ficará atônita ao saber que o soldado que lhes escreve teve a vida salva por um médico judeu. Estou bem dos ferimentos, mas a cicatriz é enorme e horrível. Amados pais, se cuidem. Se não receberem mais cartas minhas, vão para Espanha, o dinheiro vocês já têm. Logo estaremos de novo conversando com Hilse, nos bons tempos dos dias de sol. Com muita devoção, seu filho querido”. Fonte: Cartas de Stalingrado, Coleção Einaudi, 1958. Disponível em: http://avidanofront.blogspot.com.br A partir da leitura e análise das colocações acima, é CORRETO afirmar que
  23. 23. UNESP 2013
    Leia o texto para responder à questão.     Enquanto a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários.   A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...]. Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...]. (Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.)     Ao mencionar a aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo, o texto refere-se
  24. 24. FATEC
    "Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos." (Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes.)    O texto acima refere-se
  25. 25. UNICENTRO 2016
    Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.   I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata. II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial. III. Ocorreram no leste europeu as batalhas mais agudas entre as forças do Eixo e do Exército Vermelho, de 1941 a 1945. IV. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar o leste europeu, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.   Assinale a alternativa correta.
  26. 26. FUVEST
    "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."  Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941   A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.   Entre esses problemas, identifica-se  
  27. 27. UNB 2013
    Para grande parte da Europa continental e da Ásia, o século XX foi um tempo de guerra praticamente contínuo: guerra continental, guerra colonial, guerra civil. A guerra, no século passado, significou ocupação, deslocamentos, privação, destruição e assassinato em massa. Os países derrotados nas guerras frequentemente perderam população, território, segurança e independência. Até os países que emergiram formalmente vitoriosos passaram por experiências similares e costumam lembrar-se da guerra praticamente tanto quanto os vencidos. E surgiram, com frequência surpreendente, países que ganharam a guerra, mas “perderam a paz”. Os Estados Unidos da América (EUA) escaparam de tudo isso. Os norte-americanos viveram o século XX sob uma luz muito mais favorável. Tony Judt. Reflexões sobre um século esquecido (1901-2000). Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 18-9 (com adaptações).     Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial contemporânea, assinale a opção correta.
  28. 28. FCMMG 2005
    Depois da 2ª Guerra Mundial, os países do Ocidente passaram a depender de um conjunto de instituições econômicas que as principais potências aliadas – lideradas pelos EUA – começaram a criar em 1944, na conferência de Bretton Woods. Pertencem ao conjunto dessas instituições, EXCETO:
  29. 29. UNICENTRO 2006
    “Guerras Mundiais” é a expressão empregada para caracterizar conflitos internacionais de longa duração e particularmente pertinente às duas guerras ocorridas durante a primeira metade do século XX, cujos efeitos políticos, sociais, econômicos e territoriais refletem-se até hoje na Europa e no mundo. Sobre as duas guerras mundiais do século XX, considere as afirmativas a seguir. I. Após a segunda guerra, o mundo capitalista, liderado pelos EUA, explorou, em suas propagandas, as derrotas do Estado soviético, especialmente as sofridas diante dos exércitos alemães e em suas tentativas de conquista do espaço sideral. II. Os fatores que provocaram a primeira guerra mundial vinculavam-se ao acentuado crescimento industrial europeu, que propiciou o aumento da produção e a conseqüente necessidade de ampliação do mercado consumidor. III. Após a segunda guerra, o conflito, opondo comunismo e anticomunismo, tornou-se um elemento destacado na dinâmica política, cultural e nas relações internacionais. IV. O período entre as duas guerras mundiais do século XX teve como traços importantes, no continente europeu, a falência da economia e o surgimento dos primeiros sinais de crescimento de doutrinas autoritárias e de totalitarismos.   Estão corretas apenas as afirmativas:
  30. 30. ACAFE 2016
    Em 1945, terminava a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, completaram-se setenta anos do fim desse conflito, que trouxe consequências econômicas, políticas e sociais para o continente europeu. Nesse contexto (o fim da guerra), todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login