MACKENZIE 2015

A chuva ácida é um fenômeno ambiental que atinge diferentes lugares em todo o mundo, com as mais variadas consequências negativas.

 

A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:

I. Os lugares com maior queima de combustíveis fósseis são mais propensos à sua ocorrência. Nos Estados Unidos, destacam-se as regiões dos Grandes Lagos e Nordeste, onde muitas atividades econômicas ainda consomem carvão mineral e derivados de petróleo.

II. Na Europa, a sua incidência está mais concentrada ao longo dos vales fluviais que contam com muitas atividades urbanas e industriais. Desse modo, proporcionalmente, os vales dos rios Tejo e Don, tendem a apresentar maior ocorrência de chuvas ácidas do que os vales dos rios Reno e Tâmisa.

III. Na China, o problema da chuva ácida tem se agravado com o crescimento industrial do país, concentrado principalmente na sua porção Ocidental.  Apesar dos esforços para o uso de fontes de energia menos poluentes.

IV. No Brasil, o polo industrial de Cubatão é um importante emissor de gases liberados da queima de atividades petroquímicas e siderúrgicas. Neste caso, o problema se estende a trechos da Serra do Mar, em razão da ocorrência de chuvas orográficas.

 


Estão corretas as afirmativas

Escolha uma das alternativas.