Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

IFSP 2011

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Um dia chuvoso em Tijuana
Em janeiro de 2005, Juana Tapia perdeu suas duas filhas para uma enchente repentina que atingiu Tijuana, uma cidade mexicana localizada na fronteira com os EUA. Os Tapia são catadores de papel na cidade. Tempestades de inverno são temidas em Tijuana porque grande parte dos habitantes mora em casas precárias erguidas nas encostas de morros erodidos.
A cidade sustenta-se como plataforma manufatureira das gigantes maquiladoras, que estão localizadas em parques industriais modernos e bem planejados, indistinguíveis de seus equivalentes ao norte da fronteira, com amplas ruas pavimentadas e um bom sistema de drenagem pluvial. Os bairros operários de Tijuana, por outro lado, terão de esperar décadas por uma urbanização decente. Embora paguem impostos municipais irrisórios, as maquiladoras consomem a maior parte do orçamento da cidade. Em outras palavras, a classe trabalhadora de Tijuana subsidia as opulentas empresas no México.
A verdadeira história do "desastre global" tem pouco a ver com falhas geológicas ou tempestades cataclísmicas.
Ele se refere as condições sociais em que os pobres hoje residem. Há cerca de 1 bilhão de favelados no mundo, um número que duplicara até 2020. E a crise habitacional global, não as placas tectônicas ou o El Niño, que determina a sentença de morte dos miseráveis.
(DAVIS, Mike. Apologia dos bárbaros. São Paulo: Boitempo, 2008, pp. 209-11. Adaptado) 

A respeito das chamadas plataformas industriais maquiladoras foram feitas as afirmativas a seguir. Verifique a sua validade.

I. São zonas industriais situadas principalmente no norte do México, formadas principalmente por fábricas, comércios e serviços de capital nacional mexicano.
II. As maquiladoras importam máquinas e matérias-primas livres de impostos e fabricam peças ou produtos com baixos custos os quais serão exportados para as indústrias norte-americanas, sob a bandeira do NAFTA.
III. As fábricas dessa zona especial pagam salários elevados, o que tem gerado um grande desenvolvimento social em Tijuana, atraindo migrações de todo o México e até mesmo dos EUA.

São afirmativas válidas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login