Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

MACKENZIE 2012

Vença a guerra contra a obesidade

Enxugar as medidas deixou de ser há algum tempo uma questão puramente estética. Desde que a ciência passou a relacionar obesidade à hipertensão, colesterol alto e diabete, entre outros problemas,afinar a cintura virou o alvo de todos aqueles que buscam uma vida saudável. E esse desafio se apresenta com força total ao Brasil. Nos últimos 35 anos, o número de homens com mais de 20 anos acima do peso subiu de 18,5 para 50%, e o de mulheres cresceu de 28,7 para 48%. Se nada for feito, em menos de dez anos alcançaremos as mesmas estatísticas de obesidade dos Estados Unidos, um dos primeiros colocados no ranking mundial do problema, mas dá para reverter esse quadro.Exercitar-se 150 minutos por semana, dormir bem e até levar o cachorro para passear são pequenos passos para a grande vitória contra a síndrome do excesso de peso no país.www.emagrecebrasil.com.br

 

Considere as seguintes afirmações:

 

I. Em "afinar a cintura", há uso de metonímia, considerando que a expressão se relaciona com o excesso de peso em determinado indivíduo.

II. Em "mas dá para reverter esse quadro" , a conjunção atribui sentido de oposição à estrutura sintática.

III. É opcional a presença da partícula se na forma verbal "exercitar-se", já que sua ausência mantém inalterada a semântica do verbo.

 

Assinale:

Escolha uma das alternativas.