MILTON CAMPOS 2015

Leia o comentário do crítico Antônio Cândido.

 

“Como padrão de arte objetiva e elaborada, perfeito na suficiência admirável dos meios, gostaria de indicar o conto ‘Duelo’, das maiores peças de atmosfera da nossa atual novelística. Uma tensão envolvente, quase alucinante, alimentada sorrateiramente pelo autor com um ominoso vaivém cheio de detalhes geográficos e pequenos casos laterais. (...) A obra-prima do livro, ‘Augusto Matraga’, onde o autor, deixando de certo modo a objetividade da arte-pela-arte, entra em região quase épica da humanidade e cria um dos grandes tipos da nossa literatura, dentro do conto que será daqui por diante, contado entre os dez ou doze mais perfeitos da língua.”

(ROSA, J. Guimarães. Coleção Fortuna Crítica. Coletânea organizada por Eduardo de Faria Coutinho. R.J.: Civilização Brasileira/ INL, 1983, p.247)

 

Assinale a alternativa em que apareçam passagens dos dois contos citados:

Escolha uma das alternativas.