UEL 2016

Leia a crônica abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir.
 
O Desaparecido
 Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.
Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me ao espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.
Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.
 (BRAGA, R. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2013. p. 465.)
 
Leia, a seguir, o trecho presente no início do segundo parágrafo da crônica.
 Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo [...]
 A respeito desse trecho, considere as afirmativas a seguir.
 
I. O trecho representa a ruptura entre a crônica e o mundo através do aprofundamento na vida interior.
II. O trecho contesta a viabilidade de uma crônica com marcas líricas consideradas como tolices.
III. O trecho ressalta a crônica como veículo da expressão do sentimento de desajuste entre o indivíduo e o mundo ao seu redor.
IV. A iniciativa metalinguística aponta a liberdade e a variedade de vertentes da crônica que pode se valer de recursos narrativos e líricos.
 
Assinale a alternativa correta.

 

Escolha uma das alternativas.