INSPER 2013

TEXT O PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Caçadas a Pedrinho
Talvez seja até um bom sinal, em país acostumado a dizer que 'tudo termina em pizza', a circunstância de que tanta coisa, agora, alcance o Supremo Tribunal Federal.
Constitui evidente exagero, todavia, que a polêmica sobre o livro 'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro Lobato, necessite da intervenção do STF para ser dirimida.
Parece faltar equilíbrio em muitas dessas manifestações. Em primeiro lugar, não se trata propriamente de 'censura' ao clássico infantil. 'Caçadas de Pedrinho' continua a circular livremente.
Para alguns setores do movimento negro, o recurso a notas explicativas não é suficiente. Com parcela de razão, argumentam que nem sempre os professores da rede pública estão preparados para desenvolver esclarecimentos satisfatórios sobre o assunto.
A lembrança não exclui, entretanto, a comichão censória que tantas vezes acompanha o espírito politicamente correto. Julga-se eliminar o racismo recalcando, e não dissecando, suas manifestações.
Há algo de ridículo nessa insistência, e não há conciliação possível quando uma das partes está mais interessada em manter a discussão para além do que seu âmbito, restrito e pontual, permite.
(Adaptado, http://www.foIha.uol.com.br/fsp/opiniao/66111-cacadas-a- pedrinho.shtml)

Sobre o valor semântico das preposições presentes em 'Caçadas a Pedrinho' e 'Caçadas de Pedrinho', é correto afirmar que elas expressam, respectivamente, ideia de:

Escolha uma das alternativas.