UEG 2004

Viagem na família

 

No deserto de Itabira
a sombra de meu pai
tomou-me pela mão.
Tanto tempo perdido.
Porém nada dizia.
Não era dia nem noite.
Suspiro? Vôo de pássaro?
Porém nada dizia.

 

Longamente caminhamos.
Aqui havia uma casa.
A montanha era maior.
Tantos mortos amontoados,
o tempo roendo os mortos.
E nas casas em ruína,
desprezo frio, umidade.
Porém nada dizia.

 

A rua que atravessava
a cavalo, de galope.
Seu relógio. Sua roupa.
Seus papéis de circunstância.
Suas histórias de amor.
Há um abrir de baús
e de lembranças violentas.
Porém nada dizia.

 

(...)

 

Que cruel, obscuro instinto
movia sua mão pálida
sutilmente nos empurrando
pelo tempo e pelos lugares
defendidos?

 

Olhei-o nos olhos brancos.
Gritei-lhe: Fala! Minha voz
vibrou no ar um momento,
bateu nas pedras. A sombra
prosseguia devagar
aquela viagem patética
através do reino perdido.
Porém nada dizia.

 

Vi mágoa, incompreensão
e mais de uma velha revolta
a dividir-nos no escuro.
A mão que eu não quis beijar,
o prato que me negaram,
recusa em pedir perdão.
Orgulho. Terror noturno.
Porém nada dizia.

 

Fala fala fala fala.
Puxava pelo casaco
Que se desfazia em barro.
Pelas mãos, pelas botinas
prendia a sombra severa
e a sombra se desprendia
sem fuga nem reação.
Porém ficava calada.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 94-97.

 

A respeito do poema “Viagem na família”, no contexto daAntologia poética, de Carlos Drummond de Andrade, considere as proposições abaixo:

 

I. O poema volta-se para o tema da memória, enfatizando as relações familiares, especialmente representada pela imagem do pai.

II. A difícil relação que o eu lírico demonstra ter tido com o pai, ao fazer uma “viagem” na família, é, de certa forma, o reflexo da personalidade gauchedo poeta, anunciada por um “anjo torto”, no “Poema das sete faces”.

III. O eu lírico faz, como em outros poemas, uma viagem metafísica, cujo trajeto é o seu mundo interior e, assim, questiona o ser e o estar no mundo.

IV. A técnica da reiteração é uma característica recorrente da poesia drummondiana e, nesse poema, ela se sobrepõe ao aspecto temático.

 

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