MACKENZIE 2017

Mar (fragmento)
 
1A primeira vez que vi o mar eu não estava sozinho. 2Estava no meio de um bando enorme de meninos. Nós tínhamos viajado para ver o mar. 3No meio de nós havia apenas um menino que já o tinha visto. 4Ele nos contava que havia três espécies de mar: o mar mesmo, a maré, que é menor que o mar, e a marola, que é menor que a maré. Logo a gente fazia ideia de um lago enorme e duas lagoas. Mas o menino explicava que não. 5O mar entrava pela maré e a maré entrava pela marola. A marola vinha e voltava. A maré enchia e vazava. O mar às vezes tinha espuma e às vezes não tinha. Isso perturbava ainda mais a imagem. Três lagoas mexendo, esvaziando e enchendo, com uns rios no meio, às vezes uma porção de espumas, tudo isso muito salgado, azul, com ventos.
 
Rubem Braga
 
O texto de Rubem Braga pertence ao gênero da crônica. A partir dessa informação, considere as seguintes afirmações:
 
I. [...] trata-se de uma tipologia literária ligada à vida quotidiana, publicada nos veículos de comunicação, que revela ao mesmo tempo uma natureza interpretativa, podendo ter ou não valor noticioso. (Ana Maria de Sousa)
II. [...] apresenta um texto inscrito de natureza conativa, ou seja, corresponde a uma mensagem enviada de um emissor a um receptor, com uma linguagem composta de símbolos comuns aos asseclas. (Roger Ribeiro da Silva)
III. [...] é, em sua essência, uma informação valorativa e interpretativa de fatos noticiosos, atuais ou atualizados, onde se narra algo ao mesmo tempo em que julga o que está sendo narrado. (Martin Vivaldi)
 
Assinale a alternativa correta.

 

Escolha uma das alternativas.