MACKENZIE 2013

Com base no conceito de Domínios Morfoclimáticos, do Geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o domínio morfoclimático descrito no texto abaixo.

 

“Extensão espacial de segunda ordem, com aproximadamente 650 mil quilômetros quadrados de área, ao longo do Brasil Tropical Atlântico. Distribuição geográfica marcadamente azonal. Área de mamelonização extensiva, afetando todos os níveis da topografia (de 10-20m a 1100- 1300m de altitude no Brasil de Sudeste)[...]. Presença de mais forte decomposição de rochas cristalinas e de processos de convexização em níveis intermontanos[...]. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas, primariamente recobrindo mais de 85 % do espaço total. Enclaves de bosques de araucária em altitude (Campos do Jordão, Bocaina) de cerrados em diversos compartimentos dos planaltos interiores, onde predominavam chapadões florestados (subdomínios dos chapadões florestados dos planaltos interiores de São Paulo e norte do Paraná.”

Os domínios de natureza no Brasil – Potencialidades Paisagísticas. Ab’Saber, Aziz Nacib, Ateliê Editorial, São Paulo, 2003

 

Nota: en.cla.ve

sm (fr enclave) 1 Geogr Território ou trato de terra de um país, encerrado no território de outro. Dicionário Michaelis.

Escolha uma das alternativas.