Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

IFSC 2014

A FIFA admite rever os jogos programados para as 13 horas em dez das doze cidades-sedes brasileiras durante a Copa do Mundo de 2014. Serão discutidas mudanças de horário devido ao forte calor brasileiro para o período de realização dos jogos, principalmente nas cidades-sedes das regiões Norte e Nordeste. […] A preocupação é quanto à integridade física dos atletas.

Adaptado de: http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/copa_do_mundo-unica-2014/291407+Copa_2014_Jogadores_correm_riscos_de_danos_cerebrais_com_altas_temperaturas. Acesso: 20 abr. 2014.


Sobre a fisiologia corporal, especialmente a regulação térmica, leia e analise as seguintes afirmações:

I. O ser humano é um organismo endotérmico, ou seja, tem a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante através de um contínuo processo metabólico.
II. Em situações de extremo calor, a vasodilatação dos capilares sanguíneos próximos à pele, e a sudorese, são mecanismos que auxiliam na manutenção da temperatura corpórea.
III. Os organismos ectotérmicos, como os répteis, não apresentam mecanismos metabólicos para controlar a temperatura corporal, ou seja, a temperatura de seu corpo varia com a temperatura do ambiente.
IV. Somente o sistema cardiovascular age no controle da temperatura corporal. Por isso em situações de atividade física intensa o coração acelera seus batimentos.
V. O maior problema quando a temperatura corporal aumenta muito é o cansaço e a desidratação, não existindo outros problemas significativos para o corpo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.