IFAL 2014

Na década de 90, a conferência Rio 92 foi importante para intensificar o debate em torno de alternativas ao padrão de agricultura e desenvolvimento “modernos”. Apesar do processo de modernização ter proporcionado à agricultura brasileira um grande dinamismo nos seus componentes estruturais, ele teve um caráter excludente, aumentando a concentração de riquezas e disparidades regionais no país, além de desequilíbrios ecológicos e comprometimento dos ganhos de produtividade. No que se referem a novas práticas agrícolas “alternativas”, estas começaram a surgir no país ainda na década de 70, influenciado por uma onda de contestação das práticas agrícolas convencionais que ocorria, na mesma época, nos países mais avançados. Ao longo do século 20 surgiu a agricultura “orgânica”, “natural”, “biodinâmica”, “ecológica”, “alternativa” e mais recentemente a “agroecológica”. Analise as frases abaixo.

I. Na agroecologia se busca fazer agricultura a partir de uma perspectiva ecológica.
II. Podemos dizer que a agricultura orgânica é sinônimo de agroecologia, já que a mesma respeita integralmente os princípios agroecológicos.
III. A agroecologia é uma ciência desenvolvida a partir da década de 1970, como consequência de uma busca de suporte teórico para as diferentes correntes de agricultura alternativa que já vinham se desenvolvendo desde a década de 1920.
IV. Os sistemas agroecológicos procuram maximizar a reciclagem de energia e nutrientes, como forma de minimizar a perda destes recursos durante os processos produtivos. Desta forma, se busca desenhar sistemas produtivos complexos e diversificados que pressupõem a manutenção de policultivos anuais e perenes associados com a criação de animais.

A partir dessas frases, assinale a opção correta:

Escolha uma das alternativas.